TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicopedagogia Clinica E Institucional

Artigo: Psicopedagogia Clinica E Institucional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  1.624 Visualizações

Página 1 de 3

O brincar como arte de ensinar.

Pode parecer ou soar como literalmente se parece, mas, no entanto é sério a brincadeira é um instrumento de fundamental importância no ofício da educação.

Diversos pensadores, educadores, filósofos entre outros, constataram que de fato as atividades lúdicas são de extrema importância no desenvolvimento da criança no seu contato com a esfera educacional. Sendo assim com base no que diz alguns autores que hora citaremos como fonte de minha pesquisa apontará não só a importância, mas a casos concretos qual a criança se desenvolve através do lúdico.

Dentro os educadores dessa modalidade pedagógica destacarei um dos fundadores da classe primária, o jardim de infância, aquele que trouxe vida ao processo de educação com base no lúdico na idade moderna, ao precursor de uma corrente ideológica de tamanha representação. Despenderei maior tempo e dedicação na observância ao seu trabalho de muito prestígio e pujança “ Friedrich Froebel”, com certeza seu trabalho foi um divisor de água e por isto merece nossa considerações.

È a partir de Froebel que teremos uma forte inclinação do trabalho pedagógico através da ludicidade, veremos muitos outros autores de certa reputação e prestígio a quem também citaremos como fonte.

Porém à Froebel daremos um destaque maior.

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNDO PÓS- MODERNO.

Somos seres históricos, uma vez que, nossas ações e pensamentos se moldam com o passar do tempo, diante de situações e dificuldades, que encontramos na vida pessoal e coletiva. È assim que produzimos conceitos e cultura no meio que pertencemos e cada geração tem sua herança, cultura assimilada dos antepassados.

Estamos inseridos no tempo e na história, onde o passado é o fundamento e a raiz que solidifica a nossa existência no presente e perpreta para o futuro. Estudar a história da Educação não é voltar os olhos ao passado e viver o saudosismo, é buscar fundamentação do que está sendo feito no presente com perspectivas futuras.

Com base na história veremos a concepção de alguns teóricos que falam da importância da ludicidade na educação Infantil no mundo pós- moderno.

A partir do século IV A.C, foram criadas as primeiras escolas que desenvolviam o lúdico, escolas Ludi Master (“ Ludus, ludi “ Jogos e Diversão”, Magister “ mestre”), onde se ensinava a ler, escrever e contar a partir dos 7 aos 12 anos.

O ínicio do lúdico também é ressaltado por (Kishimoto 2003), desdo século passado:“ Filósofos como Platão, Aristóteles e, posteriormente, Quintiliano, Montaigne, Rousseau, destacam o papel do jogo na Educação Infantil” ( Kishimoto 2003) (página 23).

Kishimoto destaca que foi a partir desse momento que a criança passou a brincar na escola, desenvolvendo seus conceitos e habilidades.

A Educação Infantil foi dominada por 50 anos por Froebel, até chegar o progressivismo. Dewey mudou essas tradições dizendo que:

“ Crianças são vistas como seres sociais, e a aprendizagem infantil far-se-á de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com