A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMIO
Por: Kayene007 • 20/11/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 2.339 Palavras (10 Páginas) • 118 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP INSTITUTO DE CIENCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO SUPERIOR DE GESTÃO TECNOLÓGICO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
CURSO ECONOMIA E MERCADO
São Paulo
2020
GUSTAVO SILVA DE SOUZA N619BE-8
ISABELLA SILVA DE SENA F315DB-3
MARTA CINDY SILVA S. N66462-2
Economia e Mercado
Liberalismo Econômico
Turma R &S
Trabalho apresentado no
Curso de Graduação da
Universidade Paulista Unip.
Orientador: Guerra
São Paulo
2020
Sumário
Introdução....................................................................................04
Liberalismo Econômico..............................................................05
Milton Friedman...........................................................................06
Neoliberalismo.............................................................................07
Hyman Minsky..............................................................................08
Amartya Sen.................................................................................09
Análise do Arquivo Sobre a Crise Econômica..........................10
Referências...................................................................................11
Introdução
O trabalho a seguir, tem como objetivo mostrar a ideia do liberalismo econômico, o qual surgiu no século XVIII como oposição do mercantilismo, onde o Estado intervia nas práticas econômicas do homem, apesar de ter sido uma boa opção para a época, o liberalismo só permaneceu até 1929 quando tivemos a queda da bolsa de Nova Iorque, mas logo retorna alguns ano depois, de uma maneira mais adaptada e atualizada para o momento presente chamando – se neoliberalismo. Logo após falaremos de alguns nomes da economia, expondo algumas de suas ideias e oposição ligados a teorias, finalizando com uma análise de artigo sobre a crise econômica que encontramos hoje em nosso país.
Pg 4
Liberalismo Econômico
A teoria do liberalismo econômico surgiu no século XVIII, no contexto do fim do mercantilismo tendo como ideia central a defesa da emancipação da economia de qualquer dogma externo a ela mesma, ou seja, a eliminação de interferências provenientes de qualquer meio da economia.
Baseado no livre comércio ou livre mercado, onde o homem é livre para vender o que quer sem a interferência do Estado nisso e na livre concorrência, acreditavam que quanto menos interferência nas ações econômicas do homem melhor, defendiam principalmente a ideia de propriedade privada alegando que todo homem tem direito a tal e ninguém deverá interferir nisso, se o homem trabalhou e batalhou para que conseguisse ter sua casa ou alguma outra propriedade, porque o estado ou até mesmo alguém deveria tomar isso dele?
François Quesnay e Vincent Gournay são dois dos principais teóricos que defendiam a liberdade no campo econômico e político. Eles ajudaram a estruturar a teoria do liberalismo econômico.
Contudo, Adam Smith é considerado o pai do liberalismo econômico e maior divulgador dessa teoria, o mesmo enaltecia as liberdades individuais, mas não desqualificava o Estado como representante do bem comum. Para Smith, as ações individuais influenciadas pelo interesse próprio seriam guiadas infalivelmente por uma "mão invisível" no sentido da realização do bem comum a qual ele explica que a "mão invisível" leva os seres humanos preferirem consumir produtos da indústria nacional e não da estrangeira.
Características:
• A economia é regida por leis naturais (como a da oferta e demanda por exemplo)
• Livre - concorrência
• Livre iniciativa (individualismo econômico)
• Livre cambismo (reduções nas taxas alfandegárias para estímulo ao comércio internacional)
• Defesa da propriedade privada
O liberalismo econômico prevaleceu nas ações governamentais dos países mais desenvolvidos durante todo o século XIX era a doutrina preferida de todos os importantes economistas até a grande queda da bolsa de Nova Iorque em 1929.
Pg 5
Milton Friedman;
Milton Friedman foi um estatístico e economista vencedor do prêmio Nobel economista vencedor do prêmio Nobel em ciências econômicas em 1976, PHD em economia, conquistado Columbia. Friedman escreveu diversos livros e artigos como temos como macro e micro economia, teoria monetária e estatística, um dos seus livros mais populares " _Capitalismo e liberdade_ " foi publicado na década de 1960, onde ele se define como um liberal convicto, repudiando outras versões do liberalismo, Friedman defendia a liberdade com o máximo de igualdade e eficiência.
"Aquele que busca a liberdade por outro motivo que não a própria liberdade, foi feito para servir" - Milton Friedman.
Ninguém pode dizer o que fazer com nossa liberdade que acaba quando infringimos a de outra pessoa, certamente se alguém cometer um crime, uma atrocidade, as leis vão interferir nessa questão. O liberalismo de Milton Friedman é contra o paternalismo, ou seja, contra o governo te obrigar a fazer algo contra sua liberdade, segundo ele o governo só deve atuar onde o mercado não consegue atuar.
Pg 6
Neoliberalismo
É uma doutrina socioeconômica que retorna as antigas ideias do liberalismo clássico, surgiu após a crise do keynesianismo.
Tem como princípios:
• Mínima intervenção do Estado (o Estado precisa estar fora da economia para que ela de estabeleça)
• Abertura econômica
• Privatização (venda de empresas e serviços estatais dando mais poder à iniciativa privada)
• Flexibilização das leis trabalhistas (Estado vai mudar a legislação trabalhista para que a iniciativa privada tenha mais poder de barganha junto ao trabalhador)
...