A FORMAÇÃO – EDUCAÇÃO PERMANENTE NA FÉ
Por: fernandagfr • 7/8/2019 • Abstract • 4.083 Palavras (17 Páginas) • 226 Visualizações
FORMAÇÃO – EDUCAÇÃO PERMANENTE NA FÉ
Guia do Peregrino página: _______
Boa tarde minhas irmãs! Vou começar contando uma estorinha que eu imagino que seja familiar pra vocês:
Haviam 3 porquinhos, Palhaço, Paulinho e Pedrinho. Os três tinham a grande tarefa de construírem suas próprias casas. Palhaço, se achando muito esperto, escolheu construir uma casa de palha. Um material mais leve, mais fácil de carregar. Em 1 dia sua casa estava pronta; e ele na vida boa, só olhando os outros dois irmãos trabalharem. Já Paulinho, escolheu a madeira; material mais nobre, bonito, estava na moda na época! Construiu sua casa em uma semana. Casa bonita, modelo colonial. Depois ficou lá, repousando em sua varanda e vendo o Pedrinho trabalhar. Este, o Pedrinho, resolveu construir sua casa de pedra. Foi a casa mais difícil de ser construída. Carregava aquelas pedras pesadas, caía pedra no seu focinho, nas patinhas. E ainda agüentava chacota dos irmãos que já estavam brincando enquanto ele trabalhava. Trabalhou duro por 3 meses até que a casa ficasse pronta. Era a casa mais feia. Pedras de todos os formatos e tamanhos. Passou o tempo... veio o lobo. Aquele lobo que adora comer porquinho sabe?! Pois é, foi primeiro na casa do Palhaço, a de palha, a mais fácil né! Bastou soprar uma vez para a casa vir abaixo. Palha para todo o lado. Só que palhaço conseguiu fugir. Foi correndo para a casa de Paulinho. Mas o lobo foi atrás. Chegando lá, casa de madeira, o lobo soprou mas não fez efeito algum. Então se posicionou e com suas fortes patas levantou a casa de uma só vez. Os dois porquinhos saíram correndo e foram para a casa de Pedrinho. Foi o lobo atrás. Chegando lá, a casa era de pedra. Soprou horas e horas, tentou levantá-la, arrancá-la e nada. Aí viu a chaminé! Aquela gretinha da chaminé e falou: “É lá!” Só que enquanto isso, Pedrinho achou um caldeirão bem grande, encheu de água e colocou para ferver lá na lareira em que a chaminé dava acesso. Quando o lobo entrou... caiu dentro da água fervendo.
A Bíblia diz que além da água, o fogo também é um símbolo do Espírito Santo que é para ferver, queimar todo o mal que quiser entrar em nossa vida. Quem constrói a sua vida em Deus, o mal pode tentar soprar, arrancar, mas não consegue atingir aquela pessoa pois o alicerce de sua casa espiritual é Deus, então nada pode atingi-la.
E nós, minhas irmãs, como será que estamos construindo nossa casa espiritual? Estamos fazendo como o porquinho Palhaço? Indo atrás do mais fácil, do nosso comodismo? Ou estamos como Paulinho, procurando apenas o que é humano, o que está na moda? Será que podemos dizer que estamos construindo nossa casa espiritual como Pedrinho? Uma casa firme, fundamentada na palavra de Deus, para que revestidos do poder do Espírito Santo nenhum mal possa nos atingir? O mal, minhas irmãs, procura entrar pelas gretinhas que a gente deixa na nossa vida. Por isso devemos estar preparadas. É preciso construirmos nossa vida dentro dos ensinamentos de Cristo.
Precisamos conhecer melhor Jesus, aprender mais sobre Ele. Quantas pessoas são adultas na idade e crianças na fé. Porque não conhecem Jesus. Ficam no superficial. Muitas são batizadas, fazem 1ª Comunhão, Crisma. Escutam histórias e mais histórias sobre Deus mas não absorvem um terço do que escutam. Porque escutam, mas não ouvem com o coração. Quando somos batizadas, Jesus nos convida a sermos suas discípulas, portanto temos o dever de conhecer melhor os ensinamentos que Ele nos deixou. Devemos deixar um pouco de nos preocuparmos tanto com o que é humano e passarmos a buscar as coisas lá do alto... E é pra isso que eu estou aqui hoje, para que possamos juntas mergulhar nas Coisas do Alto através do estudo da palavra de Deus.
FORMAÇÃO – EDUCAÇÃO PERMANENTE DA FÉ, é esta a mensagem que trago a vocês.
Nós vivemos em um mundo em que a sociedade nos impõe o que ela quer, os programas de TV, os jornais muitas vezes nos dão péssimos exemplos como destruição de famílias e desvalorização do corpo entre outros, quanta roubalheira na política, impostos abusivos.... enfim...Não devemos ter uma consciência ingênua diante disso, aceitando tudo o que ouvimos, deixando as coisas acontecerem como se não tivéssemos nada a ver com aquilo. È necessário uma consciência além de crítica, cristã! Que tem como critérios os valores do Reino de Deus, que denuncia tudo aquilo que se opõe ao que Deus nos ensina, que busca transformar a realidade em que vivemos à luz da palavra de Jesus Cristo.
A palavra formação significa dar forma a alguma coisa. Nós cristãs, devemos dar forma ao nosso coração de modo que ele tome os traços, a forma do Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo. Para isso, é necessário uma formação integral, seja no aspecto humano, social ou espiritual, fortalecendo nossa fé a cada dia. Uma formação concreta, que nos permita viver segundo a vontade de Deus, ajudando na construção de uma sociedade mais justa e fraterna, perseverando no nosso compromisso de sermos discípulas de Jesus. Não basta estudarmos os ensinamentos de Cristo e guardamos apenas para nós mesmas. Ser discípula de Cristo, é viver aquilo conhecemos D’Ele, mostrar às pessoas através de nossos atos do dia-a-dia os princípios do Reino de Deus.
CURSILHO EM 1996
CAMINHADA COMO DISCÍPULA
ANO DEPOIS CUR – VESTIBULAR
PETRÓPOLIS
AFASTEI MOVIMENTO /DISTÂNCIA
GUARDADO NO MEU CORAÇÃO
MORAR 2 AMIGAS
FESTAS – NOVIDADES
SAÍA MUITO
NAMORO – DISTÂNCIA
SETIA ALGO FORTE POR ELE
O RESPEITAVA
AMIGAS – FESTAS – TRAIÇÃO
IA ME ARREPENDER
APROVEITAR A VIDA
TRAÍ-LO
APRENDIDO CAMINHADA CRISTÃ SER FIEL
APRENDIDO E NÃO
SOFRIA MUITO
ME AFASTEI DELAS
PRESSÃO FACULDADE
LONGE FAMÍLIA
TELEFONEMAS/
CHORO/ BRIGAS
EDUCAÇÃO EM JESUS
AFASTADO DO CURSILHO
DEUS PLANTOU NO MEU CORAÇÃO PERMANECIA VIVO
FUNDAMENTOU MEU NAMORO
SUPORTAR AS CRÍTICAS
JESUS MEU ALICERCE
ELE FEZ O CURSILHO
VOLTEI PARA VALADARES
GRUPO NOVA EVANGELIZAÇÃO
MARIDO 2 ANOS
RELACIONAMENTO FOI FUNDAMENTADO EM JESUS
ESCOLHIDO OUTRO CAMINHO
NÃO BASE EM CRISTO
PERDIDO O GRANDE AMOR.
CONSTRUINDO CASAMENTO SOBRE A ROCHA /CRISTO.
CAMINHADA NO GRUPO S. C. JESUS
AJUDA A FICAR AINDA + PERTO DE DEUS
Nós precisamos ter peito minhas irmãs, ter coragem de sermos Evangelhos vivos, para que o mundo possa ler nas páginas de nossa vida as palavras, os ensinamentos, a imagem de Jesus Cristo. Muitas vezes você, a sua vida pode ser o único evangelho que seu irmão lê. Por isso devemos ter o compromisso de conhecer Jesus, para que possamos levá-lo aos nossos irmãos.
...