A Importância da massagem relaxante na terceira idade
Por: Angela Cristina Pandolfo • 7/6/2018 • Trabalho acadêmico • 922 Palavras (4 Páginas) • 413 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DA MASSAGEM RELAXANTE NA TERCEIRA IDADE
1Angela Cristina Pandolfo, 1Cristiane Venâncio Pereira, 1Poliane Milan, 2Daiane Carneiro de Souza.
1Acadêmicas do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade Paranaense – Unipar. Francisco Beltrão. E-mail: angelacristinapandolfo@gmail.com
2Orientadora, Professora do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade Paranaense – Unipar. Francisco Beltrão.
INTRODUÇÃO.
A massagem relaxante surgiu há milhares de anos e tem como objetivo aliviar as dores e proporcionar bem-estar às pessoas. A mesma consiste em uma técnica baseada em um conjunto de movimentos firmes e suaves, que promove o relaxamento muscular e sensação de bem estar. No século V a.C., Hipócrates – o “pai da medicina” - escreveu: “ Um médico deve ser experiente em muitas habilidades, mas certamente na fricção... pois friccionando, ele pode fortalecer uma articulação muito frouxa e afrouxar uma articulação muito rígida”. (BENTLEY, 2006).
No processo de envelhecimento a mesma esta associada, pois tem como objetivo suprir as necessidades afetivas, biológicas e sociais, causadas pelas grandes alterações ocorridas durante o ciclo de vida no organismo humano. (KEDE e SABATOVICH, 2009).
Suas indicações e contra indicações devem basear-se através da ficha de anamnese, que é feita pela coleta de informações sobre o paciente, gerando assim um protocolo diferenciado para o mesmo (CASSAR, 2001).
Este trabalho tem como principal objetivo trazer informações sobre a importância da massagem relaxante durante o processo de envelhecimento, para que todos conheçam a técnica e possam aplica-la de maneira adequada. Através de seus movimentos, promove a melhoria do sistema sanguíneo e linfático, o relaxamento do corpo e da mente, melhorando assim a qualidade de vida1.
DESENVOLVIMENTO.
A massagem surgiu há milhares de anos e tem como objetivo aliviar as dores e proporcionar bem-estar às pessoas. No início da Idade Média, era usada nos banhos pelos romanos e gregos para assegurar saúde e beleza, porém era pouco conhecida por razão das perseguições religiosas e desprezo pelos prazeres carnais. Em 1510, após as primeiras escritas sobre massagem de Ambroise Parré, ela voltou a ser utilizada durantes os séculos XVI à XIX. A partir daí, ela foi aplicada por Pehr Henrik Ling no mundo da ginástica, após constatar seu valor como terapia de apoio ela foi difundida completamente (BENTLEY, 2006).
A massagem relaxante consiste em uma técnica baseada em um conjunto de movimentos firmes e suaves como, deslizamento, fricção, amassamento e percussão, que atuam sobre os tecidos do corpo, promovendo a melhora da circulação sanguínea, relaxamento do corpo e da mente, alivio da dor, aumento da nutrição celular, auxilio na penetração de fármacos, diminuição do estresse e ansiedade, melhora a qualidade de vida promovendo sensação de bem estar e até mesmo a possível diminuição de alguns sintomas de doenças (GUIRRO e GUIRRO).
O processo de envelhecimento é um fenômeno que atinge todos os seres humanos que passam pelas etapas da vida, desde criança à fase adulta, fechando assim este ciclo. Com o avançar da idade surgem alterações em todo o organismo, entre elas o da pele humana, que tem perda de colágeno e elastina, redução da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, circulação não mais eficiente, a pele tende a ficar enrugada, seca e ocasionalmente escamosa (GUIRRO e GUIRRO, 2002).
Segundo os autores citados acima, a massagem relaxante aplicada durante o processo de envelhecimento ajuda no aumento da circulação sanguínea e linfática, auxilia na renovação do estrato córneo, melhorando assim a nutrição da pele. Caracterizado como um processo dinâmico, progressivo e irreversível, ligado intimamente a fatores biológicos, psíquicos e sociais, faz tornar-se importante a elaboração de medidas para promover um envelhecimento com qualidade, devido suas alterações.
...