A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA LABORAL DENTRO DAS EMPRESAS E SUAS ATRIBUIÇÕES DIVERSAS
Por: Gabriela Avanzzi • 6/11/2017 • Trabalho acadêmico • 4.100 Palavras (17 Páginas) • 459 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA LABORAL DENTRO DAS EMPRESAS E SUAS ATRIBUIÇÕES DIVERSAS
2017
SUMÁRIO[pic 1]
1. INTRODUÇÃO 02
2. FISIOTERAPIA NO TRABALHO 03
3. GINÁSTICA LABORAL 03
3.1 Tipos de Ginástica Laboral 04
3.2 Benefícios da Ginástica Laboral 05
4. LER E DORT 07
5. SAÚDE OCUPACIONAL 07
5.1 NR-07: Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional 08
5.2 Perícia e Assistência Técnica Judicial 09
5.3 Custo X Investimento 09
5.4 NR-17: Ergonomia 10
6. CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
1. INTRODUÇÃO
É indiscutível que o desenvolvimento global trouxe muitos avanços primordiais para as empresas, porém com esses avanços as empresas tiveram que se adequar a grande demanda de produtividade, além de aprender a lidar com a competitividade. Com todas essas mudanças os trabalhadores tiveram novas oportunidades, e para não ir contra todo esse crescimento muitas das vezes esquecem de cuidar de si mesmo, passando o trabalho a frente de sua própria saúde. Como hoje em dia as pessoas passam o maior tempo de suas vidas trabalhando, nada melhor que introduzir a saúde no ambiente de trabalho. Com o crescente numero de casos de doenças e lesões relacionadas ao trabalho, houve a necessidade da criação de normas e diretrizes que obrigam as empresas a tomarem medidas para diminuir ou até mesmo extinguir certos procedimentos que podem causar danos a saúde dos trabalhadores.
Com a necessidade de um olhar mais atento para a saúde do trabalhador também houve a necessidade de profissionais capacitados que trabalhassem em prol a saúde e bem-estar físico e mental no ambiente de trabalho, tornando assim indispensável á atuação do fisioterapeuta do trabalho, além de uma equipe multidisciplinar voltada para essa área. O trabalho desses profissionais pode trazer ganhos muito satisfatórios para empresa e seus funcionários, um exemplo é os benefícios que a ginástica laboral proporciona. A empresa aumenta e muito sua qualidade quando investe na saúde ocupacional, obtém ganhos, tanto na parte de qualidade, quanto nas questões que envolvem funcionários doentes por causa lesões ocupacionais.
A saúde ocupacional e um assunto da atualidade que tem amparo legal, para que todas as empresas respeitem seus funcionários, e as empresas que não cumprem apenas a lei, mais sim, pensa na qualidade de vida, e faz com que essa questão seja tratada com mais cuidado, só tem a crescer no mercado e se tornar uma empresa de qualidade, além de investir na saúde de forma inteligente, não tem que gastar com a doença de seus funcionários.
2. FISIOTERAPIA NO TRABALHO
Com o desenvolvimento mundial, as empresas foram obrigadas a se adequar diante as novas demandas, atualmente os trabalhadores têm jornadas de trabalho excessivas e estressantes, e tudo isso acarreta em problemas de saúde. O profissional especialista em fisioterapia do trabalho se torna cada vez mais importante no meio industrial devido atuar na ergonomia e biomecânica, juntamente com uma equipe multidisciplinar, visando uma melhoria na qualidade de vida do trabalhador prevenindo lesões e doenças ocupacionais. (MAIA, 2014)
3. GINÁSTICA LABORAL
Segundo OLIVEIRA e RODRIGUES (2015), a ginástica laboral consiste por exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, em pausas estratégicas com o objetivo de prevenir doenças ocasionadas por repetição e monotonia que os trabalhadores são submetidos. A ginástica laboral se torna muito importante dentro de uma empresa, pois tem como objetivo trazer qualidade de vida ao trabalhador promovendo de forma efetiva um aquecimento dos músculos e articulações, prevenindo distensões musculares, acidentes e doenças ocupacionais, sendo praticadas no meio do expediente evitando assim a fadiga nos trabalhadores que realizam movimentos repetitivos e atividade com sobrecarga muscular, as atividades também podem ser feitas no final do expediente para diminuir a tensão sendo relaxante o que é indicado para profissionais que trabalham com atendimento ao publico, assim diminuindo a tensão acumuladas em diversas regiões do corpo.
[...] as pessoas costumam passar grande parte das suas vidas envolvidas com o trabalho e, com isso, acabam deixando de lado a prática de exercícios físicos e se prendendo ao sedentarismo. A implantação da ginástica laboral no campo de trabalho é uma prática que visa melhorar o descaso das pessoas com seu corpo, sendo essencial para uma vida saudável. Assim, melhorando a qualidade de vida, aparecem resultados satisfatórios como a redução de afastamentos por acidentes, lesões e/ou adoecimentos, fatos que levam a um maior rendimento no trabalho e, consequentemente, mais produtividade. (OLIVEIRA e RODRIGUES, 2015, p. 596).
A ginástica laboral se tornou imprescindível, pois com o desenvolvimento mundial os avanços em todas as áreas são inevitáveis, e tudo isso faz com que as pessoas aumentem, cada vez mais, suas jornadas de trabalho, com o intuito de aumentarem também sua renda, e assim, deixando de lado a saúde que é de extrema importância. Diversos trabalhadores passam toda a sua jornada de trabalho em posições desconfortáveis, fazendo esforços que superam sua capacidade física, e ainda com tempo de repouso diminuído, adquirido assim prejuízos imensuráveis para a sua saúde, com uma série de doenças que são chamadas de Lesões por Esforços Repetitivos (LER), ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). (OLIVEIRA e RODRIGUES, 2015).
Conforme afirma OLIVEIRA e RODRIGUES (2015), os benefícios da fisioterapia laboral são muitos, porém devido á falta de conhecimento dos trabalhadores e até mesmo das empresas sobre a saúde ocupacional, assim como o trabalho informal, dá-se a pouca prática da ginástica laboral, o desconhecimento de seus benefícios juntamente com o custo financeiro para contratar fisioterapeutas para essas atividades são o principal empecilho para que empresas adotem essa prática.
3.1 Tipos de Ginástica Laboral
...