A Empresa “Espaço Crescerh”
Por: 00001.oqndk • 19/6/2021 • Dissertação • 4.771 Palavras (20 Páginas) • 99 Visualizações
Saúde mental: Cuidando de mim e dos estudos durante a pandemia. 14:00 - 15:20
Ministrada pelo Professor Rodrigo Savio Souza, a palestra teve como principal objetivo, discutir a respeito de como a rotina das pessoas – sobretudo dos estudantes e trabalhadores – foi afetada pela pandemia.
A empresa “Espaço Crescerh”, que promove o desenvolvimento de pessoas e empresas por meio da prestação de serviços personalizados de Gestão de Carreiras e Gestão de Pessoas, iniciou um projeto de atendimento a funcionários de determinadas empresas, o que envolveu cerca de 2.800 trabalhadores. Rodrigo foi um dos organizadores do programa e compartilhou que, desenvolveu-se esta ideia a partir do quadro atual apresentado, da relação entre saúde mental e o isolamento social em função da pandemia; cerca de 10% do número total de participantes buscaram o atendimento profissional psicológico, um percentual considerável. A partir disso, discutiu-se a respeito da importância da saúde mental, a doença mental e seus três campos.
Um dos objetivos da saúde mental não se restringe apenas à cura das doenças ou a sua prevenção, mas dedicar esforços para a prática de recursos que resulte em melhores condições de saúde para a população. A saúde mental está relacionada ao raciocínio, emoções e comportamento em diferentes situações da vida cotidiana, por isso é importante manter-se em equilíbrio para não haver defasagem em nenhuma das áreas. Ela também ajuda a determinar modos para gerir o stress, vivencia em grupo e tomada de decisões. O “Homem Vitruviano”, de Leonardo da Vinci representa o equilíbrio – em quatro dimensões: cognitivo, físico, intelectual e emocional –, a harmonia das formas e a perfeição das proporções que se interliga ao comportamento da saúde mental.
A doença mental, por sua vez, pode-se dizer que ela é o oposto, pois são as condições de mudanças na emoção, pensamento ou comportamento. Em característica – simplificada – se divide em três campos: neurose, psicose e perversão.
Assim como dito pelo professor Souza – todos somos neuróticos até certo ponto – a frase “De perto ninguém é normal” dos versos de Vaca Profana, música de Caetano Veloso, elucida a neurose, que representa uma variedade de condições psiquiátricas. Os padrões de comportamento cotidianos como ao se tomar banho, andar pela calçada pulando linhas ou buscando algo a pisar e verificar diversas vezes a mesma coisa (dinheiro na carteira, documento em bolsos) são exemplos de ações neuróticas. Essas tendências são comuns e podem se manifestar como depressão, ansiedade, fobias e até desordens de personalidade. Segundo a psicanálise, a maioria das pessoas é afetada pela neurose de alguma forma, mas um problema psicológico se desenvolve quando a neurose interfere o funcionamento normal do indivíduo.
A psicose muita das vezes é confundida com neurose, porém, se refere à perda de contato com a realidade. Essa ruptura com a realidade pode gerenciar alucinações, pela criação de uma nova realidade que não levanta mais as mesmas objeções que a antiga. Em uma psicose, a transformação da realidade é executada sobre os precipitados psíquicos de antigas relações, ou seja, sobre os traços de memória, ideias e julgamentos anteriormente derivados da realidade. Um quadro avançado de psicose faz o paciente perder noções de identidade própria.
A perversão por sua vez, é um desvio de comportamento, utilizado, muita das vezes, para indicar uma espécie de "depravação sexual", mas os especialistas trabalham num campo muito mais amplo. Esse tipo de desvio comportamental se iguala a psicose pelo escape da realidade, porém se diferem pelo modo como se lida com essa “imaginação”, ou seja, o psicótico busca explicar seus atos a fatores reais como: efetuar um crime por vontade do diabo; o perverso possui conhecimento de seus atos e consciência das atitudes erradas e certas.
Todo esse contexto e explicação se deu para que os participantes entendessem um pouco a respeito de como a nossa mente pode ser afetada com mudanças. Em 2019 não havia restrições de aglomeração, então o ser humano tinha acesso mais fácil a comunicação e afeto. Dados do Jornal Grande Bahia aponta que houve cerca de 32% do aumento de suicídio durante a pandemia, ou seja, após o início da pandemia, despertou-se o lado primitivo do aparelho psíquico, o que trouxe prejuízos e desequilíbrio no desenvolvimento mental.
Planejamento e orçamentos de obras: Indicadores e estudos de caso. 18:00 - 19:50
Essa palestra está voltada ao canteiro de obras. Ministrada por Gleyce Kerlly da Silva Batista. Pelo número de procura às construções civis, a apresentação torna-se necessária para auxiliar no desenvolvimento dessa área além de ser um exemplar. Muitas construtoras avaliam diversos detalhes no momento de estabelecer uma gestão de obras eficiente, desde a organização de cronogramas, orçamentos e diários; ao pensar em cada um deles faz com que uma boa gestão no canteiro de obras, às vezes, possa ser deixada de lado.
No canteiro, tudo o que é planejado deve ser realizado de maneira organizada e sincronizada. Ao se desconsiderar a logística no espaço para a execução pode gerar erros e consequentemente, prejuízos; por isso é de extrema importância realizar o estudo de viabilidade – avaliação preliminar conjunto a tomada de decisões – e o orçamento – determinação dos custos.
Existem vários tipos de obras, em quesito de construção civil, dentre elas estão: residencial; comercial; industrial; hospitalar; infra-estrutura (relacionada a viadutos, pontes e estradas) e hidráulica (quando envolve barragens, tubulações e canais). Independente de qual seja o tipo de construção deve-se realizar o orçamento, assim classificado em etapas.
A primeira etapa é a premissa orçamental, que é a orientação básica para dar início ao processo, deverão estar em acordo com cada área encarregada de trabalhar o orçamento, seja ela a área de planejamento ou controladoria. Depois se faz o levantamento quantitativo, nada mais do que analisar e calcular os serviços e produtos gastos na construção – é recomendado utilizar sempre o “preço cheio”. Em terceiro lugar faz-se o custo direto, diretamente ligado a execução de um serviço na construção civil (todo custo com a mão de obra, materiais e equipamentos) e para auxílio, a SINAPI, SICRO e TCPO padronizam esses gastos com uma composição de custo unitário. Quanto ao estoque, uma medida importante para se obter é a classificação dos produtos por volume de estoque e venda, a ferramenta Curva ABC ou Regra 80/20 visa selecionar os itens que precisam ter um cuidado e apuração maior do estoque, ou seja, faz a gestão do estoque colocando em ordem de importância os produtos.
...