A INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA
Por: valeriabu • 17/5/2021 • Monografia • 931 Palavras (4 Páginas) • 98 Visualizações
AFAFFFFF
FACULDADE DE NEGÓCIOS METROPOLITANA
Valéria Buck da Silva
INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA
FRANCA
2017
A Psicopedagogia trabalha diretamente com as dificuldades das crianças, adolescentes e adultos, relacionadas à aprendizagem, pois estuda como se dá esse processo. Identifica as dificuldades e os transtornos que interferem na assimilação do conteúdo, fazendo uso de conhecimentos e princípios de diferentes Ciências Humanas, tais como a Psicanálise, a Filosofia, a Psicologia, a Pedagogia, a Neurologia e da Antropologia, entre outros tendo como objetivo obter ampla compreensão sobre os variados processos envolvidos no aprender humano. Em geral, o psicopedagogo é procurado quando as dificuldades já estão presentes, e seu papel é avaliar e estabelecer um plano de intervenção. No entanto, a Psicopedagogia não se caracteriza apenas como uma área que atua quando já existe o problema ou dificuldade, mas pode atuar também de forma preventiva, no intuito de evitar que elas se instaurem. É a esse objetivo que se propõe a Psicopedagogia institucional. Atuando nas escolas, o psicopedagogo trabalha com a dinâmica da instituição e com a formação de professores, orientando e auxiliando na organização das atividades e, consequentemente, no processo de aprendizagem dos alunos. Utilizando de técnicas e métodos próprios, possibilita a intervenção Psicopedagógico visando à solução de problemas de aprendizagem em espaços institucionais. Juntamente com toda a equipe escolar procura construir um espaço adequado às condições de aprendizagem e consequentemente evitando comprometimentos. O Psicopedagogo clínico trabalha em consultório atendendo crianças, jovens ou adultos, com dificuldades de aprendizagem, tendo a parceria de outros profissionais (Pediatra, Neuropediatra, Fonoaudiólogo, Psicólogo, dentre outros) para o caso de haver necessidade de encaminhamento. Neste caso, o profissional atua em uma linha terapêutica, onde diagnostica, desenvolve técnicas remediativas, orienta pais e professores de forma que seu trabalho seja integrado e não individual.
Prestar atendimento psicopedagógico em clínicas e consultórios, a fim de solucionar dificuldades de aprendizado. O Psicopedagogo clínico trabalha em consultório atendendo crianças, jovens ou adultos, com dificuldades de aprendizagem, tendo a parceria de outros profissionais (Pediatra, Neuropediatra, Fonoaudiólogo, Psicólogo, dentre outros) para o caso de haver necessidade de encaminhamento. Neste caso, o profissional atua em uma linha terapêutica, onde diagnostica, desenvolve técnicas remediativas, orienta pais e professores de forma que seu trabalho seja integrado e não individual.
O trabalho clínico acontece na relação entre um sujeito com sua história pessoal e sua modalidade de aprendizagem, buscando compreender a mensagem de outro sujeito, implícita no não aprender. Nesse processo, no qual o investigador e objeto-sujeito de estudo interagem constantemente, a própria alteração torna-se alvo de estudo da psicopedagogia. Isto significa que, nesta modalidade de trabalho, deve o profissional compreender o que o sujeito aprende, como aprende e porque, além de perceber a dimensão da relação entre psicopedagogo e sujeito de forma a favorecer a aprendizagem
Educação continuada auxilia indivíduos que, por qualquer problema, estão afastados da escola.
Psicopedagogia Empresarial reúne conhecimentos de pedagogia e psicologia para realizar processos de aprendizagem importantes para as corporações. O setor de Recursos Humanos utiliza dessa ciência em processos de recrutamento. Além disso, o psicopedagogo possui habilidades para entender os procedimentos dos sistemas de avaliação de desempenho, entrevista de desligamento, avaliação de experiência visando identificar necessidades e perfil dos candidatos.
Psicopedagogia hospitalar realiza um atendimento humanizado em hospitais, dando continuidade ao direito de escolaridade das crianças, independente de sua situação física. A atuação do profissional deve considerar as especificidades de cada paciente, relativos à sua patologia. Além de possibilitar o processo de ensino e aprendizagem, a psicopedagogia ajuda a aliviar sentimentos de angústia e temor vivenciados pelas crianças, realizando um equilíbrio entre os fatores biológicos, cognitivo, social e emocional.
...