A GESTÃO DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA
Por: Lucio Antonio • 26/11/2018 • Artigo • 468 Palavras (2 Páginas) • 121 Visualizações
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA [pic 1]
DISCIPLINA: GEP013-GESTÃO DE OPERAÇÕES E LOGISTICA. |
PROFESSOR: WELLINGTON TAVARES. |
NOME ALUNO (A): THAIS SEDLMAYER E SILVA PARDIM. MATRICULA: 16.2.6448 |
NOME DO PÓLO: UAB – CARLOS CHAGAS/MG |
Nº. DA ATIVIDADE: ATIVIDADE 1. |
DATA: 03/09/2018 |
Desenvolvimento
A logistica têm suas origens através das forças militares, desde os séculos passados a logistica é utilizada como forma de planejamento. Pode ser definida como a colocação do produto certo, na quantidade certo, com a documentação certa, ao custo certo. Sendo produzido com o menor custo, da melhor forma, e deslocado mais rapidamente, agregando valor ao produto e dando resultados positivos aos acionistas e aos clientes.
Com o passar dos anos os meios de trabalho foram se modernizando e melhorando a agilidade com que os serviços são prestados, os meios de transportes foram se modernizando. Houve também a padronização mundial das cargas através das paletas, o que facilitou no manuseio das cargas. Assim como os conteinners foram padronizados também. As máquinas que fazem o serviço ficaram mais agéis também, como por exemplo as empilhadeiras.
A logística vai muito além apenas do transporte e da estocagem de produtos, ela pode ser divida ainda entre Logistica reversa e logística de serviços. A logistica agrega valor a um produto por duas formas quando e onde o cliente necessita do produto. Dessa maneira a logística utiliza diversas maneiras de transportes para agregar o valor e atender ao que foi contratado pelo cliente. Assim como quem precisa dos serviços também deve ter um planejamento logístico do que precisa e quando precisa.
Nível de serviço faz parte do markentig e pode ser definido como o cumprimento do que ficou acordado entre cliente e o prestador de serviço, isso inclui preço, qual serviço será ofertado, integridade da carga, entre outros. É atraves do nível de serviço que a empresa prestadora de serviço vai saber em qual mercado que irá atuar.
Uma organização de logística tem qualidade no serviço logístico quando cumpre integralmente o nível de serviço contratado, para estabelecer o nível de serviço são utilizadas três etapas: pré-transação (que é quando se combina o que será oferecido de maneira formal e por escrita), transação (quando o serviço é realizado) e pós-transação (as garantias, os reparos, ou reembolsos).
As atividades logísticas são estabelecidas com base no nível de Serviço, ele se encontra no centro do processo logístico demandando para cada uma das atividades da logística as atividades complementares que são: compras, armazenagem, embalagem de proteção, manuseio de materiais, transporte e manutenção da informação. Que se relacionam diretamente com as atividades de Gestão do processamento do pedido, de gestão de transporte e de gestão de estoque.
Para a logística todas essas atividades são únicas e sistemicas, e direta ou indiretamente fazem uso ou necessitam de todas as atividades complementares, tendo o mesmo grau de importância.
...