A Dança Afro-Brasileira
Tese: A Dança Afro-Brasileira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danqueirozz • 28/8/2013 • Tese • 331 Palavras (2 Páginas) • 695 Visualizações
1-INTRODUÇÃO
A Dança Afro-Brasileira é a dança com característica africana considerada uma das mais antigas manifestações do ser humano. Ela não só ainda está viva, como em pleno processo de desenvolvimento. Trazida com os escravos negros do continente africano, a dança afro é e pode ser definida como uma dança ritmada nos toques de atabaque, coreografada com movimentos de expressão corporal, inspirados nas tribos africanas que migraram pro Brasil. Descalços, roupas coloridas e muitos adornos. Saltos leves, movimentos elásticos do tronco, flexões e extensões acentuadas. Muita coordenação motora e rítmica, expressão de corpo e rosto. Como guerreiros prontos para o ataque, prontos para dançar, mesclando com danças indígenas e européias em terras brasileiras. A dança afro-brasileira é, ao mesmo tempo, rústica, fervorosa, sensual e expressiva, estruturada sobre o próprio corpo humano, sua movimentação é natural e espontânea. A dança afro se mostra em sua manifestação primeira: a da alegria, do prazer, da comunicação com o divino que surge naturalmente por intermédio da magia do som da dança do coração afro. A dança AFRO resulta da junção de dois estilos de Danças: A energia dos movimentos fortes do AFRO, unida à flexibilidade e ao swing do JAZZ contemporâneo. Utiliza sobretudo as pernas e o tronco, passa mensagens com os braços e as mãos.
2 – JUSTIFICATIVA
Justifica-se esta oficina na medida em que ele objetiva valorizar a cultura negra como elemento construtor da sociedade brasileira e com isso buscar o resgate da autoestima e valorização dos alunos.
3 – OBJETIVOS
3.1- GERAL
A oficina de dança afro têm como objetivo geral aproximar e estimular os alunos da linguagem e conhecimento artístico da dança afro brasileira. Trabalhando a expressão corporal, promovendo a inclusão social e quebrando preconceitos.
3.2 – ESPECÍFICOS
• Realizar oficinas de ritmos musicais tradicionais afro-brasileiros que tenham como desdobramento o alcance social necessário para resgatar e aumentar a autoestima individual dos alunos, estimulando a motivação pessoal, promovendo o crescimento pessoal e formação cidadã do indivíduo, desenvolvendo o senso de autorealização por meio da participação. Preservando assim a identidade cultural;
...