A Importância Do Jogos Na Matemática
Artigo: A Importância Do Jogos Na Matemática. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Elianemwk • 22/9/2013 • 1.934 Palavras (8 Páginas) • 599 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NA MATEMÁTICA
Eliane Miranda Weiss Klaumann
Professora-Rozeli Benner Eger
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED0338) – Prática do Módulo IV
20/03/13
RESUMO
O uso de jogos no ensino da Matemática tem o objetivo de fazer com que os alunos gostem de aprender essa disciplina, mudando a rotina da classe e despertando o interesse do aluno. A aprendizagem por meio de jogos, como dominó, palavras cruzadas, memória e outros permite que o aluno faça da aprendizagem um processo interessante e até divertido. O jogo é um tipo de atividades que está relacionada ao raciocínio, com desafios e competições, de uma forma lúdica. Os jogos em grupos podem favorecer o trabalho cooperativo. A prática de jogos seja ele de estratégia, de observação ou de memorização, contribui e muito de forma articuladora para a evolução de capacidades matemáticas e para o desenvolvimento pessoal e social.
Palavras-Chave: Matemática. Jogos. Aprendizagem.
1 INTRODUÇÃO
Tradicionalmente, o ensino da Matemática é tido como uma ciência rigorosa, formal e abstrata, vinculado a simples memorização de regras e fórmulas. Dessa maneira, seu estudo, muitas vezes considerado desmotivador, foi adquirindo uma forma pouco apreciada por estudantes. A Matemática é de suma importância para a vida humana, ela faz parte do cotidiano de todos e quanto mais a conhecemos, mais percebemos seu valor dentro das funções exercidas pela sociedade. Foi preciso buscar novas formas para que o educando tivesse a oportunidade de compreender a Matemática como elemento indispensável em sua vida partindo para uma forma prazerosa e significativa. Um excelente recurso utilizado como facilitador da aprendizagem foi os jogos, o qual o jogo é de fundamental importância na vida da criança, ele deve ser inserido a criança desde muito cedo, pois, quando brinca, a ela explora e manuseia tudo aquilo que está a sua volta, construindo assim, a compreensão da realidade na qual está inserida.
Segundo Brenelli (1996),
O jogo favorece e enriquece o processo de aprendizagem porque leva a criança a refletir, fazer previsões, estabelecer relações, comparar ponto de vistas e organizar-se tanto material como mentalmente.
O jogo fornece a criança um ambiente agradável, motivador, planejado e enriquecido, que possibilita a aprendizagem de várias habilidades deve ser primeiro adequado a sua faixa etária, segundo ter objetivos, pois não se pode apenas entregar um jogo para a criança e deixá-la ali sem um auxílio. Deve-se ter um propósito para que o jogo seja enriquecedor do conhecimento e da criatividade da criança criando assim um vinculo de estímulos e habilidades.
2 O JOGO NA CONCEPÇÃO DE PIAGET, WALLON E VYGOTSKY
Na concepção de Piaget (1978) as origens das manifestações lúdicas, acompanham o desenvolvimento da inteligência vinculando-se aos estágios do desenvolvimento cognitivo. Cada etapa do desenvolvimento está relacionada a um tipo de atividade lúdica que se sucede da mesma maneira para todos os indivíduos. Piaget identifica três grandes tipos de estruturas mentais que surgem sucessivamente na evolução do brincar infantil: o exercício, o símbolo e a regra.
O jogo de exercício representa a forma inicial do jogo na criança e caracteriza o período sensório-motor do desenvolvimento cognitivo. Manifesta-se na faixa etária de zero o dois anos e acompanha o ser humano durante toda a sua existência – da infância à idade adulta. A característica principal do jogo de exercício é a repetição de movimentos e ações que exercitam as funções tais como andar, correr, saltar e outras pelo simples prazer funcional.
O jogo simbólico tem início com o aparecimento da função simbólica, no final do segundo ano de vida, quando a criança entra na etapa pré-operatória do desenvolvimento cognitivo. Um dos marcos da função simbólica é a habilidade de estabelecer a diferença entre alguma coisa usada como símbolo e o que ela representa seu significado.
O jogo de regras constitui-se nos jogos do ser socializado e se manifestam quando, por volta dos 4 anos, acontece um declínio nos jogos simbólicos e a criança começa a se interessar pelas regras. Desenvolvem-se por volta dos 7/11 anos, caracterizando o estágio operatório-concreto.
Na concepção de Wallon, o fator mais importante para a formação da personalidade não é o meio físico, mas sim o social. O autor chama a atenção para o aspecto emocional, afetivo e sensível do ser humano e elege a afetividade, intimamente fundida com a motricidade, como desencadeadora da ação e do desenvolvimento da ação e do desenvolvimento psicológico da criança.
Para o autor, a personalidade humana é um processo de construção progressiva, onde se realiza a integração de duas funções principais:
• A afetividade, vinculada à sensibilidade interna e orientada pelo social;
• A inteligência, vinculada às sensibilidades externas, orientada para o mundo físico, para a construção do objeto;
Wallon enfoca a motricidade no desenvolvimento da criança, ressaltando o papel que as aquisições motoras desempenham progressivamente para o desenvolvimento individual. Segundo ele, é pelo corpo e pela sua projeção motora que a criança estabelece a primeira comunicação (diálogo tônico) com o meio, apoio fundamental do desenvolvimento da linguagem. É a incessante ligação da motricidade com as emoções, que prepara a gênese das representações que, simultaneamente, precede a construção da ação, na medida em que significa um investimento, em relação ao mundo exterior.
Na concepção de Wallon, infantil é sinônimo de lúdico. Toda atividade da criança é lúdica, no sentido que se exerce por si mesma antes de poder integrar-se em um projeto de ação mais extensivo que a subordine e transforme em meio. Deste modo, ao postular a natureza livre do jogo, Wallon o define como uma atividade voluntária da criança. Se imposta, deixa de ser jogo, é trabalho ou ensino. Wallon, ao classificar os jogos infantis, apresenta quatro categorias: jogos funcionais, jogos de ficção, jogos de aquisição e jogos
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