A Coordenadoria do Idoso
Por: lelamacedo • 2/5/2015 • Trabalho acadêmico • 882 Palavras (4 Páginas) • 203 Visualizações
A Coordenadoria do Idoso caracteriza-se pelo atendimento à população acima de 60 anos, residente em Montes claros – MG, esta é desenvolvida através de um conjunto de atividades estratégias de motivação, tendo em vista a proteção, amparo e promoção social. Tendo por missão elaborar e programar políticas públicas com o objetivo de canalizações e estratégias voltadas para a garantia da autonomia, integração e participação do idoso na sociedade.
Cabe ao órgão, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, implementar programas, serviços e ações afirmativas que visam a promoção e defesa dos direitos da população idosa, a eliminação da discriminação e sua inserção na vida econômica, política, cultural e social. Para a viabilização de suas competências, cabe ainda à Coordenadoria do idoso promover a articulação de redes de entidades parceiras, objetivando o aprimoramento das ações de atenção à população idosa.
O papel dessa coordenadoria é articular e coordenar o setor público, o privado, o voluntariado e a sociedade civil organizada, em prol de ações que melhorem o bem-estar e a qualidade de vida do cidadão de terceira idade.
A Proteção ao idoso encontra-se prevista nos arts. 43 e 45 do Estatuto, sendo que, nestes artigos a lei é bem especifica quanto a finalidade social, ou seja, dedica-se à conservação dos laços familiares e uma consequente inserção da sociedade.
Cabe ao Ministério Público a fiscalização dos interesses dos idosos como intuito de fazer valer a lei, daí a informalidade dos procedimentos decorrentes da mesma.
Na esfera constitucional no artigo 230, Caput da Constituição Pátria, o legislador elegeu a família como o primeiro ente responsável pelo idoso, de modo que até mesmo os programas criados para o amparo aos idosos, de preferência, devem ocorrer no próprio lar, legando o encaminhamento a abrigos como derradeira solução, admitido apenas aos idosos abandonados à própria sorte.
Os maiores de 60 anos são os principais frequentadores da Coordenadoria do Idoso , onde encontram estruturas de aprendizado e acesso à internet, em Laboratório de Informática do Projeto CATIVI. O acesso à internet oferece a oportunidade de conhecer outras culturas. A inclusão ao mundo globalizado da tecnologia oferece maior segurança quando precisarem tirar uma senha eletrônica ou usarem um terminal bancário.
A Coordenadoria do Idoso trabalha junto com o Conselho Municipal do Idoso, promovendo a interação entre cidadãos, organizações e outras estruturas sociais, acionando ou criando novos recursos sociais e desenvolvendo a participação e a capacidade organizativa dos indivíduos e grupos.
O referido projeto reuniu idosos com alguma expressão cultural, artística, profissional que demonstrarem o desejo de participação e transmissão de conhecimentos a outras pessoas da comunidade.
Estes idosos voluntários atuaram junto a outros idosos, funcionários da Coordenadoria do Idoso, Conselheiros e grupos de terceira idade, Conviver Idoso, com a finalidade de identificar problemas da população idosa e, juntos, buscarem formas de solucioná-los.
Desta forma, o projeto promoveu o protagonismo na velhice, possibilitando que este idosos assumam o papel de agentes de transformação, com significado para a sociedade, exercitando, assim , sua cidadania.
O direcionamento do projeto Direito do Idoso teve por finalidade promover o conhecimentos dos direitos do idoso e potencialidades e reflexão a cerca da experiência do grupo, assim como também relaciona idéias para ação de vida. Com isto,
...