A Gestão De Pessoas E Liderança De Equipes Comerciais
Por: 36120192875 • 16/5/2023 • Resenha • 389 Palavras (2 Páginas) • 52 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC
SANTO AMARO
Erika Silva Diogo Caetano
Turma CAS – 2301
GESTÃO DE VENDAS E NEGOCIAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA DE EQUIPES COMERCIAIS
SÃO PAULO
2023
A palavra soft skill é um termo inglês, que representa as competências sociocomportamentais, que são aptidões pessoais ligadas as características de cada pessoa. Sendo fundamentais na interação, no ambiente de trabalho e no desenvolvimento de processos.
Várias pesquisas sobre o futuro do trabalho vêm sendo desenvolvidas mundo afora e apontam que muitas profissões que podem ser automatizadas correm o risco de desaparecer graças ao avanço da tecnologia. Com isso surge a necessidade de competências essencialmente humanas que não podem ser automatizadas.
Dessa forma gerando um diferencial aos profissionais que possuem as competências sociocomportamentais.
Com base na análise do artigo, acredito que a soft skill mais relevante no momento atual é a inteligência emocional, pois tal comportamento está ligado diretamente a entrega de resultados nas empresas. Pois é através dessa competência que nós entendemos o contexto, controlamos e expressamos as nossas emoções de forma assertiva. Pois engloba os pilares de autoconhecimento, empatia, resiliência e autogestão.
E a soft skill que não é um aprendizado atual, porém é muito importante para o meio corporativo é a colaboração, pois aumenta o senso de pertencimento, gerando resultados de forma eficiente e resoluções nos problemas diários com mais agilidade.
E para acompanhar essas mudanças no ambiente corporativo e atual o papel da liderança torna-se cada dia mais relevante.
De acordo com Malvezzi (2015) denomina de liderança, a influência que pessoas exercem para direcionar e regular os comportamentos de outras, visando à eficiência de ações coletivas e ao apoio a empreendimento compartilhados.
E de acordo com as mudanças a Liderança democrática juntamente com a liderança participativa, tem surtido efeito positivo, por contribuir de forma ativa orientando, incentivando e participando de todos os processos em parceria com seus subordinados. Onde suas principais vantagens são decisões assertivas, aumento de confiança e produtividade.
Santana, Tecchio e Cunha (2010), declara que não existe necessariamente um modelo ideal e único de liderança e que deve ser considerado as vantagens e desvantagens de cada um conforme cada situação.
Ao longo deste conteúdo, aprendi o quão importante é o papel da liderança para o melhor desempenho da equipe e como se destacar com competências além de técnicas para ser um profissional de excelência.
Referência:
https://www.pontotel.com.br/lideranca-democratica/
https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/carreira/as-5-soft-skills-mais-importantes-para-o-mercado-de-trabalho-em-2023
Aula 3 – Liderança de equipes comerciais
https://blog.solides.com.br/futuro-do-trabalho/?utm_term=&utm_campaign=pareto.aw.gsn.general{blog}{LDt}&utm_source=adwords&utm_medium=g&hsa_acc=5023217460&hsa_cam=12550667912&hsa_grp=129846598923&hsa_ad=591926408615&hsa_src=g&hsa_tgt=dsa-1466823538259&hsa_kw=&hsa_mt=&hsa_net=adwords&hsa_ver=3&gclid=Cj0KCQjwla-hBhD7ARIsAM9tQKtCyGb2oS9MFLDj58snLoN4RUQlzxTKnetfxP3g0FGlTTZUdBjWlAsaAkOTEALw_wcB
...