A Importancia Do Dever De Casa
Casos: A Importancia Do Dever De Casa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: julianaserena • 9/11/2013 • 1.031 Palavras (5 Páginas) • 559 Visualizações
Justificativa
O dever de casa se constitui em uma ferramenta pedagógica de uso dos docentes para contribuir com o processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido é necessário entender que a ação da tarefa de casa na vida do estudante deve promover uma contribuição que esteja conjugada no prazer, agindo assim nas ações de progresso e avanço de ensino, com contribuições promotoras de bem-estar.
Entre várias ações que possibilitam o estudante um bom desempenho acadêmico, o acompanhamento realizado em casa pela família, a rotina de estudos, e o esforço escolar.
PROBLEMATIZAÇÃO
Segundo a folha de São Paulo (27/07/2007) estampava a manchete “Acompanhamento familiar eleva nota dos alunos,” com base na análise dos resultados dos testes do Sistema de Avaliação da Educação Básica- SAEB 2003 (Folha Online Educação, 2004). Um levantamento nacional de políticas de dever de casa nos distritos escolares, feito por Roderique et al. (1994) revelou que 35% tinham uma política de dever de casa naquele momento, incluindo: informação aos pais sobre regulamentos do dever de casa.
É importante que os estudantes, possam ter sua hora de aprendizado particular para que a prática do aprender possa ocorrer no processo de estudo. Qual a percepção dos professores acerca do sentido do planejamento da tarefa de casa, e a importância de promover a motivação dentro de sala de aula para as aprendizagens por meio desta tarefa?
Objetivo Geral:
O objetivo apresentado tem por finalidade mostrar como se comportam os professores nos quadros de ensino e aprendizagem apresentados pela tarefa de casa. Sabe-se que o estudante pode vir a ter dificuldades e problemas dentro do processo de formação educacional, porém, o professor não pode ficar se fundamentando em tais situações, é necessário promover uma dinâmica de ensino e aprendizagem que possa ser motivadora a partir de ações estratégicas que sejam capazes de atingir o estudante fugindo de uma pedagogia tradicionalista e fundamentada em fórmulas. Paulo Freire nos relata que, ensinar exige respeito á autonomia do ser educando Freire (1996, p.59)
Seguindo as ideias de Freire o dever de casa passa a se tornar uma ferramenta de pesquisa dentre as ações de curiosidade do aprender, com isso, podemos colocar que promove a ação libertária do ser rumo a nova horizontes que possam desenvolver o seu conhecimento e intelecto.
Vamos colocar alguns princípios básicos:
Identificar como é a ação do docente no processo(antes , durante , depois ) do planejamento da tarefa de casa:
1º Cabe aos pais criar , o mais cedo possível , o hábito de estudar em hora determinada; em geral, depois da hora de lazeres e de jogos a fim de evitar que a criança pense em brincar durante o estudo; criança acostumada a sentar todos os dias a mesma hora no mesmo lugar para fazer os deveres não criará muitos problemas quanto ao tomar a iniciativa de realizar o trabalho..
2º Verificar se as ações são tomadas quando os resultados não são satisfatórios após a realização da tarefa de casa:
A intensidade e a frequência com a qual os pais devem intervir nas tarefas, dependendo da criança; é evidente que nos dois ou três primeiros anos a ajuda será maior ; no entanto é conveniente fazer com que, o mis cedo possível , a criança estude sozinha. O papel dos pais deve limitar-se, em caso de dificuldade , em fazer com que a criança chegue a solução ou á conclusão por si mesma;pode-se mostrar o caminho , mas evitando dar a solução sem colaboração ativa por parte do filho.
3º
...