A IMPORTANCIA DO ORÇAMENTO NA GESTAO FINANCEIRA
Pesquisas Acadêmicas: A IMPORTANCIA DO ORÇAMENTO NA GESTAO FINANCEIRA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulodomruam • 21/5/2014 • 1.163 Palavras (5 Páginas) • 254 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
WILLANY FERREIRA NERES
SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
Gurupi
2014
WILLANY FERREIRA NERES
SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
Trabalho de Bacharelado de Ciências contábeis apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de:
Orientador: Prof. : Vania de Almeida Silva Machado
Valdeci da Silva Araujo
Régis Garcia
Gurupi
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4
2.1 SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL 4
3 ENTREVISTA 7
4 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
Nos dias atuais, cada vez mais empresas buscam adotar práticas sustentáveis em seus processos produtivos, acreditando que estas práticas podem trazer maiores ganhos para empresa a médio ou longo prazo (DIAS, 2007).
A questão é complexa e requer uma constante discussão sobre os limites e impactos do crescimento econômico na sociedade – que precisa se conscientizar de seu papel este processo – e no ambiente, cujas necessidades precisam ser respeitadas, sob pena de esgotamento de recursos fundamentais para as gerações futuras.
A reputação social e o temor causado por perdas nos acidentes ambientais podem ser os motivos que levam algumas empresas a buscar a sustentabilidade. As grandes corporações, voluntariamente, adotam práticas acima das exigências legais e lançam uma imagem de serem ambientalmente preocupadas. Estas empresas são recompensadas no mercado por tomarem estas ações, principalmente por meio da redução de seu custo de capital.
Repetto e Austin (2001) destacam que, atualmente, o desempenho financeiro dos negócios é significadamente afetado pelos custos e oportunidades apresentados por problemas ambientais.
A proposta desse trabalho é analisar a importância da sustentabilidade nas organizações, bem como na vida das pessoas como um todo. Para isso analisou-se as relações entre a sustentabilidade e as empresas e seus fatores sociais.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
Sustentabilidade é a capacidade de se auto-sustentar, de se auto-manter. Uma atividade sustentável qualquer é aquela que pode ser mantida por um longo período indeterminado de tempo, ou seja, para sempre, de forma a não se esgotar nunca, apesar dos imprevistos que podem vir a ocorrer durante este período. Pode-se ampliar o conceito de sustentabilidade, em se tratando de uma sociedade sustentável, que não coloca em risco os recursos naturais como o ar, a água, o solo e a vida vegetal e animal dos quais a vida (da sociedade) depende (PHILIPPI, 2001). Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades. “Diz o Relatório Brundtland, 1987, ONU (Comissão Mundial Sobre O Meio Ambiente e Desenvolvimento – tema “Nosso Futuro Comum”`). Sustentabilidade é um modelo de gestão de negócios que visa o retorno para os acionistas, ao mesmo tempo em que levam em consideração os impactos das operações no meio ambiente e na sociedade, protegendo recursos humanos e ambientais.
Na área empresarial a preocupação com a sustentabilidade tem se generalizado, e um grupo mais envolvido com esta inquietação criou uma entidade voltada a sustentabilidade empresarial, ligada ao movimento internacional de empresários com este foco (ALTENFELDER, 2004).
As primeiras discussões sobre eco desenvolvimento foram engendradas pelo Clube de Roma, organização formada em 1968 por iniciativa do industrial italiano Aurélio Peccei,com o objetivo de examinar o complexo de problemas que desafiavam a humanidade. Num esforço gigantesco de compreensão e de síntese, a Cúpula Mundial do Desenvolvimento Sustentável, a Rio+10, conseguiu encontrar um caminho ao dizer que o Desenvolvimento Sustentável tem uma base formada por três pilares - o econômico, o social e o ambiental (triple-bottomline) - e um objetivo fundamental que é a erradicação da pobreza (OLIVEIRA FILHO, 2004).
3 ENTREVISTA
1. Verifique como elas estão divulgando essas informações ao público.
As companhias devem prestar contas aos públicos estratégicos sobre as informações socioambientais de forma transparente, clara e integrada às informações econômico-financeiras, principalmente no Relatório Anual (vide PO Nº 13 do CODIM) e seguindo, preferencialmente, as diretrizes da GRI – Global Reporting Initiative, as premissas do IR – Integrated Reporting do IIRC – International Integrated Reporting Council – além do
...