A Emergência e Sobrevivência na selva
Por: 10171225 • 23/6/2018 • Exam • 1.260 Palavras (6 Páginas) • 1.461 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Atividade de Avaliação a Distância |
Disciplina/Unidade de Aprendizagem: Emergência e Sobrevivência (Selva e Mar) 2017.
Curso: Ciências Aeronáuticas
Professor: Orlando Flávio Silva
Nome do aluno: Peter Figueira Lopes
Data: 16/05/2018
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1: Analise o texto abaixo:
“… no calor da selva, sentia meus músculos se contraírem e se soltarem sozinhos, meu rosto tremia as vezes, assim como minhas pálpebras também tremiam. As contrações involuntárias eram desagradáveis, mas não doloridas. Nenhum de nós sabia por que isso acontecia; nós tínhamos água em abundância, tínhamos frutas e raízes para comer, também um pouco de carne de caça; esta última consumíamos sem nenhum tempero. No final da sobrevivência o instrutor nos explicou a origem dos espasmos e contrações musculares”.
A situação acima é o excerto de relato de um aluno depois do curso de sobrevivência na selva. Envolve um aspecto somático importante da sobrevivência, a saber, uma reação anormal do corpo humano na forma de contrações involuntárias dos músculos e espasmos. Qual a explicação mais provável para ocorrência deste problema em ambiente de selva, e que pode ter sido apontada pelo instrutor? As pistas para pesquisa são:
“…calor da selva…”;
“… água em abundância…”;
“… sem nenhum tempero…”
Aproveite para indicar como se pode encontrar água em ambiente de selva, bem como purificá-la.
A linguagem utilizada deverá estar ortográfica e gramaticalmente correta. (total: 2,5 pontos).
Os critérios para pontuação da questão são:
- Explicação dos motivos das contrações e espasmos: 1,5 ponto;
Mesmo com água em abundancia, os espasmos e contrações ocorreram devido ao estar exposto ao calor da selva, pois o corpo humano perde muito líquido através da transpiração e urina e com isso os eletrólitos também são expelidos rapidamente, sendo que estes ajudam a regular os batimentos cardíacos e permitir que os músculos se contraiam para que possamos nos mover.
- Como sanar este problema: 0,25 ponto;
Como foi citado no relato, que havia além de frutas e raízes para comer, a carne de caça estava “sem nenhum tempero”. No calor da selva, além do consumo administrado de água para minimizar a desidratação, devem ser consumidos também nutrientes como o sódio, magnésio, potássio, etc., que estão presentes nesses condimentos para a carne, e assim evitar os distúrbios hidroeletrolíticos.
- Como conseguir água em ambiente de selva: 0,5 ponto;
Existem diversas formas de se conseguir água em ambiente de selva, dentre elas estão às cachoeiras, rios, lagoas, captação de água da chuva, frutas, algumas plantas que armazenam água, etc.
- Como purificar a água em ambiente de selva: 0,25 ponto
Em uma situação com poucos recursos, a purificação da água pode ser feita primeiramente através de filtragem com auxilio de uma meia ou um pano dependendo do tipo de tecido, pedras, areia e carvão para a remoção de folhas, insetos e partículas, e após isso a água pode ser fervida para eliminar bactérias e microorganismos.
Questão 2: Para responder esta questão, a linguagem utilizada deverá estar ortográfica e gramaticalmente correta. Cite as fontes da pesquisa. Para isso, acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul. (disponível em: <http://www.unisul.br/wps/wcm/connect/daac2693-5844-4aa1-84da-a992a3846b25/livro_trabalhos-academicos-unisul_biblioteca_2013.pdf?MOD=AJPERES>) e veja como realizar citações e referências. (2,5 pontos).
a) Comente sobre os tipos mais comuns de doenças tropicais transmitidas por insetos e parasitos e cite três maneiras de evitá-las. (1,0 ponto)
Como explanado no livro didático, algumas das doenças mais comuns são: dengue, febre amarela e malária que são doenças tropicais transmitidas por mosquitos e a doença de chagas pelo inseto chamado barbeiro. Para se evitar estas doenças, o uso de repelente é importante, porém em ambiente hostil de selva, pode se utilizar a LAMA como repelente natural. Acender pequenas fogueiras no interior do abrigo também é uma forma de prevenção, pois a fumaça espantará os mosquitos e insetos, poderão, inclusive, ser adotados os processos usados pelos habitantes da área para proteção contra mosquitos como a aplicação de óleo de copaíba
b) Quais os procedimentos referentes aos carrapatos, responsáveis pelo chamado tifo de carrapato? (0,5 ponto)
A destruição total será difícil, se não impraticável, pois eles serão encontrados em grande número de animais silvestres. E como vimos no nosso livro didático, a vistoria da roupa e do corpo será o melhor modo de encontrar e destruir o carrapato. Caso ele já esteja encravado na pele, não deverá ser arrancado, pois a simples aproximação de uma brasa ou ponta acesa de cigarro será suficiente, ou ainda a aplicação no local de sal úmido, iodo, limão, querosene, álcool ou gasolina. Se o ferrão se separar do corpo, permanecendo na pele, para extirpá-lo bastará que se retire com qualquer objeto pontiagudo, previamente desinfetado.
...