A Formação de um Indivíduo
Por: Nathallyn Alves Fontes • 13/8/2019 • Artigo • 468 Palavras (2 Páginas) • 120 Visualizações
[9/8 17:59] Nathallyn: Família: É a primeira sociedade que convivemos e que levamos pra toda a vida, é a base de sustentação para a formação de qualquer indivíduo. É no convívio familiar que aprendemos a respeita, partilhar, ter compromisso, disciplina etc.
A família é o pilar de sustentação para todos, pq é nela que aprendemos a conviver e a interagir com o mundo que nos cerca.
O papel da família vai além do q ensinar oq é certo e errado, é formar indivíduos étnicos, tolerantes e conscientes.
[9/8 18:05] Nathallyn: Igreja: Essa instituição tem um grande poder organizacional de controle e socialização do indivíduo. Ela propõe o amor ao próximo, a empatia, e perdoar .
A igreja proporciona por meio da fé um grau de confiança de que tem um Deus que zela por nós, trazendo um consolo pro individuo. A igreja partilha das crenças e tradições que ajuda na formação do caráter social.
[9/8 18:09] Nathallyn: Escola: O dever da escola é atuar na formação moral e intelectual do indivíduo.
É um lugar onde encontramos meios de nos preparar para realizar nossos projetos de vida..
A escola transmite valores , normas, conhecimento técnico e cultural que contribui para a formação profissional de um indivíduo.
[9/8 18:13] Nathallyn: Estado: É uma forte instituição que exige de nós deveres a serem cumpridos em troca de direitos.
É uma instituição permanente que independente da nossa vontade de participar e servir , é uma obrigação de todos os cidadãos.
O estado exerce um controle social em toda população.
E contribui para que tenha indivíduos étnicos que cumpra com seus deveres perante a lei.
[13/8 15:09] Nathallyn: Com base nisso, para a compreensão dos primór- dios da Psicologia brasileira, é fundamental o estudo das intensas mudanças no cenário político-social que repercutiram sobre a sua existência. Desta forma, estu- dar as histórias da Psicologia durante o período da dita- dura militar envolve a sua apreensão enquanto criação humana, e como tal, relacionada com este período sócio-histórico
[13/8 15:10] Nathallyn: Deste modo, como o paciente era tratado no consultório particular, preocupado com suas próprias questões emocionais, as reflexões coletivas eram deixadas de lado. Conse- quentemente, a relação do homem com a sociedade não era articulada claramente (
[13/8 15:11] Nathallyn: Portanto, urge pensar a Psicologia em seu projeto social e histórico, em sua devida arti- culação com a realidade que vivencia, considerando as relações de poder existentes de sua realidade e o impacto desses fenômenos em seu cenário de atua- ção. O resgate da própria história permite a apropria- ção do senso crítico, culminando no compromisso social do indivíduo desde o momento de sua forma- ção ( Cambaúva et al., 1998). Deste modo, a Psicologia deve privilegiar um processo formativo contextuali- zado e formalizar a participação como estratégia de trabalho ou, em outras palavras, levar em considera- ção as teorias existentes, refleti-las e articulá-las com a realidade social vivida (Carrara,1996
...