A Educação Ontem E Hoje
Dissertações: A Educação Ontem E Hoje. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: suzetenitschke • 17/11/2014 • 1.153 Palavras (5 Páginas) • 929 Visualizações
A EDUCAÇÃO ONTEM E HOJE
A escola era de uma autoridade extrema, o era autoridade absoluta, o aluno tinha que aprender sem permissão a erros, a punição era uma forma de impor respeito, o ambiente era muito severo e sempre visto como um local de aprender ler e escrever. A ideia que se tinha era que a escola era um lugar diferente de qualquer outro e sua forma tinha como massa fazer as pessoas se sentirem pequenas perto delas e o capital era o motivo de grande desigualdade.
Nos dias atuais o planejamento escola é flexível e muda sempre que necessário, a escola se tornou um ambiente livre, onde pode ser abordado qualquer assunto, pois a escola tem como função formar cidadão com saberes necessários para a inserção na sociedade. O professor deixou de ser o centro de tudo e passou a ser mediador e o aluno espectador e colaborador e a partir dessas mudanças novos conceitos foram criados.
O professor tinha que aplicar todo o conteúdo programado, o aluno era obrigado a correr atrás pra ter um melhor aproveitamento.
Os alunos tem um melhor aproveitamento, o professor tem um foco maior, a globalização exige muito mais no mercado hoje, o tornando mais competitivo, devendo estar todos com um currículo rico com possibilidades múltiplas.
Toda escola precisa ter um projeto pedagógico, onde todos participam gestores, professores, funcionários, pais e alunos. Elaborar um projeto pode ajudar a equipe escolar e a comunidade a enxergar como transformar sua realidade cotidiana em algo melhor. É importante que o projeto preveja aspectos relativos aos valores que deseja instituir na escola. Além disso, o projeto deve estabelecer metas e prazos para garantir seus objetivos.
Os professores ficavam presos ao mesmo conteúdo, fiavam parados no que aprenderam não evoluíam, com o passar do tempo continua com mesmo conteúdo de vinte anos atrás, sendo que o mundo evoluiu.
O professore de hoje está cada vez mais em busca de novos conhecimentos, para levar aos seus alunos, levando em conta a tecnologia de hoje. Com a globalização e o avanço da tecnologia ficou mais fácil o aprendizado e acesso a informações facilitadas, obedecendo aos quatro pilares da educação.
A quantidade e qualidade são conceitos complementares, já que a qualidade para poucos é privilégio por isso a qualidade da educação precisa ser encarada de forma sistêmica, a educação só pode ser melhorada no conjunto. O tema qualidade e quantidade da educação continuam tão atuais quanto no século 19. Hoje o cenário é outro, na era da informação ter ou não ter acesso a educação faz enorme diferença, trata-se de encontrar um novo paradigma de educação sustentável.
Planos de aula não são discutidos e interligados, o professor na maioria das escolas não tem tempo extraclasse para fazer a elaboração da aula, muito menos poder discutir com o coordenador. Podemos dizer que está havendo poucas mudanças no ensino de ontem e de hoje. Na Lei de Diretrizes e Bases os planos de aula são discutidos e interligados, mas na vida do docente não há incentivo nenhum para o mesmo sair do papel e virar realidade.
Há alguns anos a educação não tinha tanta importância quanto nos dias atuais, se um aluno tem um número consecutivo de faltas a direção entra em contato com os pais pra tentar entender o que está acontecendo. Antes o professor se preocupava em aplicar a disciplina. Hoje o professor se preocupa em aplicar o conteúdo, ter planos estratégicos para o desenvolvimento do aluno.
No passado oque importava era cumprir a grade curricular independente do conhecimento absorvido ou não, desde seu trabalho fosse totalmente cumprido.
Com a globalização e a crescente exigência do mercado os profissionaisda educação tem um papel diante da sociedade para que os alunos sejam inseridos no mercado, para que ocorra é necessário que haja discussão para o grupo encontrar a melhor forma possível.
Os professores sempre procuram resolver os problemas da melhor forma com os conteúdos.
Passamos pela maior reforma de ensino nos dias da capitalização, os professores buscam novos padrões de ensino.
A forma de ensino do passado era rígida e exigia mais dos alunos, fazendo com que os mesmos adquirissem total conhecimento e fossem atrás dos resultados necessários.
Com a globalização e aumento da tecnologia os profissionais da educação tem o papel de criar novos métodos de aprendizagem que chamem a atenção
...