A Gênese Do Serviço Social
Trabalho Escolar: A Gênese Do Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cupcakes • 3/6/2013 • 412 Palavras (2 Páginas) • 491 Visualizações
As duas Teses:
-Perspectiva Endógena: evolução, organização profissionalização das formas anteriores de ajuda mútua, caridade e filantropia. ““O fato ou ato de ajudar o próximo, corrigir ou prevenir males sociais, levar os homens a construir seu próprio bem- estar, existe desde o aparecimento dos seres humanos sobre a Terra. Com um ou outro nome, podemos seguir-lhe a evolução no decorrer dos séculos” (VIEIRA, 1977, p.27).
* A profissão é vista a partir de si mesma.
*Têm uma visão focalista da origem do Serviço Social.
*Vêem o profissional como um filantropo.
* Evoluídas formas sistemáticas de ações.
* A gênese da profissão = opção pessoal = Igreja.
*Os atores são sempre singulares.
-Perspectivas Histórico-Crítica: procurando um novo caminho de análise, surge, em oposição à anterior, uma segunda tese de interpretação sobre a gênese e natureza do serviço social: a profissão é entendida como subproduto da síntese dos projetos políticos econômicos ou elemento que participa da reprodução das relações de classes sociais e da contradição nelas existentes.*Significado social da profissão se dá na reprodução das relações de classe.
*Especialização do trabalho coletivo dentro da divisão social do trabalho peculiar à sociedade industrial.
*Nesta perspectiva o Serviço Social tem um papel a cumprir na ordem social e econômica.
*Reproduzir a força de trabalho e a ideologia dominante.
Netto: a origem do Serviço Social se dá na inter-relação dos processos econômicos, sócio-políticos, culturais da ordem burguesa no capitalismo monopólico.
*Sem esta intercorrência o Serviço Social não passa de uma compilação de fatos.
...