A Evolução da Reciclagem
Por: Jenni Nunes • 1/5/2020 • Trabalho acadêmico • 497 Palavras (2 Páginas) • 164 Visualizações
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Do Piauí
Campus Teresina Central
Curso: Gestão Ambiental
Disciplina: Gerenciamento de Resíduos Sólidos
Profª: Ana Carolina Chaves
Evolução e desafios da reciclagem de embalagens pós consumo
no Brasil
Teresina
2019
INTRODUÇÃO
A produção de resíduos sólidos no Brasil foi aumentando ao longo do tempo mediante o crescimento populacional e uso excessivo como também o desperdício dos recursos naturais; umas das maneiras de reduzir o uso desses recursos é através da reciclagem.
O Ministério do Meio Ambiente, defini reciclagem como um conjunto de técnicas de reaproveitamento de materiais descartados, reintroduzindo-os no ciclo produtivo; assim a reciclagem é uma excelente ferramenta para a solução da problemática de resíduos sólidos no domínio ambiental, social e desenvolvimento econômico.
A preocupação com a reciclagem surgiu na década de 70 buscando meiso para um desenvolvimento sustentável e uma destinação adequada para os resíduos, onde alguns deles demoram séculos para se decompor na natureza.
A Política Nacional de Resíduos (Lei nº 12.305/2010) Sólidos afirma que qualquer resíduo deve ser encaminhado para destinação final apenas quando não é possível seu reaproveitamento,sendo por meio da reciclagem, reutilização, compostagem ou geração de energia; quando não for possível aplicar alguns desses meios os resíduos devem ser destinados a aterros sanitários.
Os resíduos apresentam diversos tipos de características físico-químicas, o que decorre em vários tipos de tratamento de acordo com cada resíduo. Por essa razão deve haver a coleta seletiva, para organizar de uma melhor maneira os resíduos a serem reciclados evitando por exemplo sua contaminação.
A coleta seletiva não é obrigação apenas do serviço ou entidade que realiza a coleta do resíduo. No Artigo 3° incisso XVII da Lei nº 12.305/2010 temos que deve existir uma responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, ou seja, deve-se divir as responsabilidades entre o poder público, a iniciativa privada e o cidadão.
Dentre os objetivos da Lei nº 12.305/2010 elecandos no Artigo 7° temos a integração dos catadores nas ações que envolvam a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, mostrando assim a sua relevante importância. A frente, no Artigo 8° incentiva-se a criação e desenvolvimento de cooperativas ou associações de catadores visando melhorar suas condições de vida e reduzir riscos a saúde.
Assim, a tendência da Lei nº 12.305/2010 é que a quantidade de resíduo diminua a partir das iniciativas conduzidas pela mesma, como também criar novos negócios e promover empregos.
Por conta disso, este trabalho faz um levantamento dos relatórios disponibilizados pelo Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE) e tem como objetivo abordar sobre os aspectos da reciclagem no Brasil, considerando a evolução, cenário de desafios e a responsabilidade compartilhada após a implementação da PNRS.
...