TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Do Toque Na Fisioterapia

Exames: A Importancia Do Toque Na Fisioterapia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  2.180 Visualizações

Página 1 de 2

A importância do toque e a fisioterapia.

Nesse artigo foi abordado a questão de como é importante o toque na fisioterapia, porém o foco principal será o idoso, qual a importância em relação ao idoso e também obtiveram alguns resultados que implicitam a falta de toque e manifestações de afeto, sendo que uma boa parte expressa que quando são tocados, sente um sensação de bem estar.

O toque é fundamental em qualquer fase da vida, principalmente na fase idosa, onde os estimulos como os sexuais, são muitas vezes suprimidos, porém o toque tem que ser mais do que algo fisíco, te que ser considerado como um ato de amor entre ambas as partes. Pois ao passar do tempo se vem o envelhecimento, onde se há mudanças no corpo, modifica sua funcionalidade, porém o tato fica presente, já não é mais como na mocidade que é viço,macio, já é algo como crespo e sem luminosidade ao entardecer da vida.

Quando se envelhece a uma percepção que não se havia antes quando era jovem, porém essa percepção vem a tona, quando os anos se passaram e qualidades foram perdidas com o avanço daqueles. Essas pessoas estão dependentes de familiares e dos estado para seu sustento , tendo em mente a percepção que vivemos em uma sociedade usuaria, utilitarista do ser humano.

Contudo isso o idoso acaba sendo desvalorizado, sendo um individuo inutil, menos digno,sendo desprezado por familiares e até mesmo profissionais da area da saúde, sendo ai que entra o fisioterapeuta a quem o trabalho se aplica,defendendo a dignidade humana presente nos pacientes que não podem assumir essa defesa.

Podemos perceber que vai muito além de cuidados médico, tem que se haver um carinho, um toque de amor, afim de se sentirem mais seguros, amados, acolhidos.

1

Hoje em dia já existe uma estratégia terapêutica em relação ao toque, que é chamado de toque terapêutico, criado por Dora Kunz, infelizmente muitos acadêmicos evitam tocar em idosos, principalmente a aqueles que padecem de enfermidades desagradavéis ao olhar, contudo isso acaba prejudicando o paciente o idoso, que precisa ser tocado, lembrando que o tocar não é tão simples assim, quanto ao procedimento mecânico, quem me dera uma medicação.

Em seguida relato de um idoso: “Das que moram aqui, não recebo carinho não, porque cada um tem seus problemas na mente... e depressão, o povo aqui é desligado; mas as moças daqui são amorosas, faz carinho mais do que as pessoas da gente (família)"

Concluindo-se que há sim muita falta de carinho, e toque tanto da família, quanto do profissional da área da saúde, mas sabemos que há profissionais com tal sensibilidade e que fazer amor e não por apenas um mera obrigação.

Referências :

SANTOS, Maria Marta Oliveira. Graduanda do Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

SANDOVAL, José Maximiliano Henriquez. Doutor e Pós-doutor em comunicação.

Professor do Departamento de saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da

Bahia,Disponível <http://encipecom.metodista.br/mediawiki/images/4/45/O_toque_como_estrategia_-_Maria_e_Maximiliano.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com