TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

Exames: A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

NEY DAVID DO AMARAL CUNHA

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

São luis

2014

NEY DAVID DO AMARAL CUNHA

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

Trabalho apresentado ao Curso Educação Física da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Organização do trabalho pedagógico

Prof. Marlizete cristina Bonafini Steinle

São Luis

2014

1INTRODUÇÃO

documento democrático,dinâmico e contínuo de reflexão, é elaborado coletivamente pela escola em sua unidade e deverá contemplar a parceria de toda a comunidade, tornando de suma importância, pois une a direção,professores equipe escolar e alunos e seus familiares, com o objetivo de diagnosticar as necessidades da instituição e direcionar suas ações e intenções de melhorar cada vez mais, tornando uma ferramenta de apoio para todos na organização da escola.

O Projeto político-pedagógico - PPP é um poderoso instrumento de organização escolar cuja dimensão mais que política é também contributiva para a formação de uma consciência coletiva de cidadania no ambiente da escola. O presente artigo aborda o tema: projeto político pedagógico: sua aplicação como um Projeto Politico Pedagógico, também conhecido como Projeto Educativo é um instrumento de organização escolar e de transformação social na escola Municipal Ambiental 15 de Outubro. Seu objetivo geral prioriza analisar a aplicação do PPP como fator importante e necessário para a organização da escola, seguindo os pressupostos da participação democrática. Como problemática, a pesquisa considerou as questões relacionadas à participação de fato da comunidade escolar na elaboração do PPP; a efetividade prática das ações intencionadas neste documento e como é feita a avaliação das ações previstas no PPP. O princípio hipotético dessa pesquisa acredita que nem tudo o que se prevê no PPP é executável no dia-a-dia da escola. Consiste este numa pesquisa bibliográfica e de campo, cujo local de investigação concentrou-se na Escola Municipal Ambiental 15 de Outubro.

2DESENVOLVIMENTO.

O projeto Político-pedagógico é um instrumento capaz de orientar a escola no seu processo de organização. Sua elaboração exige técnica e a participação dos segmentos escolares.

Toda escola que se apregoa democrática deve partir do princípio de que suas ações e decisões não devem ser tomadas de forma isolada dos demais agentes que nela desenvolvem seus trabalhos e práticas escolares.

De acordo com Veiga (1995, p. 18) a busca da gestão democrática inclui, necessariamente, a ampla participação dos representantes dos diferentes segmentos da escola nas decisões/ações administrativo-pedagógicas ali desenvolvidas.

Perguntou-se também como é feita a avaliação e o planejamento do PPP:

"O PPP foi reelaborado no sentido de atualizar as informações de acordo com as exigências das leis e do Conselho Municipal de Educação. É planejado semestralmente".

Ter um projeto político pedagógico não é o bastante numa instituição. Mais importante é a sua adequação às necessidades histórico-sociais do momento. Não há uma exigência no sentido de que as alterações sejam feitam bimestral, semestralmente, o que implica é: o que, pra quê, por que mudar e com vistas a que, seriam necessárias as alterações. Como afirma DEMO (1994) apud VEIGA (1995):

"É nesse sentido que as mudanças estruturais da sociedade contemporânea, reciprocamente determinadas e determinantes dos desenvolvimentos científico e tecnológicos [...] impõem verdadeiras revoluções nas relações de trabalho, nas concepções de conhecimento e, em consequência, nas instituições educativas, já que "educação e conhecimento são eixos, tanto do desafio econômico, quanto do desafio da equidade".

As mudanças que ocorrem no seio da sociedade têm impacto na educação e influenciam no comportamento direto das pessoas, nas concepções e no modo de resolver os problemas. Todas essas possibilidades devem estar agregadas na escola sob forma de planejamento para serem explorados no sentido de constituir um cidadão observador dessas mudanças e capazes de entender o processo e formar opinião sobre elas.

Nesse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com