A Crimino Gênese é o capítulo da Criminologia
Por: katynha • 23/2/2016 • Projeto de pesquisa • 806 Palavras (4 Páginas) • 457 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
[pic 15]
SUMÁRIO[pic 16]
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho traz uma discussão acerca da Gestão de Pessoas, comportamento, clima e cultura no ambiente de trabalho e Psicologia Organizacional, numa abordagem interdisciplinar, a partir da discussão de textos e embasamento teórico.
Para tanto, foi definido como objetivo geral: analisar a situação descrita no artigo: "Trabalho escravo ou só um emprego ruim?", tomando como base aspectos e conteúdos trabalhados nas disciplinas do semestre.
Como objetivos específicos, busca-se utilizar os conceitos abordados nas disciplinas ministradas no 2º semestre, visando integrar os conteúdos na construção de um texto.
Este trabalho será desenvolvido a partir das referências bibliográficas sugeridas na proposta, além de outras pesquisadas quando necessário. Trata-se de capítulos ou livros na íntegra, artigos científicos e trabalhos acadêmicos, como monografias e dissertações. Todas as referências utilizadas estarão descritas ao final desta discussão.
As disciplinas trabalhadas no contexto deste trabalho trazem diferentes aspectos do modus operandi da gestão de pessoas e do ambiente de trabalho, local de produção, interação e cooperação, sendo que as formas e os objetivos da cooperação são, em grande parte, regulados e controlados pela organização.
2 DESENVOLVIMENTO
O pontos críticos do texto apresentado para discussão são a identificação de condições de trabalho análogas ao regime de escravidão, a argumentação por parte da empresa sobre as irregularidades encontradas e a falta de clareza da legislação brasileira em relação ao conceito de trabalho escravo e às regras às quais o ambiente e o processo de trabalho deves estar submetidas. Todos estes pontos devem ser analisados à luz da gestão de recursos humanos e todas as áreas a e a ligadas.
À parte da discussão sobre a legitimação das condições de trabalho, deve-se estar atento à exposição dos trabalhadores ao estresse e sofrimento no trabalho, fatores causados principalmente pela má gestão e pela imposição de um ambiente de trabalho que cause desconforto e sofrimento ao trabalhador.
A gestão de Pessoas tem o papel fundamental de evitar o estresse organizacional a partir de uma visão multifatorial da realidade envolvendo aspectos econômicos, afetivos, culturais, físicos e ambientais e as ações devem contemplar o maior número possível desses aspectos envolvendo as seguintes etapas de implementação: identificação do problema e das percepções, verificação dos padrões culturais, discussão das características individuais e planejamento e implantação de programas de promoção de saúde, segurança e qualidade de vida (SANTOS, 2015).
A fim de manter uma Gestão estratégica de Pessoas, deve-se envolver basicamente 4 fatores: fatores: seleção, avaliação, remuneração e desenvolvimento. No entanto, deve-se analisar objetivos de longo prazo da organização, as variáveis relevantes do ambiente e as necessidades decorrentes em termos de pessoas (LACOMBI; TONELLI, 2001).
Deste modo, observando-se não somente as necessidades organizacionais mas também aquelas necessária à manutenção de um ambiente e de um ritmo de trabalho adequados ao trabalhador, é possível garantir uma produtividade significativa sem ferir os preceitos mínimos de condições de trabalho.
...