A Contabilidade
Dissertações: A Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 4730634 • 17/9/2013 • 5.498 Palavras (22 Páginas) • 265 Visualizações
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
“ANALISANDO O CONTEXTO EMPRESARIAL – 1º SEMESTRE”
Vitória da Conquista – Bahia
Maio – 2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO...................................................................................................... 01
2 DESENVOLVIMENTO.......................................................................................... 02
2.1 MATEMÁTICAS A SERVIÇO DAS EMPRESAS................................................ 02 2.2 FATORES AMBIENTAIS DAS ORGANIZAÇÕES.............................................. 03
2.2 FATORES AMBIENTAIS DAS ORGANIZAÇÕES.............................................. 04
2.3 ASPECTOS JURÍDICOS DO EMPRESÁRIO..................................................... 04
2.3 ASPECTOS JURÍDICOS DO EMPRESÁRIO................................................... 05
2.3 ASPECTOS JURÍDICOS DO EMPRESÁRIO..................................................... 06
2.4 A PARTICIPAÇÃO DA CONTABILIDADE NAS EMPRESAS............................. 07
2.4 A PARTICIPAÇÃO DA CONTABILIDADE NAS EMPRESAS............................. 08
2.4 A PARTICIPAÇÃO DA CONTABILIDADE NAS EMPRESAS............................. 09
2.4 A PARTICIPAÇÃO DA CONTABILIDADE NAS EMPRESAS............................. 10
3 CONCLUSÃO....................................................................................................... 11
4 REFERÊNCIAS...................................................................................................... 12
1 INTRODUÇÃO
“O sucesso de ontem já não garante mais o sucesso de hoje e não sustentará o sucesso de amanhã”. A frase sintetiza o atual cenário sócio-econômico, onde as empresas necessitam rapidamente ajustar-se a estes novos tempos sob o risco de não mais se manterem competitivas e serem eliminadas pela concorrência. A estrutura corporativa burocrática, extremamente hierarquizada, com baixo valor agregado, está dando lugar a um novo modelo de gestão; mais ágil, rápido, com poucos níveis hierárquicos, focado no cliente, com a revisão permanente dos processos e com melhorias contínuas. Cada vez mais, pequenas e médias empresas surgem , trazendo para o mercado novos produtos, serviços e tecnologias. Com crescimento dessas (MPE’S), dificuldades também surgem.
Sendo assim, o presente trabalho trás uma abordagem de mecanismos que auxiliam nas soluções de problemas e ajuda a compreender esse novo cenário empresarial atual, proporcionando assim uma proposta de administração a fim que essas empresas possam manter-se diante às dificuldades encontradas, utilizando recursos viáveis a sua realidade.
2
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 MATEMÁTICAS A SERVIÇO DAS EMPRESAS
A Matemática tem aplicações no ambiente empresarial há muitos anos. Seja para aperfeiçoar a produção, seja para fazer simulações. De uma forma ou de outra tem sido um grande auxílio à tomada de decisões nas empresas, sendo assim, a matemática trás instrumentos para a administração das organizações, diminuindo assim riscos futuros, na comparação antecipada de lucros e prejuízos.
Na teoria matemática, o modelo é usado geralmente como simulação de situações futuras e a avaliação da probabilidade de sua ocorrênciaEm síntese os modelos servem para representar simplificações da realidade. Sua vantagem reside nisto; manipular simuladamente as complexas e difíceis situações reais por meio da simplificação da realidade.
3
2.2 FATORES AMBIENTAIS DAS ORGANIZAÇÕES
.
O atual cenário competitivo se mostra cada dia mais acirrado, e a exposição a essa competitividade, bem como a luta travada não somente para continuar no mercado, mas sim para avançar na frente de seus concorrentes, faz com que elas passem a considerar diversos fatores que podem levá-las a obter um diferencial, e um dos itens de maior importância se dá na esfera da análise dos fatores de influência internas e externas, ou seja, acontecimentos que tanto podem vir a ajudar ou prejudicar a empresa. Boa parte desse estudo é feito com base nos fatores externos, ou seja, aqueles que muitas vezes independem da própria organização, e é justamente por isso que o cuidado necessita ser redobrado. Esse cuidado todo tem motivos de sobra, afinal, em um país como o Brasil, onde mudanças ocorrem a todo o momento, é árduo preparar o planejamento de maneira a evitar muitas turbulências.
Sendo assim a empresa se antecipa às mudanças provocadas nos diversos ambientes.
2.2.1Análise Interna
Deve-se diagnosticar o potencial de recursos e de outros importantes componentes internos das empresas. Identificando seus pontos fortes e principalmente seus pontos fracos. Recursos tangíveis e intangíveis, estrutura organizacional, estruturade poder, clima organizacional, estilo de administração, grau de centralização de poder deverão ser analisados e estudados antes de qualquer tomada de decisão em um planejamento.
2.2.2 Análise externa
A análise
...