TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Criminilização Da Pobreza

Artigo: A Criminilização Da Pobreza. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo: Este trabalho é um resenha do artigo “ A criminalização da pobreza” de autoria de Ivan Martins Pinheiro, o texto trata da opinião de um político brasileiro em relação ao Partido de Direita, mas utilizando muito inteligentemente da narrativa do Filme Tropa de Elite para suas observações. Este trabalho foi orientado pela Profª. Selma Segato.

Palavras-chave: Criminalização, pobreza, burguesia.

Abstract: this work is a review article "the criminalization of poverty" by Ivan Martins Pinheiro, the text deals with the opinion of a Brazilian politician in relation to the right-wing party, but using very cleverly narrative of the film Tropa de Elite for their comments.

Keywords: Criminalisation, poverty, bourgeoisie.

INTRODUÇÃO

Ivan Martins Pinheiro é um importante político brasileiro e o atual secretário-geral do PCB - Partido Comunista Brasileiro. Durante a juventude, foi líder do CALC, centro acadêmico de direito na UERJ, durante a ditadura militar. Também militou no movimento sindical e foi presidente do sindicato dos bancários na década de 1980. Em 1992, participou da Reconstrução do PCB, quando militantes saíram deste e fundaram um novo partido, o PPS - Partido Popular Socialista. Nas eleições de 2006 foi candidato a deputado federal pelo Rio de Janeiro, na coligação da Frente de Esquerda, chapa crítica ao governo Lula no primeiro turno, em que a candidata à presidência foi a ex-senadora do PSOL, Heloísa Helena. No segundo turno o PCB aprovou posição de apoio crítico à reeleição de Lula, para a não eleição do candidato do PSDB, Geraldo Alckmin. Publicou a seguinte obra: A Revolução Cubana e o Pan.

A CRIMINALIZAÇÃO DA PROBREZA

A criminalização da pobreza é o tema do artigo escrito por Ivan Pinheiro, que utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica e critica jornalística, para expor seu julgamento ao Partido de Direita. A critica é realizada utilizando-se do filme “Tropa de Elite”, ele diz que esta obra trata-se de uma arte ideológica, de caráter facista, que serve a criminalização e ao extermínio da pobreza, o objetivo é botar mais medo nas comunidades carentes através da ‘caveira’(BOPE), os ‘homens de preto’ são exaltados como incorruptíveis, que para servir a “nossa sociedade”, sacrificam a família, a saúde e os estudos, e saem torturando e até matando os favelados para proteger a sociedade. O filme desqualifica a esquerda, que responsabiliza as injustiças sociais como causa principal da violência e marginalidade, a burquesia passa sem sofrer danos pelo filme, a não ser por um estudante chamado ‘Baiano’ que fuma um baseado, não há nenhuma mensão de como as drogas e as armas chegam à comunidade, distribuidas pelos grandes traficantes capitalistas, que ainda responsabilizam os consumidores pela existência do tráfico, como se o sistema não tivesse nada a ver com isso, não há também nenhuma alusão à ausência do Estado nas comunidades carentes, principal causa do domínio do banditismo.

No Brasil, a mídia burguesa há muito tempo trabalha a ideia de estarmos em uma verdadeira guerra, fazendo assim delicadamente a defesa da repressão, sentimos isto em nós mesmo, quantas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com