A Depressão na Escola
Por: Diego Cardonha • 22/5/2018 • Artigo • 507 Palavras (3 Páginas) • 123 Visualizações
Uma busca de excitação para evitar a depressão e o vazio.
Nadvorny discorre sobre o que ele entende por trauma ou sofrimento primário, logo após deste sofrimento surge o que ele denomina prazer primário, este dois momento e resultado da primeira infância onde o beber sugar o leite morno e adocicado do seio de sua mãe. E são percebidos pelo beber logo após do nascimento esse dois momentos de sofrimento\ prazer lhe seguiram por toda existência. De maior ou menor intensidade dependendo de circunstâncias de vivencias de cada um. ( Nadvorny, 2006).
Freud fala que o nascimento é protótipo de ansiedade e desprazer enquanto o prazer primário e protótipo do sentimento de prazer. (principio do prazer)
Prazer primário é maior sensação de prazer que o ser humano sentir, pois nele este agregado os prazeres eróticos, e dos prazeres de alimenta-se sem a mínima oposição de qual quer que seja. Sendo assim ele e absoluto Este ligado a força de autopresevação. Esta satisfação fica gravada em nosso psiquismo, discorre Nardvorny,por meio do prazer primário derivam os demais prazeres durante toda nossa vida. Pois de alguma maneira queremos encontra por meio de substitutos o que possam igualar esse prazer primário.
Freud manifestou a ideia que nascimento sob égide do prazer primário e vamos atrás do prazer para fugirmos do desprazer. Mas com desenvolvimento do ego e aquisição do conhecimento de que a pura e simples satisfação dos desejos e desvia-se do desprazer e tão importante, ou mais do que o prazer, o principio do prazer é substituído pelo princípio da realidade.
Estes foram o postulado de Freud sobre a falta, e a busca de satisfação desta, Lacan cita que somo seres desejastes destinadas a incompletude e como isso faz-nos caminhar.
Boris comenta que Freud fala que termo para caracterizar um estímulo instintual seria “necessidade”. Quando ele faz referencia a necessidade ele tem em mente a necessidade vital, nada mais antagônico equipara necessidade vital com dependência, pois enquanto uma satisfaz beneficamente a outra e altamente prejudicial. Mas tem uma bifurcação quando ele diz que o que elimina uma necessidade e a satisfação. (p.17 boris)
Cada sujeito toxicômano possui sua relação particular com objeto droga. Dize-se que no processo psicanalítico o analista se depare com indivíduos que a droga, em uso ou na abstinência ganha em um discurso uma pro poção maior.
Quando na cena Christiane que ela e a única que não se pica e neste discurso que as outras drogas já estão em um nível abaixo, e ela ficou fora de uma turma mais velha, onde seu grupo esta lhe deixando para traz mesmo sabendo que o efeito desta outra droga muito mais prejudicial. A relação que define um campo de força que nos der uma dimensão para entediarmos sobre o vicio e que possamos a ultrapassagem desta vicio, e quando estabelece uma relação entre o sujeito e um objeto e quando esta mesma confunde os lugares. (tiburi, 2013). SOCIEDADE FISSURADA
Tiburi discorre que o vicio é sempre repetição, mas repetição, mas repetição, por si só não se configura vicio de modo algum pelo uso esporádico.
...