A Gestão de Pessoas
Por: spoudaios • 19/8/2016 • Trabalho acadêmico • 1.253 Palavras (6 Páginas) • 263 Visualizações
Aprendemos que nosso contexto atual demanda por profissionais (gestores, lideres) que saibam implementar uma gestão estratégica de pessoas nas organizações. Uma das maneiras de iniciar esse processo é pela contratação ou pela identificação de funcionários que estejam trabalhando conforme suas competências. Nesse sentido, é preciso implementar um bom sistema de competências, de acordo com as singularidades da organização em questão.
Com isso em vista:
1) Faça uma pesquisa na Internet e busque pelo menos 3 explicações diferentes ao conceito de competência organizacional, citando a fonte de cada uma dessas explicações, conforme ABNT (pesquise sobre como fazer referências de forma correta). (3,0 pontos)
O DNA de uma organização certamente são as pessoas. Desta forma deve existir a valorização pessoal de cada um que lá desempenham seus papéis. As organizações deverão buscar o aproveitamento contínuo dos potenciais existentes internamente, talvez aquele profissional com potencial esteja perdido dentro de uma empresa por não haver políticas de valorização pessoal e nem um investimento em pessoas, e, esta, por sua vez vem a procurar no ambiente externo um profissional que se encaixe naquele perfil buscado, no entanto, este profissional poderá estar em meio a aqueles que fazem parte do quadro de funcionários, o que falta para ser descoberto é a oportunidade e a valorização do quadro funcional. Como fazer isso? O mapeamento das competências individuais, coletiva e organizacional poderá trazer um grande benefício para esta organização, dentro de um planejamento estratégico. Assim definidos os dois primeiros:
• competências individuais aparecem como uma combinação de saberes construídos pelo indivíduo a partir de sua própria historia de vida, sua formação, os aprendizados ao longo da sua trajetória profissional com os clientes, fornecedores e colegas. Um aprendizado ativo, uma agregação de conhecimentos organizados e conscientes sempre buscando o aperfeiçoamento pessoal e profissional;
• competência coletiva, muito mais do que o somatório das competências individuais, ela é o conjunto organizado das competências individuais, numa espécie de equipe multidisciplinar, multifacetada, em “perfeito entrosamento relacional com seu ambiente externo e com as pessoas que o compõe, todos com o mesmo objetivo: a sobrevivência organizacional” Esse “perfeito” entrosamento não significa ausência de conflitos, mas a capacidade de enfrentá-los e minimizá-los da melhor forma em prol de um objetivo comum;
(http://m2adiagnosticoempresarial.com.br/sistema/content/rh/As_Pessoas_e_suas_Competencias_no_Desenvolvimento_das_Organizacoes.pdf; Acessado em 06 de julho de 2016 ás 12h11min)
Neste trabalho ficaremos restritos somente a três diferentes conceitos sobre competência organizacional. Seguem tais conceitos:
1. Competências organizacionais são processos, funções, tecnologias e pessoas que tornam possíveis a uma empresa entregar produtos e serviços com alta qualidade, com velocidade, eficiência e um serviço ao cliente de elevado nível.
Exemplo de competências organizacionais podemos listar:
3M: Conhecimentos tecnológicos de abrasivos e adesivos.
.3M: Gestão de inovação
Hewlett-Packart: Velocidade de lançamento de novos produtos.
Petrobras: Tecnologia de produção em águas profundas.
Eastman-Kodak: Tecnologia de processamento de imagens fotográficas.
Wal-Mart: Gestão de logística.
Microsoft: Desenvolvimento de software.
As competências organizacionais estão, portanto, associados com á imagem da empresa. Ou seja, ao fazer a adequada gestão dos seus processos, das tecnologias que dispõe e dos talentos que possui, a empresa estará desenvolvendo competências que irão fortalecer a sua imagem junto ao mercado. Portanto, não basta que a empresa possua funcionários talentosos, é preciso que as estratégias da empresa sejam viabilizadas a partir do uso adequado dos desses talentos, com a utilização dos seus recursos tecnológicos dentro de um modelo gestão alinhado aos objetivos estratégicos da empresa.
(http://www.rh.com.br/Portal/Desempenho/Artigo/3250/classificando-ascompetencias.%20html; Acessado em 05 de julho de 2016 ás 11h57min)
2. “...Fernandes et al. (2006, p. 50) dizem que competência organizacional é “um conjunto de recursos coordenados que geram valor à organização, são difíceis de imitar, podem ser transferidos a outras áreas, produtos ou serviços da organização, e impactam o desempenho organizacional em um fator-chave a seu sucesso”. “
(http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/3Es/3es_2013/2013_3Es218.pdf; Aceseado em 05 de julho de 2016 ás 12h30min)
3. Competência organizacional é construída a partir da historia da empresa, sua cultura, seu sistema de valores, da combinação de saberes individuais e coletivos, de seus métodos de aquisição, gestão e desenvolvimento de seu pessoal, de suas tecnologias e métodos de produção transmitidos de maneira formal e informal, de seu sistema gerencial, de seus ativos materiais e financeiros, alcançando um desempenho seguro e econômico. (http://m2adiagnosticoempresarial.com.br/sistema/content/rh/As_Pessoas_e_suas_Competencias_no_Desenvolvimento_das_Organizacoes.pdf; Acessado em 06 de julho de 2016 ás 12h11min)
A existência de vários conceitos sobre competências organizacionais é de fato importante para que haja um processo de melhoria continuada para as organizações. Entretanto, todas as competências deverão estar vinculadas a uma boa gestão do conhecimento, valorizando o individual, coletivo e o organizacional. Somente assim o conhecimento
...