A Historia Da Contabilidade
Casos: A Historia Da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tamibarros • 16/10/2014 • 436 Palavras (2 Páginas) • 519 Visualizações
A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE
A contabilidade já era praticada desde os primórdios da civilização, os homens primitivos já praticavam uma contabilidade rudimentar para contar seus instrumentos de pesca, caça e seus rebanhos, mas foi na Mesopotâmia que foram encontrados os primeiros registros patrimoniais, era a origem do diário.
E assim se deu origem a contabilidade, a partir da necessidade de registros do comércio. As primeiras cidades comerciais foram as dos fenícios, eles simplificaram os registros por símbolos.
Da Península Ibérica vieram os romanos , nascia o maior e mais desenvolvido império da antiguidade q se expandiu por toda a Europa, norte da África e oriente médio conquistando povos e levando a paz romana e o que se pode chamar de um sistema jurídico de contabilidade organizada.Mas os Bárbaros invadiram a península e ouve uma grande batalha , era a queda do Império Romano.
FINAL DA IDADE MÈDIA E O RENASCIMENTO
Os árabes ao invadir a península ibérica trouxeram obras manuscritas de contabilidade que muito influenciaram o comércio da velha europa. A sistematização da contabilidade estava a caminho. Também as artes e a ciência se desenvolviam , era o Renascimento, e com ele a figura do frei Luca Pacioli, autor da obra que esconde o método das partidas dobradas, princípio contábil segundo qual todo lançamento a crédito numa conta faz com que surja outra conta onde é registrada a mesma importância a débito.
Em Portugal em 1770 foi baixada a lei que regulamentava o exercício da profissão contábil e a partir da vinda da família real para o Brasil iniciava o ensino contábil em terras brasileiras com instalação em 1810 da aula de comércio da corte a partir daí novas escolas eram fundadas disseminando o ensino e desenvolvendo normas e métodos.
Em 1924 realizava-se no Rio de Janeiro o primeiro Congresso Brasileiro de Contabilidade que foi enfático a recomendar a aprovação de uma lei para regulamentar o exercício da profissão, mas para chegar a este objetivo foi preciso uma grande luta, vários projetos foram apresentados e não apreciados, até que finalmente, o presidente Eurico Gaspar Dutra através do decreto lei -9295/46 reconhecia uma das profissões mais antigas do Brasil.
Para ajudar a efetuar os registros o homem inventou vários instrumentos no sentido de facilitar os cálculos. Assim os primeiros instrumentos conhecidos ligados a contabilidade foram os Ábacos, que surgiu cerca de 3.500 anos atrás.
E com a Revolução industrial e maior exigência na organização da contabilidade surgem novos instrumentos ligados a contabilidade, facilitando desse modo o seu trabalho.
E com o passar dos anos foram criando meios mais sofisticados. E a contabilidade acompanhando essa evolução e adaptando-se as novas realidades e equipamentos.
...