A Gestão do Conhecimento na Roche
Por: ThamyGFS • 9/3/2020 • Resenha • 288 Palavras (2 Páginas) • 74 Visualizações
Página 1 de 2
A Gestão do Conhecimento na Roche
A) Destacando e comentando os pontos mais relevantes da implantação da gestão do conhecimento na Roche;
- Ajuda executivos a reconhecer a importância e a assumir a responsabilidade pela gestão de ativos não financeiros, tais como: pessoas, marcas, capital intelectual, relacionamento com os clientes e infraestrutura.
- Desenvolver um produto, não produzir apenas o comprimido, estavam gerando conhecimento sobre como tratar doenças. De repente, o conhecimento passou a ser visto não como um insumo de produção do seu negócio. Produzir conhecimento tornou-se o seu negócio.
- “A meta estabelecida por nós na Roche foi: Nós queríamos ter certeza que as pessoas seriam capazes de acessar de maneira regular e eficaz o conhecimento organizacional. Nós selecionamos três tipos de conhecimento que as pessoas deveriam acessar. O primeiro era o conhecimento sobre o cliente. O segundo era o conhecimento gerado pela experiência. E o terceiro era o conhecimento sobre o processo”
B) Se você fosse nomeado Diretor de Gestão do Conhecimento da organização onde você trabalha, por onde começaria a implementação da GC? Por que?
- Começaria pelo RH.
- Mapearia, pelo Carreira e Sucessão, quais as maiores necessidades identificadas nos colaboradores e começaria um trabalho coletivo para as iguais e individual para as identificadas diferentes. Neste trabalho incluiria o setor de comunicação para enviar o comunicado a todos os colaboradores.
C) No caso da sua empresa, que aspectos seriam favoráveis e/ou desfavoráveis à implantação deste modelo de Gestão do Conhecimento?
- A aceitação de todos saírem da zona de conforto e começarem a expor suas ideias seria um desafio;
- A comunicação efetiva, todos estarem “na mesma página”, interação entre as áreas, exposição de ideias e solução dos GAPs identificados.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com