A Geometria e Desenho Geométrico II
Por: Alessandra Garcia Leal • 12/3/2019 • Resenha • 734 Palavras (3 Páginas) • 180 Visualizações
Universidade de São Paulo[pic 1]
IME-USP
Licenciatura em Matemática
MAT0240 - Geometria e Desenho Geométrico II
TGI - Resumo Analítico
Alessandra Garcia Leal nº USP 8944112
“A Contribuição do software GEOGEBRA na aprendizagem dos conceitos geométricos no estudo das pirâmides.”
O artigo traz, a partir da observação da dificuldade dos alunos na visualização de sólidos, no caso as pirâmides, no plano e assim compreender suas propriedades, um estudo sobre a contribuição da utilização do software GeoGebra na aprendizagem dos conceitos geométricos no estudo das pirâmides com alunos do Ensino Médio.
Com a preocupação de atender os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio - PCN’s, no que diz respeito ao desenvolvimento das “habilidades de visualização, desenho, argumentação lógica e de aplicação na busca de soluções para problemas podem ser desenvolvidas com um trabalho adequado de Geometria, para que o aluno possa usar as formas e propriedades geométricas na representação e visualização de partes do mundo que o cerca”, viu-se a necessidade de planificar as pirâmides, utilizando-se dos conceitos da geometria plana para apresentar alguns dos seus conceitos como área e volume. Porém, ainda observava-se a dificuldade com outros conceitos, como por exemplo os apótemas.
O processo cognitivo é composto por três fases: visualização, construção e raciocínio. Elas estão interligadas e são de extrema importância para a construção do conhecimento em geometria espacial. E é justamente a visualização a maior dificuldade do aluno. Sem uma das fases não há para o aluno uma aprendizagem significativa que segundo Marco Antonio Moreira, baseado na perspectiva de aprendizagem de Ausubel, “é o processo através do qual uma nova informação (um novo conhecimento) se relaciona de maneira não arbitrária e substantiva (não-literal) à estrutura cognitiva do aprendiz. É no curso da aprendizagem significativa que o significado lógico do material de aprendizagem se transforma em significado psicológico para o sujeito”, sendo necessário a criação de ferramentas diversas para suprir a carência dos alunos com o objetivo de haver uma aprendizagem significativa.
Neste contexto, a informática serve como uma ferramenta para auxiliar os alunos no processo de aprendizagem, facilitando de forma efetiva a visualização, e, fazendo uso de softwares adequados, tem-se uma uma grande contribuição para o aprendizado do aluno. O Geogebra é um destes softwares. Desenvolvido para o ensino da Matemática, ele reúne vários recursos, apresentando simultaneamente várias representações de um mesmo objeto .
Assim, utilizando-se desta ferramenta, para auxiliar na compreensão dos conceitos e propriedades das pirâmides, foi feita uma pesquisa com alunos do segundo ano do Ensino Médio.
Após apresentação e familiarização com o programa, os alunos fizeram construções de algumas pirâmides e resolveram os exercícios propostos. O resultados geral desta atividade mostra que 50% dos alunos tiveram aproveitamento total na atividade e nenhum aluno teve aproveitamento inferior a 60%.
Questionados sobre as vantagens da utilização do Geogebra para a atividade, a maioria dos alunos declarou que o software ajudou a visualizar a pirâmide e pensar mais rápido na solução dos problemas. Declararam também que gostaram muito de uma atividade diferenciada nas aulas de Matemática.
...