A Crise Na Escola
Trabalho Escolar: A Crise Na Escola. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sousaleia • 6/9/2014 • 265 Palavras (2 Páginas) • 358 Visualizações
A crise da escola no século XX surgiu do questionamento sobre o desafio do ensino-aprendizagem no ambiente pouco transformado da escola. Ainda hoje o ensino é ministrado na maioria das vezes, sem os recursos já existentes na sociedade contemporânea levando professores e alunos a um embate de interesses que resulta em situações de apatia, desconforto e desinteresse de ambas as partes. Em outras palavras, centrou-se em pensar porque em um mundo com novas e inúmeras tecnologias, as salas de aulas mantêm as mesmas características das salas do inicio do século e a necessidade que havia de mudanças na escola do século XXI, com um novo tipo de aluno, pais e educadores.
A educação passa por vários problemas, como a falta de capacitação dos educadores, de planejamento curricular atualizado, democrático e flexível, de um projeto político-pedagógico eficiente e eficaz que esteja inserido em seu real contexto social e de interação, integração e comprometimento social e econômico de todos os envolvidos na comunidade escolar, que norteiam nossas escolas e que sofrem com a repressão de alguns educadores que não almejam tais mudanças, pois, para que se mude algo, é necessário que modifiquemos nosso pensamento e nossas ações e que aprendamos a aceitar as diferentes opiniões individuais e coletivas. A crise na educação é estabelecida pelos problemas gerados por métodos classificatórios de avaliação, currículos fechados e falta de recursos, materiais, criatividade, motivação — tanto de professores como de alunos —, respeito e valorização das diversas idéias e opiniões. Nós, educadores, temos de criar, pesquisar, refletir e agir para mudar essa realidade que envolve nossa educação.
...