A Cultura da Cenoura
Por: datKillaGamer • 1/4/2018 • Projeto de pesquisa • 1.208 Palavras (5 Páginas) • 3.177 Visualizações
[pic 1]Disciplina: Agro-Pecuária[pic 2]
Tema: A Cultura de cenoura
Turma:
Nome de Alunos:
Maputo, Abril de 2018
Cenoura (Daucus carota L. var. sativus Hoffm):[pic 3]
é uma planta da família das apiáceas conhecida e apreciada desde a época dos antigos gregos e romanos . O nome também designa a raiz dessa planta, raiz esta que é tuberosa, laranja, com uma textura lenhosa e comestível.
As cenouras são comidas cruas, inteiras, ou como parte de saladas, e são também cozidas em sopas e refogados. A parte folhosa da planta não é comida na maioria das culturas, mas é comestível.
As cenouras de nome científico Daucus carota L. var. sativus, são grandes fontes de fibra dietética, antioxidantes, minerais e B-caroteno. A cenoura apresenta propriedades antissépticas e reguladoras da corrente sanguínea. A vitamina A é essencial para o crescimento, desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial e das membranas mucosas. Tem uma colheita da produção de queratina e estimulante para o desenvolvimento e maturação das células epiteliais.
Cultura de cenoura
As cenouras são plantadas bienais ou anuais para a produção de saborosas raízes. As variedades de raízes compridas e intermédias são conservadas nos meses de inverno. Sementeiras sucessivas de variedades de raíz curta possibilitam a produção de cenouras dez (10) à doze (12) semanas mais tarde.
A cenoura é uma das hortaliças mais populares do mundo. As cultivares mais comuns têm raízes primárias de cor laranja, mas há também cenouras roxas, amarelas, vermelhas e brancas. Quanto à forma, as cenouras podem ser cilíundricas, cônicas ou arredondadas.
Condições de cultivo
- Sementeira: As cenouras de época normal, as sementeiras são feitas de Abril a Junho, em sulcos afastados de 15 cm, as variedades compridas e médias à uma profundidade de 1,3 à -2,0 cm, estas podem ser colhidas a partir de Agosto até Outubro.
- Clima: A cenoura cresce melhor com temperaturas entre 16°C e 22°C, embora existam cultivares adaptadas a temperaturas um pouco mais altas. A temperatura mínima para o plantio deve ser de 7°C, contudo plantas bem desenvolvidas podem suportar baixas temperaturas, pois as raízes sobrevivem mesmo quando a folhagem morre, e assim as plantas rebrotam quando a temperatura volta a aumentar na primavera. Por outro lado, temperaturas acima de 30°C podem prejudicar o crescimento das plantas e o sabor das raízes.
- Rega ou irrigação: Quando privadas da quantidade de água de que necessitam, as cenouras tornam-se fibrosas e duras.
A irrigação deve ser quando necessário para manter o solo levemente úmido. Esta planta necessita de uma boa disponibilidade de água, mas o solo não deve permanecer encharcado, pois o excesso de água pode favorecer o apodrecimento das raízes ou o surgimento de doenças.
- Adubação: Para a maioria das condições de campo, os níveis de fertilizantes normalmente usados incluem uma aplicação à base de NPK (azoto fósforo potássio).
- Luminosidade: A cenoura cresce melhor em condições de alta luminosidade, com sol direto, mas tolera crescer na sombra parcial desde que a luminosidade seja boa.
- Solo: A cenoura precisa ser cultivada em um solo sem pedras e outros detritos ou as raízes poderão crescer tortas e ramificadas. O ideal é que o solo seja profundo, leve, rico em matéria orgânica, fértil, bem drenado e com pH entre 6,0 e 7,5. O solo não precisa ser particularmente rico em nitrogênio. Solos argilosos pesados também podem produzir colheitas razoáveis, desde que não estejam compactados e não fiquem encharcados durante o período de cultivo.[pic 4]
Pragas da cenoura
- Mosca da cenoura: Um dos sintomas da mosca da cenoura é muitas vezes a tonalidade pardo-vermlho das folhas, podendo resolver com insecticidas.
- Pulgão: é também uma praga desta cultura, pode combater-se com aspersões de anti-pulgão.
Doenças da cenoura
- Bifurcação da cenoura: é um defeito fisiológico caracterizado por uma curta raíz principal associada frequentemente à formação de ramificação secundária da raíz de reserva, produzindo vários órgãos de reserva distorcidos.
- Nematodos-do-galhas: produzem galhas nas raízes podendo originar a bifurcação da cenoura, atrofia e murcha da planta na parte aérea.
- Afídeos (cavariella aegopodii): como vectores de doenças causadas por vírus, Macrosteles fascifrons como vector de astér yellows, Coleóptero (carrot weevil) (Listronotus oregpnensis) e outras pragas da folhagem têm todos sido deportados na cenoura, mas provavelmente a única praga que pode causar sérias perdas de cultura em África é a Lagarta (Spodoptera spp).
Colheita:
deve-se iniciar o arranque a mão das cenouras precoces logo que atinjam o tamanho suficiente para o consumo. As raízes mais novas e tenra, são a mais adocicadas. Dependendo da cultivar, das condições de clima e dos tratos culturais, a colheita da cenoura pode ser feita de 80 a 120 dias decorridos da semeadura. O ponto de colheita e a maneira de colher e de manusear as raízes influem na aparência final e na capacidade de conservação do produto. [pic 5]
Conservação e armazenamento
...