A Historia Da Pedagogia E Da Educação
Artigo: A Historia Da Pedagogia E Da Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jujupawlik • 16/6/2013 • 1.438 Palavras (6 Páginas) • 1.541 Visualizações
História da Educação e da Pedagogia
Temos de saber o que fomos para saber o que seremos, todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje.Somos feitos de tempo, seres históricos, formados pela herança cultural dos antepassados, a partir de então, construímos nossos projetos e mudanças.
Cada geração assimila a herança cultural do passado,estabelecendo projetos de mudança, pois nem sempre o que foi bom ou que era certo no passado é bom ou correto para o presente. A história é o melhor caminho para ajudar as pessoas na construção da educação.
Faz parte da história da cultura, e da história geral a história da educação.Em tempos e espaços históricos, a educação atende a determinados objetivos. Para melhor compreender a história da educação,temos que situá-la na história geral.
Dentre as principais fases da história da educação estão as seguintes:
Período Primitivo
A educação dos jovens, nesta fase, era o instrumento central para a sobrevivência do grupo e a atividade fundamental para realizar a transmissão e o desenvolvimento da cultura,fixada biologicamente e marcada pelo jogo-imitação. Todos os filhotes brincam com os adultos e nessa relação se realiza um adestramento, se aprendem técnicas de defesa e de ataque, de controle do território e instintos.
Período Oriental
A educação era tradicional nas civilizações orientais, dividida em classes, opondo cultura e trabalho, organizada em escolas fechadas e separadas. O conhecimento da escrita era restrito, devido ao seu caráter esotérico. Nesse período surgiu o dualismo escolar, que destina um tipo de ensino para o povo e outro para os filhos dos funcionários, ou seja, grande parte da comunidade foi excluída da escola e restringida à educação familiar informal.
Período Romano
Caracterizado por formas de relação social típicas de uma sociedade agrícola atrasada. Como modelo educativo, fixavam à dignidade, a coragem, a firmeza como valores máximos. Não existia democratização.A educação dava ênfase à formação moral e física (formação do guerreiro).
Período Grego
O berço da civilização, tendo como seus principais representantes: Sócrates, Aristóteles e Platão.Tem como princípio o desenvolvimento individual do ser humano,a preparação para o desenvolvimento intelectual da personalidade e a cidadania e ideais pautados na liberdade política e moral e no desenvolvimento intelectual.
Período Medieval
No período medieval a educação era desenvolvida com a Igreja, com a fé cristã e com as instituições eclesiásticas que acolhiam os oradores eram os únicos delegados a educar, a formar, a conformar. Da Igreja partiram os modelos educativos e as práticas de formação tanto as práticas como os modelos.
Período do Renascimento
O movimento renascentista elegia a razão como a principal forma pela qual o conhecimento seria alcançado. Dando grande privilégio à matemática e às ciências da natureza.
Os humanistas eram homens letrados, normalmente provenientes da burguesia ou do clero que, por meio de suas obras, exerceram grande influência sobre toda a sociedade; rejeitavam os valores e a maneira de ser da Idade Média e foram responsáveis por conduzir modificações nos métodos de ensino, desenvolvendo a análise e a crítica na investigação científica.
Período Moderno
As instituições educativas sofreram uma profunda redefinição e reorganização na Modernidade: a família e a escola, que se tornaram cada vez mais centrais na experiência formativa dos indivíduos e na própria reprodução (cultural, ideológica e profissional) da sociedade.
A origem da educação escolar no Brasil,a ação dos jesuítas como parte do movimento da contrarreforma católica.
A Contrarreforma, consistiu em um conjunto de medidas tomadas pela Igreja Católica com o surgimento das religiões protestantes,ela estabeleceu um conjunto de medidas que atuou em duas vias:
...