A Escola E O Professor
Dissertações: A Escola E O Professor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ffernanda • 29/3/2014 • 839 Palavras (4 Páginas) • 402 Visualizações
Introdução
A importância de refletir sobre a troca entre os parceiros e o processo ensino aprendizagem é muito importante na vida de uma criança onde ela passa por vários estágios de aprendizagem sempre dependo da orientação de uma pessoa mais experiente do que ela. Ela depende do outro desde o nascer até a vida adulta onde consegue tomar suas próprias decisões e ter seu próprio conceito de vida.
Desenvolvimento
Segundo o autor João Carlos Martins tem que haver uma grande troca de conhecimentos entre criança e adulto, o autor relata no seu texto que desde o nascimento há uma grande dependência do outro, na educação principalmente, sendo que cabe ao professor criar condições para que o aluno possa pensar e tirar suas próprias decisões tornando assim uma pessoa independente. Nos últimos anos houve algumas discussões sobre as funções crítica e libertadora da educação e a partir daí os professores foram pressionados a analisar os resultados com seus alunos e também se falou muito em capacitá-los mais há uma grande diversidade neste assunto porque houve um grande crescimento tecnológico onde tudo parece girar em torno da tecnologia e na verdade esqueceram-se da capacitação dos professores e da realidade de alguns lugares onde as comunidades não têm acesso a esses recursos tecnológicos, as escolas muitas vezes recebem materiais e livros didáticos com recursos técnicos que compõem um computador esquecendo muitas vezes que nem o professor, nem o aluno têm acesso ao computador. È nesse momento que o professor tem que usar sua criatividade e seus conhecimentos para interagir com os seus alunos e usar da psicologia sócio-histórica que os conduzem para caminhos diferentes das escolas tradicionais que ficam presas muitas vezes em tradições antigas onde o aluno tem que decorar tudo aquilo que é imposto pelo o professor.
A psicologia sócio-histórica mostra que é da convivência com o outro que cada um constrói a sua história se tornando um adulto que consegue ter várias visões de mundo. Segundo Vygotsky a criança vai aprendendo e se modificando ao longo do tempo, se ela aprende algo hoje, ela só vai conseguir ampliar seus conhecimentos sobre aquele determinado assunto quando ela conseguir compreender e pensar sobre ele, por isso é muito importante que essa criança viva em um ambiente agradável para que ela possa se tornar uma pessoa capaz de tomar suas próprias decisões e consiga mudar as circunstâncias em que ela vive. Quando as pessoas mais experientes convivem com crianças e interagem com elas, elas começam a desenvolver atividades sobre as orientações dos mais experientes isso ajuda a criança a conseguir resolver suas atividades de forma independente.
Em uma sala de aula é importante que todos os alunos possam opinar sobre o que o professor está ensinando porque só assim o aluno vai se sentir fazendo parte daquele processo de aprendizagem e se sentirá mais seguro para poder expressar seus pensamentos, porque quando eles são motivados a entrar em um determinado assunto que o professor está ministrando eles se sentem estimulados e querem participar cada vez mais. Mas não se pode esquecer que o professor é o seu parceiro e é o conhecedor daquilo que está sendo ensinado, e cabe ao
...