A IMPORTÂNCIA DO ORÇAMENTO NA GESTÃO FINANCEIRA
Trabalho Escolar: A IMPORTÂNCIA DO ORÇAMENTO NA GESTÃO FINANCEIRA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Contador07 • 1/11/2014 • 7.067 Palavras (29 Páginas) • 331 Visualizações
Sumário
1. INTRODUÇÃO 4
2. DESENVOLVIMENTO 5
2.1 Conceito de Orçamento e sua importância na Organização 5
2.2 Orçamento Mestre e sua divisão 6
2.3 Orçamento Operacional e Financeiro 7
2.4 Demonstrações Contábeis 11
2.5 Enquadramento Tributário no Brasil 17
2.6 Percentual de Mortalidade das Empresas e suas principais causas 20
3. CONCLUSÃO 27
4. REFERÊNCIAS 28
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho vem contribuir para enriquecer o conhecimento interdisciplinar na área de Ciências Contábeis apresentando os saberes sobre a importância do Orçamento na Gestão Financeira.
Concentrando no texto, voltamos nossa atenção para uma leitura que contenha informações conceituais e teóricas que embaçam o entendimento sobre as definições conceituais do Orçamento e a sua importância dentro da organização, do Orçamento Mestre e suas divisões, do Orçamento Empresarial e Financeiro, dos conceitos das Demonstrações Contábeis, do enquadramento Tributário no Brasil, e por fim sobre o percentual de mortalidade das empresas e suas principais causas. Todo esse entendimento está voltado para as empresas, onde devemos mantê-las bem organizadas e sobre vantagem de ter um planejamento adequado para está alcançando seus objetivos e garantindo um sucesso no mercado.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Conceito de Orçamento e sua importância na Organização
O orçamento pode ser definido de diversas maneiras. Basicamente, pode-se dizer que orçamento é o plano financeiro de uma administração para determinado período. Do ponto de vista global é definido como sendo um conjunto de planos e políticas que, formalmente estabelecidos e expressos em resultados financeiros, permite à administração conhecer os resultados operacionais da empresa e, executar os acompanhamentos necessários para que esses resultados sejam alcançados e os possíveis desvios sejam analisados, avaliados e corrigidos.
Na contabilidade e finanças o orçamento é a demonstração das receitas e despesas de uma organização em um determinado período de tempo. Deriva do processo de planejamento da gestão, sobre o qual exerce influência. O orçamento é um instrumento cuja função é direcionar as atividades da organização, visando orientar a administração para que alcance os objetivos estabelecidos no plano de gestão empresarial. Através do mesmo, é possível fazer uma simulação do desempenho da organização, baseados em planos pré-estabelecidos.
A utilização do sistema orçamentário pode ser entendido como um plano , que engloba as operações anuais de uma empresa, onde é formalizado o desempenho das ações e funções administrativas, pois oferece vantagens pela efetiva formalização. Através deste sistema, pode ser introduzido o hábito do exame prévio e cuidadoso de todos os fatores antes da tomada de decisões importantes, além de obrigar a administração da empresa a dedicar atenção adequada e oportuna aos efeitos eventualmente causados pelo surgimento de novas condições externas.
Outro aspecto importante que pode ser observado na adoção de um orçamento global é o fato de que naturalmente é aplicado em partes, para a operação de toda a empresa, e isto força a todos os membros da administração interagir, fazendo com que reduza o envolvimento dos altos administradores com as operações diárias através da delegação de poderes. Assim, um programa orçamentário sempre será útil para qualquer organização, independentemente se deu tamanho e de suas incertezas. Os principais benefícios são:
O orçamento, formalizando suas responsabilidades pelo planejamento, obriga os administradores a pensar à frente;
O orçamento estabelece expectativas definidas que é a melhor base de avaliação do desempenho posterior;
O orçamento ajuda os administradores a coordenar seus esforços, de forma que os objetivos possam ser atingidos.
2.2 Orçamento Mestre e sua divisão
Um orçamento mestre é a combinação de uma série de distintas, mas interligadas sub-orçamentos que descrevem a produção de uma empresa e objetivos financeiros. A fim de completar um orçamento mestre, gestão de empresa completa dos orçamentos que compõem o orçamento mestre. A fim de que orçamentos sejam concluídos assuntos, porque as saídas dos orçamentos anteriores compõem as entradas para os orçamentos posteriores. Ao compreender os orçamentos que compõem o orçamento mestre, você pode trazer o processo de orçamento para sua empresa.
. Preparação do orçamento mestre começa com um orçamento de vendas. O orçamento de vendas orienta o restante do processo de orçamento, porque o nível de produção e, portanto, o dinheiro necessário para a produção, está diretamente dependente do nível de previsão de vendas. Para começar o orçamento de vendas, gestão de empresa geralmente usa as vendas do ano corrente e anteriores como um ponto de partida para fazer um palpite sobre os valores do ano subsequente vendas. Uma vez que o nível previsto de dólares de vendas é determinado, esta informação é convertida em unidades de venda para determinar a quantidade de unidades necessárias para satisfazer as vendas previstas. No orçamento de produção, este valor é ajustado pelo valor do estoque da empresa já tem em mãos para determinar a quantidade de estoque para produzir.
Os orçamentos de estoques, constituídos dos materiais diretos, mão de obra direta e orçamentos gerais de fabricação, ajudar a empresa a determinar a quantidade de materiais, trabalho e sobrecarga de esperar, a fim de produzir a quantidade de produtos que são chamados para o orçamento de produção. Como tal, o orçamento inventário não pode
...