A Dificuldade que o Brasil enfrenta para exportar suco de laranja em relação aos Estados Unidos
Por: thalitamalaquias • 4/6/2017 • Trabalho acadêmico • 2.960 Palavras (12 Páginas) • 369 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
Cursos Superiores de Menor Duração
Curso de Tecnologia em Comercio Exterior
Campus Swift
PIM – Projeto Integrado Multidisciplinar
A dificuldade que o Brasil enfrenta para exportar suco de laranja em relação aos Estados Unidos.
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
Cursos Superiores de Menor Duração
Curso de Tecnologia em Comercio Exterior
Campus Swift
PIM – Projeto Integrado Multidisciplinar
A dificuldade que o Brasil enfrenta para exportar suco de laranja em relação aos Estados Unidos.
Projeto Integrado Multidisciplinar, apresentado como exigência parcial para a conclusão do Curso Superior de Tecnologia em Comercio Exterior da Universidade Paulista, realizado sob orientação do professor Ricardo de Martino.
Resumo
Após estudo detalhado e conhecimento obtido através de pesquisas, será falado sobre negociação internacional em mercados emergentes, a exportação de suco de laranja concentrado.
Em busca de novos conhecimentos e aprendizagem, foi destacado o setor citrícola no Brasil, sua história desde a chegada da fruta ao país, a exportação do suco de laranja, seus derivados e a própria fruta. O principal objetivo é mostrar a dificuldade na exportação, as barreiras tarifárias que são impostas pelos Estados Unidos ao crescimento e evolução desse mercado, e tambem o processo desde a industrialização do suco até chegar ao cliente final, transporte, identificar problemas que possam ocorrer, suas falhas e possíveis soluções. Será destacada também a crescente competição entre as empresas e os principais fatores do segmento.
Considerando que esse mercado se aprimorou e cresceu bastante com a tecnologia e investimentos, expandindo e melhorando a capacidade de atendimento aos clientes e por consequência tornando o mercado mais exigente e competitivo. Atualmente, o Brasil e os Estados Unidos são os maiores produtores e consumidores de suco de laranja, respectivamente.
Palavras Chave: Exportação, Laranja, Barreiras Tarifárias.
Abstract
After detailed study and knowledge gained through research, will be talked about international trade in emerging markets, exports of orange juice concentrate. In search of new knowledge and learning was highlighted in citrus production in Brazil , its history since the arrival of the fruit in the country , the export of orange juice, derivatives and real fruit . The main goal is to show the difficulty in exporting , tariff barriers that are imposed by the United States to the growth and evolution of this market , and also the process since industrialization juice until you reach the end customer , transportation , identifying problems that might occur , their failures and possible solutions . Will also highlighted the growing competition between companies and key factors of the segment.
Considering that this market has improved and grew on technology and investments , expanding and improving the ability to service customers and therefore making the market more competitive and demanding . Currently, Brazil and the United States are the largest producers and consumers of orange juice , respectively.
Keywords: Export, Orange, Tariff Barriers.
Introdução.
A laranja chegou ao Brasil vinda da Asia, por portugueses no século XVI, onde encontrou uma condição climática e de solo melhor para seu desenvolvimento do que da sua origem. Adaptou-se em várias regiões do país, porém foi no Rio de Janeiro que um produtor buscando suprir o grande consumo in natura do Rio de Janeiro e São Paulo, foi o primeiro a montar um núcleo produtor da fruta. Entre os anos de 1920 e 1940, a produção da fruta dobrou, expandindo-se. Quando em 1950 chegou ao interior de São Paulo e encontrou ótimas condições para desenvolvimento. Em 1959, foi fundada a primeira fabrica de suco de laranja do país, e com as condições climáticas nos Estados Unidos em 1962, as fortes geadas, o Brasil se viu induzido a produção e exportação do suco para o até então maior produtor do mundo de laranja e suco de laranja. Essa indústria no Brasil começou em meio à 2º Guerra Mundial no estado de São Paulo, com a finalidade de abastecer o mercado interno e evitar o desperdício da fruta. No entanto, esta experiência fracassou por falta de mercado consumidor. Somente no pós-guerra iniciaram as exportações do suco, porém, estas ainda eram insuficientes para absorver toda laranja disponível em cada safra. No ano seguinte o Brasil foi exportador de 5,5 mil toneladas de suco concentrado congelado. Em quinze anos após esse dado, 1978, a exportação foi de 335 mil toneladas. Sua grande marca em exportação absoluta foi na década de 80, pois as geadas decorrentes na Flórida nos anos de 81, 83, 85 e 1989, acabaram por castigar fortemente a produção norte-americana. Enquanto isso a expansão Brasileira na área era garantida. No ano de 1984, o Brasil assume a primeira posição mundial da produção
...