A Importância do Serviço Social no Setor de Queimados
Por: Tamires da Rocha Silva • 26/5/2020 • Trabalho acadêmico • 2.704 Palavras (11 Páginas) • 180 Visualizações
Tema: A importância do Serviço Social no Setor de Queimados
- SERVIÇO SOCIAL;
Serviço Social é uma área responsável por fazer planejamentos e execuções de políticas públicas de programas sociais, voltados para o bem estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade. Acompanha, analisa e propõe ações para melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes e adultos.
A prática profissional dos assistentes sociais vem se desenvolvendo e a cada dia tem se tornado uma prática necessária para a promoção e atenção a saúde. A atenção à saúde não está centrada apenas sob o enfoque médico, mas nas diferentes intervenções cujas práticas enfocam a prevenção. É no confronto entre o direito do usuário e as normas institucionais que o profissional intervém para assegurar o cumprimento deste direito que é expressão mínima de outros grandes embates que o profissional enfrenta no setor de saúde.
Em um ambiente hospitalar o papel do assistente social vai desde a esclarecer e orientar os pacientes sobre seus direitos e prestar informações administrativas, passando por encaminha-los para realização de exames externos, solicitar ambulância e transferência hospitalar até dar apoio e acolhimento aos familiares
- HOSPITAL;
Do latim hospitālis (“casa de hóspedes”), um hospital é o estabelecimento destinado ao diagnóstico que pode ser de vários tipos (laboratorial, clínico, cinesiológico -funcional) e ao tratamento de doentes, onde se pratica também a investigação e o ensino. O termo também é usado, em sentido figurado, para fazer alusão a qualquer casa onde haja muitos doentes.
Antigamente, um hospital era um local onde se exercia a caridade a pessoas pobres, doentes, órfãs, idosas e a peregrinos, acolhidos por monges e freiras.
A estrutura dos hospitais foi idealizada de modo a cumprir as funções de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças. Contudo, muitos dos hospitais modernos se regem por uma modalidade conhecida como cuidados progressivos, em que não há salas divididas por especialidades médicas, mas onde os tratamentos são antes prestados progressivamente ao paciente de acordo com a gravidade e a complexidade.
Atualmente há diferenciação entre hospitais públicos e privados de grande e médio porte a depender da sua entidade mantenedora e do número de leitos que oferecem. Os hospitais públicos por sua vez podem ser regionais e locais de acordo com a área de abrangência da população assistida, são financiados e mantidos pelo Estado, sendo o custo menor para os doentes em comparação com os hospitais privados. No Brasil graças a concepção do Sistema Único de Saúde – SUS é completamente gratuito.
Os hospitais também podem ser classificados pelo tipo de serviço que prestam: cirurgias gerais e especializadas, acompanhamento de eventos naturais como o parto (são o caso de maternidades), o envelhecimento (são chamados asilos e hospitais geriátricos), ou o caráter de Urgência/Emergência da demanda. Assim sendo, o hospital pode se constituir como de caráter específico, acompanhando as divisões da especialidade médica por sexo, idade e/ou por atenção a patologias específicas como Hospital do Câncer, Hospital Psiquiátrico, de oftalmologia e etc, ou constituir de um hospital geral.
Dentro de um hospital, existe o sistema assistencial (para o atendimento direto do paciente por parte de profissionais da equipa médica), o sistema administrativo e contabilístico (diz respeito à admissão dos pacientes, às respectivas altas e baixas clínicas, à organização dos turnos e às auditorias, entre outras tarefas), o sistema de gestão (que organiza ou dirige o funcionamento global do hospital), etc.
- CENTRO DE QUEIMADOS;
Um centro de tratamento de queimados deve ser bem preparado com profissionais e equipe especializada. Em determinado Hospital que tem este setor como um dos mais em preparados, existe uma equipe composta de 14 profissionais médicos (cirurgiões plásticos, cirurgiões gerais, clínicos e pediatras), fisioterapeutas motor e respiratório, terapeutas ocupacionais, psicólogos e toda equipe de enfermagem: enfermeiras, técnicos de enfermagem, maqueiros, a mais de cem profissionais. O setor conta ainda, diariamente, com dois anestesistas para os procedimentos cirúrgicos, como desbridamento e curativos, e para as cirurgias reparadoras em salas de cirurgia próprias do setor.
Em especial o hospital citado como exemplo, tem uma capacidade excelente para leitos, são 40 disponibilizados da seguinte forma: 13 leitos adultos femininos, 12 leitos adultos masculinos e 15 leitos infantis. Pela complexidade do paciente queimado existe uma estrutura que atende desde a urgência até o tratamento tardio das sequelas e acompanhamento ambulatorial em cirurgia plástica e fisioterapia motora, para poder oferecer o melhor possível dentro de uma patologia multilante como são as queimaduras. O setor conta com serviço de plantão de 24 horas por dia para o atendimento das urgências e intercorrências.
Os pacientes são evolvidos três vezes por dia pela equipe de cirurgia clínica e pediatra, com registro em prontuário, como exige a alta complexidade determinada pelo Ministério da Saúde, incluindo sábados, domingos e feriados. Chegam a atender de 230 a 240 pacientes novos por mês. Deste quantitativo, de 70 a 80 pacientes ficam internados devido à complexidade das lesões e o restante dos pacientes continua sendo tratado em nosso ambulatório especializado até sua alta. São realizadas cerca de 40 cirurgias reparadora (sequelas) e mais de 500 procedimentos cirúrgicos, como desbridamento e curativos sob anestesia por mês. O ambulatório realiza em torno de 600 atendimentos mensais na área cirúrgica e a mesma quantidade na fisioterapia especializada.
Um centro de tratamento de queimados abrange um acompanhamento muito delicado dos pacientes, e ter toda a estrutura para isso, devolve aos pacientes as melhores condições possíveis de tratamento para esses acidentes que são tão marcantes.
OBJETIVO DA PESQUISA:
- Demonstrar a importância deste setor para os pacientes queimados;
- Apresentar as diferenças entre o hospital privado e o público.
JUSTIFICATIVA:
O Serviço Social em um Centro de Queimados tem um papel muito importante na recuperação do paciente. Após os acidentes, os pacientes comentaram que os profissionais de saúde não sabiam como proceder nesses casos, o que só se resolveu após estarem internados em hospital especializado, pessoas que passam pelo trauma de queimadura e ficam com sequelas aparentes em seu corpo lidam, desde o momento do acidente, com situações de dores, afastamento da família e amigos, olhares e perguntas curiosas, e a possibilidade de não voltar mais a trabalhar.
...