A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA DO COTIDIANO E LOCAL
Trabalho Escolar: A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA DO COTIDIANO E LOCAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CRIS7181 • 14/9/2014 • 897 Palavras (4 Páginas) • 1.111 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA DO COTIDIANO E LOCAL
C S V
Prof. Carlos Odilon da Costa
Profª. Edith Weiduschat
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso de Pedagogia - Metodologia e Conteúdos Básicos de História e Geografia.
24/10/2009
RESUMO.
A história local é ligada ao cotidiano da comunidade tornando assim o ensino mais próximo da vivência dos alunos, demonstrando que a história é feita por pessoas comuns e que todos fazem parte integrante dela, resgatando a história dos lugares e com elas a relação, passado-presente onde à ação das pessoas pode transformá-las em cidadãs atuantes pelo fato de reconhecer a si e ao outro.
Palavra-chave: Cotidiano; Comunidade; Educandos.
1 INTRODUÇÃO
A História Local apresenta-se como tema intimamente ligado á identicidade do educando e deste com o espaço e, portanto, resgata e valoriza esta historicidade. A partir do momento que o educando torna-se partícipe do processo ensino-aprendizagem, neste caso o resgate da identidade temporal de sua comunidade começa aprofundar-se nos meandros da história, identificando e relacionando o desenvolvimento social de seu grupo.
Ao fazer um estudo da história local o ensino de história ganha um novo sentido, e o envolvimento da comunidade e dos alunos faz com que aja um maior interesse, pois estarão redescobrindo sua própria história e cultura. A introdução da história do cotidiano como objeto de estudo escolar requer que se explorem as possibilidades inerentes do cotidiano, sem se limitar a constatar o “real” ou as motivações possíveis para alunos pouco sensibilizados com a História escolar mais tradicional. “O cotidiano deve ser utilizado como objeto de estudo escolar pelas possibilidades que oferece de visualizar as transformações possíveis realizadas por homens comuns, ultrapassando a idéia de que a vida cotidiana é repleta e permeada de alienação.”
2 DESENVOLVIMENTO
A história local geralmente se liga a história do cotidiano ao fazer das pessoas comuns participantes de uma história aparentemente desprovida de importância e estabelecer relações entre os grupos sociais de condições diversas que participaram de entrecruzamentos de histórias, tanto no presente como no passado.
A história consiste na escolha e construção de um objeto, operação que pode dar-se a partir de evocações de lembranças “História local ou história do lugar”. Para ensinar a história das instituições, de modos de vida, da cultura e mentalidades, nada melhor que recorrer a exemplos da região onde a escola se insere, o modo a tornar o ensino mais próximo das vivências cotidianas dos nossos alunos e, portanto mais compreensível.
Imaginar que o estudo da História a partir das comunidades é aprisionar o educando em suas limitações geográficas e temporais é ignorar as múltiplas capacidades natas do homem. O objetivo do estudo da localidade é justamente buscar subsídios para um alargamento
...