TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  21/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.453 Palavras (6 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 6

        MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Disciplina: Gestão de Pessoas

Módulo: Gestão de Pessoas

Aluno:

Turma:

Introdução

Em plena época de mudanças organizacionais, hoje podemos notar diversos jovens da geração Y assumindo papeis importantes de liderança, desde cargos de supervisores até diretores. Porém isso pode gerar alguns conflitos entre as gerações, Baby boomers e X, por se sentirem “substituídos” ou sendo resistente as novas mudanças da geração Y e também conflitos nos perfis de liderança.

As gerações podem apresentar diferentes tipos de liderança, como estudado no e-Book Gestão de pessoas na sociedade, por Victor Claudio, que analisado desde a era Industrial até os tempos modernos, onde cada geração representa perfis diferentes de liderar.

Vamos conhecer alguns dos perfis, dentre todas as Eras e analisa-los com suas vantagens e desvantagens.

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

De acordo com Macêdo e colaboradores (2012:94), “liderança é a arte de educar, orientar e estimular as pessoas a persistirem na busca de melhores resultados num ambiente de desafios, riscos e incertezas”, podemos entender claramente que o perfil é um fator muito importante para o sucesso de um empresa, onde eles são os responsável em liderar as equipes em suas atividades rotineiras ou esporádicas, porém para cada área ou atividade requer tipo de perfil diferente, para isso iremos entender um pouco mais sobre cada tipo de perfil comuns nos ambientes organizacionais.

Perfil Autocrático

As principais características de um perfil autocrático são as tomadas de decisões, elas não são questionadas elas devem ser cumpridas por todos os membros da equipe, a centralização das responsabilidades, onde o líder assumira total responsabilidades das tarefas, tanto em seu êxito como seu fracasso, onde também aplicará punição pelos erros cometidos pelos liderados.

Vantagens: São as tomadas de decisões em situações estressantes, não interferindo nos lideramos onde podem continuar com suas atividades sem se preocupar com decisões complexas, também são extremamente eficientes em pequenos grupos e atividades com cronogramas, onde é responsável em delegar as atividades especificas para cada membro e ser um líder em grupos menores.

Desvantagens: São percebidas ao longo do tempo, com a fadiga dos liderados em não serem ouvidos, não poderem participar das decisões com novas ideias e com sua contribuição de suas experiencias profissionais, onde os lideramos acabam se sentindo insatisfeitos e pouco motivo para as atividades ocasionando um desempenho inferior ou o não cumprimento das metas.

Perfil Participativo/Democrático

As principais características de um perfil democrático são em ser participativo e comunicativo, estimulando a participação dos lideramos nas tomadas de decisões, também é o principal incentivador da equipe, onde estimula a investir e crescer em suas carreiras e também em sua vida pessoal, acreditando no potencial de cada membro, também é um estimulador de trabalho em equipe que realiza estímulos para que os membros se unam para o mesmo objetivo.

Vantagens: Por estarem sempre abertos a diálogos e ideias com seus liderados, podem pensar que é um líder fraco ou não merecer respeito, por isso deverá ter cuidado e manter a relação de respeito entre eles, sempre deixando claro os papeis do líder e liderados.

Desvantagens: Equipes com profissionais jovens ou sem experiência normalmente tendem a ter resultados negativos, por não serem capazes de assumir as responsabilidades delegada.

Perfil Laissez-faire (liberal)

As principais características do perfil Laissez-faire são deixar seus liderados livres, não se envolvendo diretamente nas discussões, deixando-os tomarem as decisões, criando um elo de confiança e respeito.

Vantagens: São a contribuição do desenvolvimento geral dos liderados, tanto autoconfiança como de sua maturidade, e também a capacidade de relacionamento entre seus pares.

Desvantagens: São que como os liderados se sentem livres, podem perder a confiança de seu líder e isso poderá impactar nas entregas das atividades da equipe como um todo.

Perfil Coercitivo

A principal característica do perfil Coercitivo é ser rígido, perfil da era Industrial onde os lideres mandavam e os liderados obedeciam, normalmente utilizando o poder.

Vantagens: Tende a funcionar bem em situações emergencial e uma resposta rápida a decisões.

Desvantagens: São que as pessoas não podem expressar opinião, existe muita cobrança psicológica e são coagidos com punições caso ocorra algum erro.

Perfil Autoritário

As principais características do perfil Autoritário são ter sempre a razão, impor seu pensamento sempre à frente, egocêntrico, e ser agressivo com os liderados, inspirando mais medo do que respeito e admiração.

Vantagens: São responsáveis por alavancar resultados rápidos, em equipes com pouca experiência, acompanha de perto as atividades e evita desvios por parte dos liderados.

Desvantagens: São constranger colaboradores, gritando e insultando, e principalmente desgastando os liderados que não podem se expressar com opiniões e ocasionando o descontentamento com o trabalho.

Perfil Paternal

As principais características do perfil Paterno é criar laços com seus liderados, colocando sempre à frente os desejos pessoas.

Vantagens: São sentimentais, possuem empatia com os liderados, conseguem trazer os liderados a seu favor, conquistando a confiança de cada um e não sendo questionado de suas decisões.

Desvantagens: São ao tratar os liderados como “filhos”, acabam protegendo demasiadamente e não deixando eles se desenvolverem, tomando sempre todas as decisões e os liderados acatando sem resistências. Também por não incentivar melhorias, a falta de feedback é um fator importante para o desenvolvimento dos liderados.

Perfil Treinador – Treina, incentiva o acerto

As principais características do perfil Treinador são promover e inspirar o autodesenvolvimento dos liderados, ensinando a aprenderem por si, elevando o desempenho da equipe ou liderado, produzindo mudanças positivas e preenchimento dos gaps.

Vantagens: Desenvolvimento das habilidades, foco na performance, incentivador, motivador para obter melhor performance e sempre preocupado em conhecer melhor sua equipe.

Desvantagens: Se faz necessário uma equipe ou líder dispostos a se dedicarem ao desenvolvimento e mudanças e os resultados são de longo prazo, podendo comprometer resultados de curto prazo.

Perfil Inspirador/Carismático

As principais características do perfil Inspirador são confiar em si e em sua equipe, constrói um ambiente inspirador, possui empatia com seus liderados, busca sempre novas soluções e são exemplos para os liderados.

Vantagens: São autoconfiantes, buscam melhoria continua, são inspiração para os liderados e são comunicativos.

Desvantagens: Podem se tornar autocentrado e poderá passar a impressão de ser arrogante e sua busca por melhorias pode leva-lo à insatisfação.

Perfil Marcador de Ritmo

As principais características do perfil Marcador de Ritmo são em alcançar rapidamente os resultados, buscando o alto desempenho.

Vantagens: São eficientes em suas metas, ajudando os liderados nas atividades para alcançar seus objetivos.

Desvantagens: São extremamente workaholic, acabam não aceitando liderados fora de seu ritmo de trabalho.

Perfil Transformacional

As principais características do perfil Transformacional são de busca em transformar o ambiente, sempre de olho nas oportunidades e sempre resolvendo qualquer tipo de problema, desde os menores até os maiores.

Vantagens: São motivacionais com os liderados e inspirando a reinvenção.

Desvantagens: Não Costumam ser rotineiros e por exigir alta performance não se adaptam a liderados inexperientes.

Perfil Transacional

As principais características do perfil Transacional são o cumprimento de metas, seu comportamento é como de chefe e não de líder e segue regras.

Vantagens: Utiliza estratégias de recompensas, focado nos resultados, em momentos de crise é excelente para resolver problemas com agilidade e eficácia.

Desvantagens: Não se preocupa em compreender as motivações de sua equipe, punição por erros, não houve as opiniões dos liderados.

Perfil Situacional

As principais características do perfil Situacional são saber aproveitar ao máximo as habilidades dos liderados, ter uma boa comunicação assim motivando as habilidades ao extremo.

Vantagens: São adaptativos, desenvolve os liderados, flexíveis e aumento da produtividade.

Desvantagens: Podem demorar no desenvolvimento dos liderados e dependência do domínio do líder.

Após a analise de cada perfil listado acima, podemos dizer que nos tempos modernos com a geração Y, as grandes empresas prezam muito pelo desenvolvimento de seus colaboradores, sempre prevendo conciliar os interesses corporativos e pessoais, por isso os perfis Participativo/Democrático, Treinador, Inspirador/Carismático e Situacional são mais comuns, pelo fato de sempre envolver os colaboradores e desenvolvimentos das habilidades, devido à nova era da tecnologia que nos encontramos.

Por outro lado, também podemos nos deparar muito com o perfil Transacional em pequenas empresas até as grandes empresas, por serem um perfil mais agressivo e com foco nas metas sem se importar com o desgaste do colaborador.

Considerações finais

Conforme apresentado os diversos tipos de perfis, podemos concluir que em tempos modernos a tendências dos novos lideres estarem sempre buscando aperfeiçoamento, tanto em programas de desenvolvimento das empresas como na busca de coach, pouco a pouco vamos nos deparar cada vez mais em ambientes corporativos com lideres mais bem preparados para poderem liderar suas equipes com maior eficácia.

Como não existe um perfil de liderança ideal, pois cada perfil possui seus pós e contras, e cada função exige um tipo de perfil especifico, será comum continuarmos encontrando todos os tipos de perfis mencionado, porém cada vez mais serão valorizados os perfis que visam o bem-estar dos colaboradores.

Referências bibliográficas

MELLO, F. B. Conheça os 10 perfis de liderança mais comuns. Administradores, 2010. Disponível em: http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/conheca-os-10-perfis-de-lideranca-mais-comuns/36401/. Acesso em: fev. 2021.

EQUIPE IBC. QUAIS OS TIPOS DE LIDERANÇA – CONHEÇA ALGUNS MODELOS. Disponível em: https://www.ibccoaching.com.br/portal/lideranca-e-motivacao/quais-tipos-lideranca/. Acesso em: fev. 2021.

EQUIPE IBC. O QUE É LIDERANÇA? Disponível em:  https://www.ibccoaching.com.br/portal/lideranca-e-motivacao/teorias-da-lideranca/. Acesso em: fev. 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (240.3 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com