A Estetica e Cosmética
Por: carolaiden • 10/1/2017 • Projeto de pesquisa • 549 Palavras (3 Páginas) • 269 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
A Biossegurança é o conjunto de medidas e ações que visam diminuir ou eliminar os riscos das atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico ou quaisquer prestações de serviços que possam colocar em risco a saúde do homem, do meio ambiente, animais e qualidade do trabalho. (TEIXEIRA e VALLE, 2010)
O fundamento básico da biossegurança é assegurar o avanço tecnológico, visando a proteção e prevenção da saúde humana, animal e meio ambiente. (HIRATA, 2000)
Biossegurança define as condições como os agentes infecciosos e contaminantes podem ser manipulados e contidos de forma segura. Existem três mecanismos de contenção:
- Práticas e técnicas de laboratórios;
- Equipamentos de segurança;
- Designer do laboratório.
Em casos de acidentes estamos intimamente expostos a riscos químicos (exposição a agentes químicos), físicos (acidentes), biológicos (contaminações) e ergonômicos (relacionados à postura) que podem comprometer a saúde de todos envolvidos no trabalho sejam eles meio ambiente, homens ou animais. (MASTROENI, 2010)
Biossegurança: uma abordagem multidisciplinar, que aborda assuntos importantes para os dias de hoje desde a revolução sanitária que levam o mundo a enfrentar epidemias e desenvolver noções de transmissão, contaminação e prevenção de doenças ate as atuais descobertas cientificas e tecnológicas de Biossegurança. (TEIXEIRA e VALLE, 2010)
A Biossegurança insere questões voltadas à proteção social e ocupacional do trabalhador e esta voltada também em estudos de organismos geneticamente modificados. Ela é importante neste contexto, pois possui estratégia de ensino construtiva dos seus conceitos estruturantes- risco, acidente e perigo- que permite ao homem compreender como o risco é percebido na sociedade, logo em seguida, adquirir múltiplas competências, e enfrentá- lo. Entender como as relações de trabalho e saúde, suas implicações e impactos vem sendo construídas com o passar do tempo, podendo formar um cidadão critico e preparado para tomar decisões de ordem político- social, que podem influenciar seu futuro. (PEREIRA, SILVA, COSTA, JUMBERG e BORBA, 2012)
A Bioética vai além da saúde e a vida humana, compreendem questões relacionadas à vida de plantas e dos animais, pesquisas em animais e demandas ambientais. (PESSINI e BARCHIFONTAINE, 1996)
Também podemos definir Bioética como estudo sistemático do comportamento do homem no cuidado à saúde e ciências da vida, encaminhando o comportamento em relação aos valores e princípios morais. . (BELLINO, 1997)
No inicio da Bioética, a preocupação era ter o controle social de pesquisas em seres humanos. A opinião publica se mobilizou com alguns casos e exigiram regulamentação ética. Em 1963 no Hospital Israelita de doenças crônicas, foram injetadas células cancerosas vivas em idosos doentes e da década de 40 até 70, quatrocentos negros com sífilis foram deixados sem tratamento para a pesquisa da doença. Em 1974, frente à esses escândalos, o governo norte- americano, constituiu a Comissão Nacional, para a proteção dos seres humanos em pesquisas biomédicas e comportamental, com o intuito de colocar um fim na pesquisa, e surgiu um estudo dos princípios éticos básicos que deveriam norteara experimentação em seres humanos nas ciências do comportamento e na biomedicina. . (PESSINI e BARCHIFONTAINE, 2007)
...