A Historia da Honda
Por: André Luiz • 10/9/2016 • Trabalho acadêmico • 3.044 Palavras (13 Páginas) • 625 Visualizações
A Honda Motor Company é um dos mais importantes fabricantes de automóveis e motocicletas do mundo, fabricando também produtos de força. Fundada por Soichiro Honda, nascido no dia 17 de novembro de 1906, na aldeia de Komyo, na cidade de Hamamatsu, no Japão. Um jovem sonhador e realizador que desde cedo se mostrava uma criança curiosa e empenhada em suas invenções. Aos 8 anos de idade já havia construído sua primeira bicicleta, cujo projeto foi aperfeiçoado aos 13 anos, idade onde já possuía uma série de pequenas invenções.
Aos 16 anos de idade, Honda vai para Tokio como aprendiz numa oficina mecânica, e poucos anos mais tarde, volta para sua cidade natal e abre sua própria oficina. No início foi difícil, trabalhava dia e noite na oficina e muitas vezes até dormia no local, sua situação financeira também estava complicada e para manter o negócio teve que empenhar as joias da esposa.
Terminado o seu invento, decidiu oferece-lo á uma indústria, a Toyota, porém quando os técnicos foram avaliar os pistões disseram que o mesmo não atendia ao padrão de qualidade exigido, pedindo então que Honda melhorasse o projeto e voltasse a entrar em contato com a indústria. Com esta decepção Honda decidi então retomar os estudos, mesmo sendo criticado por conhecidos e professores, após dois anos de estudo ele aprimorou seu invento e voltou á Toyota que havia recusado sua invenção, apresentou o projeto aos técnicos que o aprovaram e fecharam o primeiro contrato com Soichiro Honda.
Honda fica contente, pois finalmente fundou a Honda Technical Research Institute, assim ele poderia produzir seu invento que já havia encomenda. Mas infelizmente iniciou-se um desastre na vida de Soichiro e de toda a população, a guerra. Sua fábrica foi bombardeada duas vezes, com isto perdeu tudo inclusive a casa, mas Soichiro Honda não desistiu, ao término da guerra ele reconstruiu sua fábrica e quando estava se reerguendo surgiu um novo desastre, um terremoto altíssimo, que destruiu seu vilarejo e sua fábrica desmoronou, portanto outra vez Honda se vê arruinado, aliás, todo o Japão estava, pois com a derrota da Segunda Guerra Mundial o país fica devastado, na mais negra miséria. Assim Soichiro Honda vende sua fábrica para a Toyota.
Após a guerra houve uma grande escassez de gasolina em todo o país, e ele não podia sair de automóvel nem para comprar alimentos no centro de outra cidade. E através da dificuldade, Honda muito criativo decidiu adaptar um pequeno motor a sua bicicleta e sair às ruas.
Quando os vizinhos viram tal invenção ficaram curiosos e maravilhados, e por onde ele passava todos olhavam, ao retornar para casa com alimentos os vizinhos começaram a dizer que queriam também uma bicicleta motorizada, Soichiro fica contente por ver que seu projeto havia agradado, porém ele reconhece que não podia produzir a invenção porque não tinha capital, peças, motores e bicicletas.
Os vizinhos insistiram para que ele produzisse, lhe ofereceram dinheiro e suas bicicletas, mas não era o bastante, ele precisava do apoio de lojas. Ele toma a iniciativa de visitar as lojas do Japão atrás de apoio, chegou a entrar em contato com 15 mil lojas, das quais 5 mil o apoiaram e decidiram investir e com tanto sucesso, Honda enxergou que a partir daquele momento só haveria progresso.
Caminhando para um futuro promissor
Em 24 de setembro de 1948 era fundada a Honda Motor Company, Soichiro Honda sempre inteligente identificava a crescente necessidade de um meio de transporte rápido e barato. Em agosto de 1949 deu o chamado “pulo do gato” que a levaria ao topo do mercado, lançando à motoneta Dream D (98 cc) com motor de dois tempos, nome dado pelo sonho de Soichiro em construir uma motocicleta completa. Adotou-se um mecanismo de embreagem automática nessa moto eliminado a manete de comando e tornando-a muito mais simples de pilotar para os iniciantes.
Em 1951 eram vendidas cerca de 130 motos por dia, o que comprova ter sido uma boa ideia o investimento da empresa neste tipo de veículo. No ano seguinte a Honda lançou um modelo de motocicleta que em menos de um ano chegava a vender 6.500 unidades por mês, era a F-Type de 50cc. A Honda decidiu então aumentar seu campo de atuação e em 1953 iniciou a fabricação de produtos de força tipo H, para usos gerais.
O mercado de motocicletas crescia rapidamente com exportação a diversos países, então em 1959 a empresa inaugura sua primeira unidade no exterior a American Honda Motor Co. , nos Estados Unidos. De lá se espalhou para vários países europeus, iniciando a produção fora do Japão em 1963 na Bélgica. No mesmo ano em que ingressou no segmento automobilístico lançando o carro S500 (primeiro carro esporte do Japão) e o caminhão leve T360. Um ano após surpreendia todo o mundo novamente ao anunciar o Roadster S360 e sua própria equipe de fórmula 1, onde venceria sua primeira corrida em apenas dois anos.
Os anos 70 foram importantes para a expansão rumo às Américas Sul e Central, após se mostrar um importante polo de importação de motocicletas, o Brasil recebeu, em 1971, A Honda Motor do Brasil LTDA, em São Paulo. Possa ser que o fato mais importante na história da Honda foi o lançamento do Honda CIVIC em 1972, automóvel que passou a ser um dos mais vendidos na história da indústria automobilística. Outro fator importante da década de 70 foi a fabricação pioneira do motor de automóveis CCVC (Combustão Controlada por Vortex Composto), que reduzia a emissão de poluentes a índices bem baixos.
Tal iniciativa serviu para antecipar os rígidos requisitos da lei americana “Clean Air Act” em 1975. Na década de 80 se expandiu para polos promissores, como China, Indonésia e Índia, houve também o lançamento de um grande sucesso da montadora, o Honda Accord. Assim os anos 90 já teve um bom início, o modelo Accord foi o carro mais vendido no mercado americano. Também foram anunciados os cintos pré-tensionadores e o airbag para passageiros em seus modelos de carros. Em 2003 foi o ano em que a Honda comemorou duas marcas históricas: foram alcançadas 15 milhões de unidades produzidas do modelo Civic e a montadora passou de 50 milhões de veículos produzidos no mundo.
Nas últimas duas décadas, as pesquisas tecnológicas da Honda se impulsionaram dando resultado no desenvolvimento do quadriciclo, da primeira motocicleta com airbag do mundo, dos automóveis híbridos, do jato executivo Honda Jet, do versátil robô humanoide Asimo e até de um equipamento que ajuda o deslocamento de idosos – o auxiliar experimental de caminhada. Em 2008 a Honda completou 60 anos e coincidência ou não, foi o ano em que a mesma alcançou o número de 200 milhões de motocicletas.
Missão,
...