A Historia da Equação de 2° Grau
Por: jraulo • 9/11/2019 • Artigo • 791 Palavras (4 Páginas) • 716 Visualizações
TRABALHO
DE
MATEMATICA
Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos
Alunas: Heloisa e Yasmin
9° ano D
Introdução
Nesse trabalho iremos abordar sobre a Historia da Equação de 2° grau e os Matematicos que contribuiram no desenvolvimento da formula. Estaremos socializando sobre o por que da formula de bhaskara ser chamada assim somente no Brasil.Dentro do periodo historico houve a socializacao deste entre os matamaticos, contribuindo de forma evolutiva.
A Historia da Equação de 2° grau
Babilônios, egípcios e gregos utilizavam técnicas capazes de resolver esse tipo de equação anos antes de Cristo. Babilônios e egípcios utilizavam-se de textos e símbolos como ferramenta auxiliar na resolução.
Os gregos conseguiam concluir suas resoluções realizando associações com a geometria, pois eles possuíam uma forma geométrica para solucionar problemas ligados a equações do 2º grau. Diophanto contribuiu para mais um avanço na busca da resolução de equações do 2° grau ao apresentar uma outra representação da equação introduzindo alguns símbolos, pois até então a equação e sua solução eram representados em forma discursiva.
Dentre os indianos, os matemáticos Sridhara, Bramagupta e Bhaskara também contribuíram para o desenvolvimento da Matemática, fornecendo importantes informações sobre as equações do 2º grau. Sridhara foi o primeiro a estabelecer uma fórmula matemática para a resolução das equações biquadradas, pois Bramagupta e Bháskara trabalhavam utilizando textos
Os árabes foram brilhantemente representados por al-Khowarizmi, que se baseando no trabalho dos gregos, criou metodologias para a resolução de equações do 2º grau. A representações geométricas utilizadas por al-Khowarizmi são influenciadas por Euclides. Eles descartavam as raízes negativas, por serem “inadequadas” e aceitavam as raízes irracionais. Tinham também uma “receita” para a solução das equações de forma puramente algébrica.
A abordagem chinesa para a resolução destas equações foi o método fan-fan, publicado por Zhu Shijie, no século XIII, no seu Tratado das Nove Seções. O método foi redescoberto no século XIX, pelos ingleses William George Horner e Theophilus Holdred e, um pouco antes, pelo algebrista italiano Paolo Ruffini . O método fan-fan ficou conhecido na Europa como método de Horner. Na verdade, ele já tinha sido antecipado por Isaac Newton em 1669.
No século XVI, o francês Viète que o método resolutivo das equações do 2º grau ganharam como símbolos, as letras. Viète é o responsável pela modernização da álgebra. Seus trabalhos foram desenvolvidos por outro francês, denominado René Descartes.
Matematicos que cotribuiram no desenvolvimento da formula
[pic 1]
Euclides de Alexandria (nascido no século III a.C.), foi um professor, matemático platónico e escritor possivelmente grego, muitas vezes referido como o “Pai da Geometria”. Além de sua principal obra, Os Elementos, Euclides também escreveu sobre perspectivas, seções cônicas, geometria esférica, teoria dos números e rigor.
[pic 2]
Diofanto de Alexandria (nascido entre 201 e 214 — falecido entre 284 e 298), foi um matemático grego. É considerado por muitos como “o pai da álgebra”. Este autor desempenha um papel semelhante ao que Euclides (360-295 a.C.) tem na Geometria e Ptolomeu (85–165) na Astronomia
[pic 3]
Sridhara (nascimento: 870 d.C.- falecimento: 930 d.C. foi um matematico e filosofo indiano
[pic 4]
Brahmagupta (nascimeto: 598 — falecimento: 668) foi um matemático e astrônomo indiano que ocupa lugar de destaque na história da civilização oriental, tendo sido considerado por Bhaskara II “uma joia no círculo dos matemáticos”
...