A História Da Contabilidade
Pesquisas Acadêmicas: A História Da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daikel • 6/3/2015 • 1.152 Palavras (5 Páginas) • 149 Visualizações
A Historia da contabilidade
A origem da contabilidade está ligada a necessidade de registros de comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A pratica do comércio não era exclusiva desses, sendo exercida nas principais cidades da antiguidade.
A atividade de troca e venda dos comércios semíticos requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato. Mas as cobranças já se faziam com escritas, embora rudimentares.
À medida que o homem começava a possuir maior quantidades de valores, preocupava-lhe saber quando poderiam render e quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses.
Foi o pensamento do futuro que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção, etc.
Com o surgimento das primeiras administrações particulares aparecia a necessidade de controle, que não poderia ser feito sem o devido resgistro, a fim de que se pudesse prestar conta da coisa administrada.
Naquele tempo não havia crédito, as vendas e trocas eram à vista.O desenvolvimento do papel e da pena de escrever facilitou extraordinariamente o registro de informações sobre os negócios.
A contabilidade empírica, praticada pelo homem antigo, já tinha como objetivo o patrimônio. Os primeiros registros processaram-se de forma rudimentar, na memória do homem. Como este ser pensante, inteligente, logo encontrou formas mais eficientes de processar as seus registros, utilizando gravações .
As primeiras escritas contábeis datam do termino da Era da Pedra Polida, quando o homem registrava os seus primeiros desenhos.
O sistema Contábil é dinâmico e evoluiu com a duplicação de documentos. Os registros se tornaram diários e, posteriormente, foram passados a papel, no final de determinados períodos. Sofreram nova sintetização, agrupando-se vários períodos, o que lembra o diário, o balanço mensal ou anual.
No Brasil com a vinda da Família Real incrementou a atividade colonial, exigindo devido ao aumento dos gastos públicos e também da renda nos Estados.
Hoje, as funções do contabilista não se restringem ao âmbito merante fiscal, tornando-se, num mercado de economia complexa, vital para as empresas informações mais precisas possíveis para a tomada de decisões e para atrair investidores. O profissional vem ganhando destaque no mercado em Auditoria, Controladoria e Atuarial.
São áreas de analise contábil e operacional da empresa, e, para um profissional raro, há a especialização em estimativas e analises; o mercado para este cresce em virtude de planos de previdência privada.
O perfil do profissional contábil
Os contabilistas são extremamente importantes nas organizações , pois, alem de suas tributarias, remetem a administrar quase 40% do faturamento de uma empresa, podem trazer para as empresas um leque de analises, informações e idéias que podem significar a diferença entre o sucesso e o fracasso empresarial. Num mundo competitivo e global, quem errar em custos e formação de preços, fluxo de caixa e gestão de credito, esta falando de fracasso.
O contador gerencial é definido pelo IFAC, como um profissional que: identifica, mede, acumula, analisa, prepara, interpreta e relata informações para o uso da administração da empresa, nas funções de planejamento, avaliação e controle de suas atividades e suas atividades e para assegurar o uso apropriado e a responsabilidade abrangente de seus recursos.
Tão importante saber como trabalhava na empresa passada, com base nas informações da contabilidade financeira, também interessa ao empresário saber no futuro, traçar estratégicas para situações de dificuldade a serem enfrentadas , fazer um planejamento das atividades, elaborar seu fluxo de caixa, executar um orçamento de vendas, utilizar-se da contabilidade como ferramenta de gestão empresarial. O profissional contábil que for mais bem alem que registrar os atos e fatos administrativos certamente poderá entender essa demanda, tornando-se contador gerencial.
Alem de conhecimento legislativo, o contabilista precisa estar atualizado com recursos tecnológicos da computação, e conhecer as normas contábeis, tanto nacionais como internacionais. Estas ultimas já foram obrigatórias para os balanços de 2010, e o inicio da adaptação aos balanços para empresas brasileiras já começou com a lei 11.638/2007. Novas normas seguirão, exigindo do profissional um perfil cada vez mais autodidata para acompanhar a evolução da Ciência Contábil.
Entre as analises das demonstrações contábeis oriundas da contabilidade financeira fazem parte da contabilidade gerencial: analises de desemprego, analises horizontais e verticais, analises através de índices e analises de custo, volume e lucro.
O
...