A Introdução da Massa do Cadinho
Por: fabisst • 29/8/2022 • Relatório de pesquisa • 504 Palavras (3 Páginas) • 154 Visualizações
Introdução
Os termos "massa" e "peso" são usados em conversas comuns, mas as duas palavras não significam a mesma coisa. A diferença entre massa e peso é que a massa é a quantidade de matéria em um material, enquanto o peso é uma medida de como a força da gravidade age sobre essa massa.
As balanças são definidas por altos níveis de exatidão e precisão em testes analíticos e análises quantitativas. Utilizados em diversas aplicações, eles são divididos em subcategorias, de acordo com sua legibilidade. A balança analítica é um modelo que tem como característica principal fornecer uma pesagem exata e específica em relação ao peso de um objeto ou determinado componente. É projetada para medir pequenas massas com grande precisão. São extremamente sensíveis, capazes de medir quatro casas decimais à direita do ponto decimal (0,0001g).
O objetivo da pesagem de objetos a massa constante é secar completamente uma amostra aquecendo toda a água. Isso garante que a massa da amostra seja apenas da amostra e não inclua uma quantidade variável de água. A única maneira precisa de determinar se uma amostra está seca é secar a amostra de peso constante.
Um dessecante é um recipiente hermético que mantém uma atmosfera de baixa umidade. É usado tanto para o resfriamento de objetos aquecidos quanto para o armazenamento de objetos secos que não devem ser expostos à umidade normalmente presente na atmosfera.
Os erros cometidos em análises gravimétricas geralmente se relacionam com a pureza do constituinte isolado. Na maioria das vezes, os compostos precipitados são excepcionalmente insolúveis, e o erro resulta da inadequação da precipitação. Os erros podem ser também instrumentais, ambientais e processuais.
O objetivo deste experimento é analisar o efeito de tratamento térmico do cadinho para a exatidão e precisão de experimentos de gravimetria, usar uma balança analítica, operar uma mufla com segurança e manusear um dessecador.
Materiais e métodos
Equipamentos: balança analítica, mufla, dessecador.
Vidrarias e acessórios: 1 cadinho, 1 pinça para mufla, 1 par de luvas de proteção.
- Identificar o cadinho com uma marca.
- Pesar o cadinho em uma balança analítica. Anotar o valor da massa na Tabela 2.1. Obs: Registrar as especificações da balança utilizada.
- colocar o cadinho em uma mufla por 1 h em uma mufla previamente regulada a 950°C. Obs: Utilizar luvas e óculos de proteção específicos.
- Após finalizar o aquecimento, abrir a porta da mufla levemente para evitar correntes de convecção bruscas no seu interior.
- Com o uso de uma pinça adequada, colocar o cadinho sobre uma tela de amianto até diminuir a temperatura. Um seguida, em um dessecador.
- Após resfriamento total, pesar novamente o cadinho na mesma balança em que foi pesado. Anotar o valor da massa do cadinho após o aquecimento na Tabela 2.1.
- Calcular a perda de massa percentual do cadinho antes e após o aquecimento. Registrar o valor na Tabela 2.1.
Referências
DE ANDRADE, João Carlos; CUSTÓDIO, Rogério. O uso da balança analítica. Revista Chemkeys, n. 3, p. 1-3, 2000.
CHANG, Raymond. Química geral. AMGH Editora, 2009.
BACCAN, Nivaldo et al. Química analítica quantitativa elementar. Editora Blucher, 2001.
...