Historia Da Educação E Da Pedagogia
Dissertações: Historia Da Educação E Da Pedagogia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: hildamoreira • 15/6/2013 • 3.646 Palavras (15 Páginas) • 675 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
História da Educação e da Pedagogia
Hilda Carneiro Moreira RA: 358875
Jaine Ramos de Oliveira RA: 360675
Karla de Moraes Basto RA: 360927
Flavia Ferreira da Silva RA: 360370
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “História da Educação e da Pedagogia”, sob orientação do professor-tutor à distância Cássia Regina Gasparin.
Palmas 2013
Introdução
Temos como objetivo refletir sobre ensino aprendizagem da pedagogia e da educação, no âmbito escolar, e desenvolver as habilidades da mesma para nossas escolas, usando as inovações e as tecnologias que nos são oferecidas, diferente, de alguns tempos atrás o professor chegava sentava em sua mesa e esperando seus alunos, entrarem em sala de aula, ali ele com toda sua autoridade falava e os alunos.
A História da Educação retrata o desenvolvimento da educação no decorre do tempo, e percebemos os fatos importantes que marcaram e influenciaram o cenário da educação desde sua origem. E compreender e reconhecer as fragilidades e potencialidades, os avanços, retrocessos da nossa educação e pedagogia, assim olhar crítico para futuro da educação, como educadores.
Desenvolvimento
Somos Feitos de Tempos?
Nós somos seres históricos através de pensamentos fatos ou talvez problemas que enfrentamos no dia a dia. O passado nunca está morto porque ele sempre volta às raízes do presente não há um conceito de ser humano universal. Somos feito de tempo, pois através no passado construímos o presente até o nosso futuro. Transmitimos nossas culturas, conhecimento e tradições e damos continuidade a nossa geração, pois educadores têm que compreender os aspectos de continuidade e ruptura dos antecessores para agir intencional e intuitivo ao caso. Somos seres mutáveis que muda ao enfrentar os desafios da vida e da história.
Paul Claudel: O tempo e o sentido da vida.
A preservação da memoria histórica, à reconstituição do passado e o relato dos acontecimentos não são sempre idênticos em todos os tempos e em todos os lugares.
Sabemos que a história da educação no Brasil vem se modificando muito desde o tempo do descobrimento do Brasil começo com educação dos jesuítas sobre os índios que a intenção não era realmente educar os índios, mais converter ao catolicismo e escravizar para os portugueses, sendo que devemos reconhecer que os padres jesuítas verdadeiramente possuía uma estrutura educacional, tanto que o Marquês de Pomba depois que os expulsaram os padres jesuítas não tinha outra para substituir. Bom dos grandes méritos do pesquisador historiador Pierre Nova (1984-1994) sobre as reflexões e diferenciar historicamente os conceitos da memória e da história, como a memória e a tradição artesanal, múltipla, vulnerável. E a história uma disciplina científica, considera a reconstrução intelectual problematizada a á demanda analise e explicação.
A respeita á pedagogia moderna (CORTEZ:SOUZA,2000), que tem a escola como centro de gravidade, esta preconiza, de um lado, a desqualificação da memória, que passa a ser tomada apenas como mera decoração. De outro, tal pedagogia funda-se na valorização dos saberes científicos, técnicos- os (re) produtores de homens economimente e politicamente dóceis (FOUCAULT, 1984).
A Educação tem uma historia de grandes mudanças no decorre da historia, a memória está sendo estudadas mais profundamente pelos estudiosos da área e vendo a importância dessas mudanças e as contribuições para a educação de hoje. Como o Bérgson (1979,1997) que acreditava na percepção a intuição desaguam nos labirintos da memória. E verdade, pois a memória está interligada as nossas emoções, experiências, de presente, passado, futuro, como a história. No sentido que permita a ultrapassagem do eu superficial e uma relação mais dinâmica é íntima entre o sujeito e o objeto, tem a capacidade no fundo alma e de toca o coração. Para o autor Marcel Proust (1954) a grande questão da reflexão sobre a memória não é propriamente a rememorar, mas na verdade saber lidar com o fantasma do esquecimento, um exemplo que se lembra dos índios ou nativos na contribuição da história do Brasil? E uma parte do texto que nós chamou atenção, quando Benjamim citou que o conceito da memória tem a capacidade dinamizar a visão de produção de conhecimentos entrecruzados em diferentes espaços, conhecimentos, sujeitos, visões de mundo. Pois ao decorre da historia da educação aconteceu muitas modificações esse conceito que na história da educação brasileira Benjamim associou o conceito da memória a narrativa, questionamentos, alternativas, relativos á questão da linguagem que as pessoas ao logo das suas historias, vive esse conceito de se perguntar, dúvida, ter suas certezas e quando estudamos um pouco mais a narrativa, questionar etc. A história da educação brasileira já evoluir muito e melhorou.
Uma das muitas contribuições fundamentais para os trabalhos relativos das práticas educativas que não são específicas do ensino de historia tem conseguindo focalizar as marcas que foram deixadas por experiências do passado, das práticas dos professores, seja na dimensão individual e coletiva.
Portanto recebemos com racionalidade que explicitação de pontos de vista e não fixos, a racionalidade e a sensibilidade vêm transformados tempos que seriam perdidos se tornou em tempo redescobertos, com a experiência desafios educacionais presente nossa educação.
A origem da educação escolar no Brasil- a ação dos jesuítas como parte do movimento da Contrarreforma Católica.
No tempo da Reforma Protestante e da Contrarreforma Católica, foi quando a igreja possuía todo poder nas mãos, ou seja, pode papal, que tinha seus
...