A Historia Do Leite Moça
Casos: A Historia Do Leite Moça. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: cleob2k • 23/11/2014 • 584 Palavras (3 Páginas) • 320 Visualizações
Estudos apontam que a primeira técnica para produzir o leite condensado surgiu na França em 1827. Entretanto, o produto só passou a ser fabricado em escala industrial 26 anos mais tarde, graças ao norte-americano Gail Borden Jr, tentando desidratar o leite comum, descobriu que, antes de transformar-se em leite em pó, o produto virava leite condensado. A intenção era utilizar a evaporação para reduzir o volume do leite e aumentar a sua durabilidade, pois naquela época ( sem geladeiras nem processo de pasteurização) era comum que esse alimento estragasse antes de chegar aos consumidores.
No entanto, o leite condensado se popularizou durante a Guerra de Secessão nos EUA – que ocorreu entre 1861 e 1865 –, depois de se tornar um dos alimentos fornecidos aos soldados. As latas eram práticas e fáceis de transportar, e representavam uma excelente fonte de energia, já que cada porção contava com 1.3000 calorias. Com o fim dos conflitos, o leite condensado saiu dos campos de batalha e chegou aos mercados e foi uma questão de tempo até o produto conquistar o mundo inteiro.
Mas foi somente alguns anos mais trade, em 1867, que surgiu a primeira indústria criada especialmente para a produção comercial do leite condensado. Foi quando o americano George H. Page, proprietário da empresa Anglo Swiss Condensed Milk iniciou na cidade suíça de Cham, a fabricação de leite condensado, utilizando o leite abundante e de boa qualidade produzido no país. Rapidamente o produto fez sucesso na Europa, principalmente entre as mulheres, que reforçavam a alimentação de seus filhos dando-lhes o energético e açucarado leite condensado.
A Sociedade Nestlé iniciou a fabricação de leite condensado logo a seguir. A concorrência entre as duas empresas terminaria em 1905 numa fusão que deu origem a Nestlé & Anglo Swiss Condensed Milk Co. A jovem com trajes típicos que aparecia nos rótulos das embalagens do produto era uma camponesa suíça do século XIX. Naquela época, o leite condensado mais popular da Suíça tinha a marca La Laitiére, que significa “vendedora de leite”. Quando esse leite foi exportado para outros países, procurou-se um nome equivalente na língua de cada região para onde o produto foi levado, nome este sempre associado à figura da camponesa típica com seus baldes de leite. Em espanhol, por exemplo, foi adotada a marca La Lechera, e na língua inglesa Milkmaid.
Os primeiros carregamentos de leite condensado chegaram ao Brasil em 1890 como uma alternativa ao leite fresco. O produto era vendido nas drogarias e, inicialmente, comercializado com o nome de Milkmaid (chamado assim pela falta de uma palavra equivalente adequada em português). Mas os brasileiros tinham dificuldade para pronunciar esse nome inglês e passaram a chamar o produto de o “leite da moça”, referindo-se à ilustração da camponesa em seu rótulo. A princípio utilizado como bebida (reconstituído com água obtinha-se o leite integral já adoçado), o leite condensado podia ser armazenado por muito tempo, o que era importante em períodos de escassez de leite. Quando a Nestlé abriu sua primeira fábrica no país, em 1921, na cidade de Araras, em São Paulo, e começou a produzir o produto, optou pela solução lógica de utilizar uma designação criada espontaneamente pelos consumidores: Leite Moça. A qualidade e a versatilidade do produto geraram, desde seu lançamento, uma forte relação
...