A FUNÇÃO DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS NA GESTÃO PÚBLICA
Por: Eliz Crestani • 5/4/2017 • Monografia • 7.787 Palavras (32 Páginas) • 430 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
EDIMARCOS DALAGNOL
ELIZIANE MARIA CRESTANI
LEONICE LORENZETT
A FUNÇÃO DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS NA GESTÃO PÚBLICA
DOIS VIZINHOS - PARANÁ
2016
EDIMARCOS DALAGNOL
ELIZIANE MARIA CRESTANI
LEONICE LORENZETT
A FUNÇÃO DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS NA GESTÃO PÚBLICA
Monografia apresentada ao curso de Gestão de Políticas Públicas, do ESAP – Instituto de Estudos Avançados e Pós - Graduação e UNIVALE – Faculdades Integradas do Vale do Ivaí, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista.
Orientador: Prof. Ms. Reinaldo Ribeiro de Castro Junior
DOIS VIZINHOS - PARANÁ
2016
[pic 3]
Edimarcos Dalagnol
Eliziane Maria Crestani
Leonice Lorenzett
A FUNÇÃO DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS NA GESTÃO PÚBLICA
Monografia apresentada ao curso de Gestão de Políticas Públicas, do ESAP – Instituto de Estudos Avançados e Pós -Graduação e UNIVALE – Faculdades Integradas do Vale do Ivaí, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista.
COMISSÃO EXAMINADORA _____________
Nota
________________________________
Prof. Ms. Reinaldo Ribeiro de Castro Junior
________________________________
Secretaria
________________________________
Secretaria
Dois Vizinhos - Paraná, _____ de ______________ de 2016.
[pic 4]
DEDICATÓRIA
À nossa família, pela capacidade de acreditar e investir em nós. O cuidado е a dedicação de vocês foi o que nos deu, em alguns momentos, а esperança para seguir. A presença de vocês significou segurança е certeza de que não estamos sozinhos nessa caminhada.
[pic 5]
“Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível.”
Charles Chaplin
CRESTANI, E. M. DALAGNOL, E. LORENZETT, L. A Função dos Princípios Constitucionais na Gestão Pública. Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação – ESAP. Monografia de curso de pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Politicas Públicas. Dois Vizinhos - PR. 2016.[pic 6][pic 7]
RESUMO
O único objetivo da administração pública é o bem comum dos cidadãos, para tanto deve guiar suas atividades nos princípios constitucionais previstos no artigo 37 e incisos da Constituição Federal de 1988. Estes princípios objetivam impor aos atos de todo agente ou gestor público, a legalidade, a impessoalidade, a moralidade, publicidade e eficiência, levando assim a transparência e demonstrando mais credibilidade no setor público. Todo ato publico deve ser legal, estar de acordo com a lei, ser impessoal, ou seja, não deve haver interesse particular vinculado ao mesmo, deve ser publicado em diário oficial, e ser realizado com ética e de forma célere. A administração pública que anda sempre em consonância com a lei demonstra aos cidadãos a preocupação que possui com o bem estar comum e também que sempre age de boa fé, lidando com as situações dentro da legalidade e dos princípios éticos. Aquele que age contra os princípios, agride não somente os princípios, mas toda a sociedade, pois a responsabilidade maior da administração pública é o zelo pelo que é de todos. O objetivo do presente trabalho foi elencar e analisar, meio de revisão bibliográfica, a importância dos princípios constitucionais da administração pública, apontando cada peculiaridade que torna os princípios essenciais e obrigatórios.
Palavras-chave: Constituição Federal. Bem Comum. Ética. Responsabilidade Administrativa.
[pic 8]
[pic 9]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 7
1 CONCEITUANDO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 9
1.1 CONCEITO GERAL 9
1.2 O PORQUÊ DA APLICABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 11
1.3 CARACTERÍSTICA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM ALGUNS PAÍSES DESENVOLVIDOS 12
2 PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 14
2.1 PRINCIPIO DA LEGALIDADE 14
2.2 PRINCIPIO DA IMPESSOALIDADE 15
2.3 PRINCIPIO DA MORALIDADE 16
2.4 PRINCIPIO DA PUBLICIDADE 17
2.5 PRINCIPIO DA EFICIÊNCIA 19
3 GESTÃO PÚBLICA E IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA 21
3.1 A NATUREZA JURÍDICA DA LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA 21
3.2 MECANISMOS PUNITIVOS QUANDO DO DESRESPEITO NA GESTÃO PÚBLICA 23
3.3 A LEI DE IMPROBIDADE E OS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS 24
CONSIDERAÇÕES FINAIS 26
REFERENCIAS 28
INTRODUÇÃO[pic 10]
Como se sabe cabe à administração pública a gestão de interesses e o bem-estar da coletividade, devendo sempre zelar pela defesa, conservação e aperfeiçoamento dos bens e serviços prestados pelo órgão público, sendo que cada servidor público possui este dever, o de sempre agir de acordo com a lei, prezando pela coletividade.
...