TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INCLUSÃO DE ALUNOS\AS PUBLICO ALVO DA EDUAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO REGULAR

Por:   •  17/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.409 Palavras (6 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 6

A INCLUSAO DE ALUNOS\AS PUBLICO ALVO DA EDUAÇAO ESPECIAL NO ENSINO REGULAR



  1. INTRODUÇÃO

No presente artigo intitulado A Inclusao de alunos\as Publico alvo da Educaçao Especial no Ensino Regular,vamos observar como os alunos com deficiência e com problemas especiais tem acesso e são inseridos no ensino regular.

Vamos observar também como as estruturas das escolas estao organizadas para receber os alunos com deficiência e necessidades especias.

O artigo vai tratar da inclusão de pessoas com defiiencia no sistema regular de ensino,com intuito de refletir sobre a educação especial.


  1. DESENVOLVIMENTO

Uma escola deve estar preparada para receber alunos com necessidades especiais, seja com professores qualificados,  uma equipe pedagógica preparada  para receber aluno com necessidades e deficiências quanto com materiais preparados propriamente para esses alunos.

A escola tem um papel essencial no desenvolvimento da cultura inclusiva.

A pratica mais importante que a escola pode ter em relação a inclusão esta ligada a conscientização. E fundamental que a escola conscientize os alunos, corpo docente, diretores, funcionários. Uma vez que esta barreira atitudinal tenha sido perpassada, torna – se possível a inclusão do aluno na escola.

E importante que os professores tenham os seus conteúdos adaptados para os estudantes especiais, para que o acesso ao conhecimento ocorra de forma equilibrada. Além disso, a escola dve estar preparada fisicamente, além de pedagogicamente.

Assim podemos encaixar aqui a situação – problema de Mariana aluna de 8 anos frequentadora de uma escola publica, que possui paralisia cerebral. Para receber um aluno como Mariana a escola deve estar adaptada, com professores com conteúdos qualificados para que ela possa aprender assim como os demais funcionários devem estar preparados e ter qualificação para atender as necessidades dessa aluna assim como a dos de mais alunos com deficiência e necessidades. Porem não depende apenas dos professores e demais funcionários mas também a estrutura das salas de aulas, corredores, carteiras e banheiros devem ser adaptados para receber alunos com necessidades e deficiências.

A educação especial consiste em uma vertente da educação focada focada em indivíduos com deficiências, visando inclui – los no ensino regular. Dentre os indivíduos com deficiência podemos citar aqueles que são surdos, mudos, ou cegos.

Algum respaldo legal do PAEE (Publico Alvo da Educaçao Especial), ou seja, algumas leis que corroboram para aceitação do PAEE estão listados abaixo  seguindo uma breve descrição e a lei

Estabelecimento de normas  e regras para a aplicação da educação e coceptualizaçoes de família e suas implicações no que tange as crianças e adolescentes: lei n8.069 

No caso de Mariana a aluna com paralisia cerebral,o processo de ensino – aprendizagem deve ser organizado e estruturado de forma a priviligiar o desenvolvimento geral da criança ou jovem com paralisia cerebral.

Os trabalhos realizados pelo professor e a equipe pedagógica, assim como a inter –  acção  de todas as áreas deverão elevar o nível cognitivo; autonomia pessoal e social; comunicação; psicomotor; sócio – afetivo; assim como desenvolver a área sensorial – perceptiva.

Os encarregados de educação podem proporcionar um ambiente que estimule a aprendizagem e a exploração. E necessário que exista um trabalho conjunto entre Tecnicos e Encarregados de Educaçao, proporcionando uma diversidade de áreas, no sentido de desenvolver e elevr a capacidades gerais da criança/jovem com Paralisia Cerebral, assim como sua qualidade de vida.

Como professor deverei preparar aulas e trabalhar de uma maneira que o aluo com Paralisia Cerebral seja privilegiada e consiga entender oque estou explicando e também aprenda o conteúdo que esta sendo trabalhado, assim como deverei preparar atividades diferenciada para esse alunos com necessidades especiais.

Existem professores que se preocupam em manter uma visão mais humanitária, que e promover o bem – estar, a interação social e incentivar, já outros professores tem uma visão mais educacional, se preocupando nos ensinamentos da aula, deixando de lado o seu emocional e bem – estar do aluno deficiente. (MARQUES, OLIVEIRA,  SANTO, 2006)

Para incluir o aluno com deficiência na escola regular os primeiros passos para que eles possam adquirir conhecimentos e vivencia, o professor precisa ter o conhecimento da deficiência que sera trabalhada. (MELO, MARTINS,2004)

O papel da família não e muito diferente do papel da escola, nem  no quesito educação nem no quesito inclusão social seja de alunos com deficiências ou com algum tipo de síndrome, família e´ a base para formação da criança e do seu caráter.

Assim, a família que possui um filho que não consegue estar incluído tem o papel  desde de dentro de casa de fazer a  criança ser mais independente e assim também mais auto confiante e para as famílias que possuem filhos incluídos mas  que estudam com crianças com necessidades especiais, precisam ensinar acerca do preconceito e de como todos somos iguais.

A lei dos direitos humanos garante que todos sejam tratados de igual forma dentro das escolas, a conscientização dos professores e´ o primeiro passo para que a escola passe a exercer seu papel diante inclusão do publico alvo da educação especial. Então cabe a escola promover ações de acessibilidade que não somente permitama participação deste as aulas, mas que o inclua entre as demais crianças.

O artigo 24 da CDPD afirma que “ (...) para efetivar esse direito sem discriminação e com base na igualdade de oportunidade, os estados partes assegurarão sistema educacional inclusivo em todos os níveis, bem como o aprendizado ao longo de toda a vida (...).”, ou seja, e´ um desafio que deve ser realizado nas escolas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (96.8 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com