Síntese de história da educação e da pedagogia
Artigo: Síntese de história da educação e da pedagogia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tatypaula • 13/6/2013 • Artigo • 345 Palavras (2 Páginas) • 507 Visualizações
INTRODUÇÃO
Pretendemos não apenas mostrar a síntese da História da Educação e da Pedagogia, mas, sobretudo, ser um instrumento de formação pedagógica, o qual tem por finalidade contribuir significativamente com ideias, métodos e curiosidades sobre a educação.
A nossa primeira tarefa será refletir sobre os objetivos do ensino-aprendizagem da disciplina de História da Educação e da Pedagogia. Conhecedores da várias propostas para o estabelecimento de um quadro geral dos saberes, acerca da educação. Trataremos de compreender a relação entre os mesmos e a definição do currículo de formação dos profissionais da educação.
CONCLUSÃO
Foi essencial a execução desse trabalho, relembrar e aprender sobre a educação em cada período de nossa história.
Como muitos educadores deram sua contribuição para a nossa educação, o homem e a mulher são os únicos seres capazes de aprender com alegria e esperança, na convicção de que a mudança é possível. Aprender é uma descoberta criadora, com cobertura ao risco e aventura do ser, pois “ensinando se aprende e aprendendo se ensina”, como educadores, temos que ter essa mentalidade.
Até em nossos dias, a educação se encontra incerta, é preciso criar e transformar o ato de educar.
Através da Psicologia, é possível compreender a amplitude das ações e comportamentos humanos. Tratando-se de Educação, percebo que todos nós sabemos um pouco de Psicologia, o que faz com que tenhamos uma base para a discussão: Educação refere-se a como chegar em um nível de cultura e entendimento por parte dos alunos. Nesse caso, é necessárias atitudes voltadas para a apreensão e compreensão dos anseios do aluno. Por esse motivo, a Psicologia torna-se importante, pois visa atender ao aluno e não, como é tradicional, voltar-se para a satisfação das políticas e metas do Estado.
A importância da Psicologia no processo ensino-aprendizagem, reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto porque a educação se desdobra em múltiplos contextos nos quais as pessoas vivem e participam definidos como âmbitos educativos.
...