A Era da concorrência entre redes
Por: danieledurello • 7/5/2015 • Trabalho acadêmico • 805 Palavras (4 Páginas) • 326 Visualizações
Etapa 3
A era da concorrência entre redes.
Passo 1.
Às empresas estão inseridas em um ambiente cada dia mais competitivo, pois novos mercados são criados constantemente e para se atentar a estes ambientes as empresas devem ter em mente quais as tecnologias e ferramentas de gestão devem utilizar para ter uma vantagem competitiva e assim garantir um passo a frente em relação aos seus concorrentes. Conforme pesquisa realizada observou como funcionam algumas ferramentas de gestão como: Outsourcing, Benchmarking e Sistemas de Informações Gerenciais.
• Outsourcing: Outsourcing significa terceirização em inglês, o outsourcing é uma ferramenta muito importante, pois o objetivo das empresas em terceirizar seus produtos possibilita em reduzir custos e aumentar os benefícios, alguns desses benefícios não só para a empresa e sim para o Brasil é que aumenta as chances de empregos na sociedade. Essa ferramenta tem crescido a cada dia dentro das organizações, há um maior número de terceirização por meio da mão de obra em limpeza, no setor de seguranças, recepção e operadores logísticos, no entanto as organizações não estão se limitando somente a esses setores. A terceirização possibilita a existência de profissionais mais bem treinados e especializados na área de atuação e permite a organização se preocupar com outros setores que não são terceirizados e necessitam de uma ajuda a mais, como RH, administração, setor financeiros entre outros.
• Benchmarking: Benchmarking significa medir desempenho de um item em relação a outro item similar de forma cientifica ou parcial, ou seja, Benchmarking é uma tecnologia de gestão e sua função é trazer melhorias para a empresa, pois ela dá a oportunidade para as organizações melhorarem suas atividades por meio de investigação e análise do que outras empresas têm feito com sucesso. O Benchmarking é fundamental em uma organização, pois analisa o ambiente externo e se adéqua as exigências do mercado, onde está cada vez mais competitivo e itens, porém quando se é aplicado o Benchmarking na organização é importante ressaltar que não se pode perder o foco, para não se tornar vulnerável e chegar ao fracasso.
O Benchmarking se baseia em quatro tipologias:
Benchmarking itens: examina as atividades dos processos da empresa, identificando os seus responsáveis e qual a melhor forma de se desenvolver as atividades.
Benchmarking Competitivo: é desenvolvido com base na observação do que outras empresas fazem para conquistar a vantagem competitiva.
Benchmarking Genérico: É aquele que vai além do ambiente competitivo, onde são pesquisados os processos mais complexos.
Benchmarking Funcional: Onde é desenvolvido com parceiros e só direcionado para um só processo.
O Benchmarking tem quatro etapas:
Etapa 1: Planejamento;
Etapa 2: Coleta de dados;
Etapa 3: Análise e comparações;
Etapa 4: Elaboração e implementação do plano de mudanças.
É importante ressaltar que o Benchmarking é uma questão ética, ou seja, para aplicá-lo é preciso ter consciência moral e ele se baseia no código brasileiro de ética e conduta. O motivo pelo qual as organizações aplicam o Benchmarking é o fato de estabelecer diferença no mercado de trabalho, estabelece padrões mais altos, obtém-se uma aprendizagem contínua e foco no desempenho.
• Sistema de informações gerenciais: O sistema de informações gerenciais é como um grupo de elementos inter-relacionados ou interação, que forma um todo unificado e que um sistema é um grupo de componentes inter-relacionados que trabalham rumo à meta comum, recebendo insumos e produzindo resultados em um processo organizado de transformação. O SIG começou a serem estudados na década de 1970 eles são sistemas de informação computadorizados e elaborados para auxiliar os administradores, são usados para solucionar questões práticas relacionadas ao gerenciamento dos diversos recursos empresariais.
...