A Evangelho e Contextualização
Por: carloses5 • 19/5/2017 • Trabalho acadêmico • 264 Palavras (2 Páginas) • 239 Visualizações
Antropologia Geral e da Religião
Evangelho e Contextualização
Jesus disse: “ide por todo mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16.15). Todo ser vivente tem a necessidade do evangelho de Cristo, ouvir a despeito de seu reino, do seu plano de salvação. A frase: “ide por todo mundo”, nos indica que o evangelho deverá ser levado por todos os lugares, a todos os povos, raças. Independente do contexto cultural devemos anunciar a palavra de Jesus, todavia de forma?
O cristão não tem apenas o dever de anunciar o evangelho, mas também o de como anunciar. Não cabe a ele realizar, de forma direta, mudanças culturais ou mudar padrões conceituais de determinada sociedade.
A contextualização por meio da ação do Espirito Santo é solução para proclamar o evangelho em qualquer panorama cultural. Na medida em que a palavra de DEUS encarna na vida do cristão, ela toma forma na cultura, ou seja, passamos a inferir valores, conceitos, crenças de maneira salutar e soberana. O cristão deve ter em sua vida “o evangelho”, para que possa se contextualizar com qualquer que seja a cultura. Ele deve ter consciência que deve prevalecer não são seus conceitos e valores, porém os da palavra de DEUS; compreendendo que ele é o agente (meio) de mudança e não a essência da mudança (o Espirito Santo de Deus).
Não podemos declarar que é uma ação simples a contextualização, ela é um grande desafio para todos nós. Todavia, não podemos deixar de encará-la como necessário para que a pregação do evangelho alcance todas as nações, de forma que possamos cumprir comissionamento nos dado por Cristo.
...